Todas as categorias

Poros: qual a importância deles para a pele?

Poros: qual a importância deles para a pele?

Assim como a oleosidade da pele, os poros são vistos como algo ruim. Mas eles têm funções importantes na manutenção da saúde da pele e do corpo em geral, sabia? Mesmo quando são mais dilatados, eles sozinhos não nos causam problemas. 

Assim, hoje viemos desmistificar a imagem negativa dos poros aparentes, além de dar dicas de skincare e tratamentos para prevenir a abertura e obstrução deles, com a ajuda da dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor. 

Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender o que são poros e o papel deles na estrutura da pele?

A função dos poros na nossa pele

Os poros são pequenos orifícios na pele, e é através deles que ocorre a secreção do suor e do sebo, e também por onde emergem os pêlos. Ou seja, eles têm um papel importante na transpiração, que regula a temperatura do corpo, e na proteção da pele, da qual fazem parte a camada de gordura e os pelos. 

Além de essenciais para a saúde da pele, os poros também são numerosos, somando cerca de 300 mil apenas no rosto, ficando mais concentrados na zona T, formada pela testa, o nariz e o queixo. 

Por que os poros ficam dilatados? 

Presentes em todos os tipos de pele, a diferença entre os poros é que eles podem ser imperceptíveis ou ficar dilatados. No segundo caso, o aspecto da pele costuma incomodar muita gente, e existem duas situações que causam a abertura dos poros. 

“Os poros ficam dilatados em peles oleosas e durante o envelhecimento”, explica a dermatologista. No caso da pele oleosa, isso acontece porque o próprio sebo fica depositado ao redor deles, além de células mortas, e esses resíduos causam um tipo de “inchaço” na pele e a abertura dos poros. 

“Em peles maduras, há uma redução dos componentes da derme e a perda de sua sustentação, o que dá uma aparência alargada aos poros”, continua a Dra. Flávia. Então, é tudo uma questão do tipo e da estrutura da pele. 

Por isso, lembre-se que ter poros abertos não significa que a sua pele não é bem cuidada, viu? Eles exigem um pouco mais de atenção na pele oleosa, pois têm tendência a ficar obstruídos e se transformar em acne. Então, desde que você faça uma limpeza correta do rosto, eles não são um problema.

Como tratar poros dilatados

Existem opções de tratamento para poros dilatados, se eles te incomodam, e perguntamos para a Dra. Flávia quais são as melhores opções: “dependendo da causa, do tipo de pele e do grau de comprometimento, o tratamento pode ser realizado com laser ablativo ou não ablativo, luz intensa pulsada ou peelings”, orienta. 

Mas se você busca alternativas que possam ser feitas em casa, saiba que o skincare diário também é capaz de ajudar muito na melhora dos poros abertos. “A rotina de cuidados constante é importante para controlar a secreção sebácea e contrair, ainda que mais suavemente, o diâmetro dos poros”.

E, claro, seja qual for o caso, o acompanhamento com dermatologistas é essencial para ter um tratamento mais eficaz para uma pele homogênea e saudável. 

O que causa a obstrução dos poros? 

Como já falamos, o problema não é ter poros dilatados, mas sim quando eles ficam obstruídos. E isso pode acontecer por vários motivos: limpeza inadequada e resíduos de maquiagem, que acabam deixando impurezas, além de produtos inapropriados para o seu tipo de pele. 

“Cosméticos inadequados podem irritar a camada da pele que reveste os poros. Ela responde formando cravos, que por sua vez retêm o sebo”, esclarece a dermatologista. Esse fenômeno é chamado de comedogenicidade, nome que faz referência aos comedões (conhecidos popularmente como cravos). 

Como prevenir a obstrução dos poros

Para evitar os poros obstruídos, é preciso acertar nos produtos de skincare. Usar um sabonete e um esfoliante adequados ao seu tipo de pele para manter os poros limpos, removendo os resíduos e as células mortas já é um começo. Além disso, não esqueça de retirar a maquiagem, usando um demaquilante e depois lavando o rosto, é fundamental para a limpeza da pele. 

“Em pessoas que têm tendência a formar cravos, tanto fechados (brancos) como abertos (pretos), produtos de ação queratolítica prescritos pelo dermatologista ajudam muito”, complementa a Dra. Flávia.

O hidratante e o protetor solar também são importantes. Hidratar a pele oleosa favorece o fechamento dos poros, já a fotoproteção barra a radiação ultravioleta, que pode agravar os casos de poros abertos. Para os dois produtos, aposte naqueles com composição oil-free. 

E fica o nosso lembrete de sempre: busque a orientação de dermatologistas para saber quais dermocosméticos são os mais indicados para a sua pele. 

Lembre-se sempre de manter sua rotina de skincare em dia 

Quando mantemos uma rotina de skincare, automaticamente os efeitos benéficos são percebidos, incluindo a aparência dos poros. Além disso, a limpeza de pele pode ser uma opção para remover os comedões, desde que recomendada por profissionais de sua confiança. 

E, caso tenham restado dúvidas sobre o assunto, não hesite em comentar aqui ou em nossas redes sociais (@beyoung).

CONTEÚDOS RELACIONADOS

0 0 votes
O quanto este conteúdo te ajudou?
Inscreva-se
Me avise sobre:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp