Como ter uma pele bronzeada sem descuidar da saúde

Mulher tomando sol
Início » Saúde da Pele » Como ter uma pele bronzeada sem descuidar da saúde

Muitas pessoas aguardam o verão na expectativa de se deitar sob o sol e garantir uma pele bronzeada. Mas já parou para pensar que esse hábito pode comprometer a saúde da sua pele? 

A exposição solar em excesso pode causar desde queimaduras, ressecamentos e envelhecimento precoce, e até mesmo aumentar o risco de desenvolver doenças como o câncer de pele.

Mas será que existe uma maneira de tomar sol e manter a pele saudável? Isso é o que muitos querem saber. Junto com a dermatologista Helena Gil, vamos te explicar todos os cuidados necessários para esse momento. Confira tudo na matéria a seguir.

Então, como ter um bronze saudável? 

Mulher pegando sol

Para se bronzear de maneira sadia, é fundamental prestar atenção nos horários de exposição ao sol. O período entre 10h e 16h é conhecido por ter uma alta incidência de raios ultravioleta B, que são os principais responsáveis pelo surgimento do câncer de pele.

Por isso, evite tomar sol nesse intervalo, principalmente perto do meio-dia. “Os melhores horários para se expor ao sol são antes das 10h e após as 16h”, reforça a dermatologista. Outro cuidado essencial é o uso adequado do protetor solar, como veremos a seguir.

Qual a diferença entre pele queimada e pele bronzeada?

A queimadura solar ocorre quando a radiação dos raios UV é excessiva e causa danos à camada de células da pele. Pode considerá-la como uma inflamação na pele, com sintomas como bolhas, inchaço, erupção cutânea e até mesmo febre. 

Já a pele bronzeada é quando as células melanócitos na pele absorvem a radiação solar prejudicial e produzem melanina (o pigmento de cor marrom/preta) no processo denominado melanogênese.

Como escolher o FPS ideal e aplicar o protetor solar de forma correta

Mulher passando filtro solar

Quando o assunto é protetor solar, o primeiro passo é escolher o FPS correto. “Peles claras exigem fotoproteção mais alta, com FPS acima de 50. Para as peles morenas e negras, o filtro solar pode ter FPS a partir de 30”, ensina a Dra. Helen.

Não esqueça também de que é importante usar produtos específicos para o rosto e para o corpo, que sejam adequados ao seu tipo de pele e idade. Assim, você se previne dos danos causados pelo sol sem descuidar das necessidades da sua derme.

Já a etapa seguinte envolve passar o protetor solar de forma correta: “para termos uma rotina no sol que seja agradável e segura, precisamos aplicar o protetor solar no rosto e no corpo 30 minutos antes da exposição solar”, orienta a dermatologista. E, além disso, é necessário reaplicar o produto a cada duas ou três horas, ou conforme a necessidade pessoal, como depois de um mergulho ou em caso de suor excessivo, por exemplo.

E outros cuidados para ter com o sol incluem usar chapéus, bonés e óculos escuros, além de dar preferência aos tecidos que contenham FPS em sua composição, uma vez que esses acessórios reforçam a barreira de defesa contra a radiação, para evitar danos à pele.

É possível usar um bronzeador de forma segura?

Mulher usando autobronzeador

Basicamente, a resposta correta para essa pergunta é que não, não é possível usar bronzeadores de forma segura. Seja qual for o seu tom de pele, o uso desse tipo de produto não é indicado porque, além de degradar o colágeno da pele, eles aceleram os danos causados pela radiação solar e aumentam a predisposição para a formação de lesões malignas e pré-malignas.

Porém, para quem deseja ter um bronzeado bonito, a dica é usar os autobronzeadores. Esse tipo de produto cria uma reação com uma proteína da camada superficial da pele, o que resulta em um pigmento amarronzado, bem parecido com a cor do bronzeado natural. “Os autobronzeadores são liberados, já que não necessitam de exposição solar para agir”, explica a Dra. Helen, que trouxe algumas dicas de como usar este produto a seguir.

Dicas para usar o autobronzeador 

Como o autobronzeador é um produto que atua sobre a pele, reagindo com a epiderme e ajudando na formação da melatonina (hormônio responsável pelo bronzeamento da pele), é importante se atentar à preparação do corpo antes de aplicar o autobronzeador, para que a cor fique homogênea. 

Assim, a primeira dica é começar desde o banho: esfolie a pele e hidrate as áreas mais secas do corpo, como mãos, pés, cotovelos e joelhos – isso vai garantir que a pele esteja limpa e uniforme.

E, para não formar manchas, a principal dica é usar a quantidade suficiente de produto para cobrir cada centímetro de cada parte do corpo, sem esquecer de usar luvas para não manchar as mãos. Também é importante se atentar para aplicar o autobronzeador entre as coxas, nas axilas, pescoço, nuca e entre os dedos dos pés.

Além disso, lembre-se de esperar ao menos duas horas antes de lavar as mãos e oito horas para tomar banho, para que dê tempo do produto agir na pele, e não se esqueça que o autobronzeador não dispensa o uso do protetor solar: ele apenas vai “colorir” a pele. Então, o ideal é aplicar um dia antes de ir à praia ou à piscina.

Produtos Beyoung para te auxiliarem no verão

Filtro solar Beyoung

Aqui na Beyoung temos diversos produtos que te auxiliarão no período de altas temperaturas, onde a nossa pele fica mais sensível e propensa a alergias de pele. Veja alguns que irão te auxiliar durante essa fase:

Facial Essential FPS 50

O nosso protetor solar  de uso diário é multifuncional, possui tripla proteção (contra raios UVA, UVB e anti poluição) e ação antioxidante. Seu acabamento é transparente, se tornando fácil de aplicar e com uma excelente fixação na sua pele.

Acqua Fix

Como o verão é uma fase do ano em que transpiramos mais, a escolha de um produto ideal para fixar a sua maquiagem fará total diferença no resultado final. Esse produto é antioxidante e resistente aos efeitos de poluição e luz visível. Conta com ação hidratante, suavizante e revigorante, que melhora a vitalidade e suaviza os sinais de fadiga na pele.

Temos certeza que esses produtos irão te auxiliar muito na fase do verão e você poderá aproveitar essa estação da melhor maneira possível. E o mais importante, siga sempre as recomendações do seu dermatologista.

Se prepare para o verão e aproveite o melhor da estação

Para aproveitar o verão sem preocupações, lembre-se também de, sempre depois de se expor ao sol, usar hidratantes no rosto e no corpo e não tomar banhos muito quentes. Assim, é possível manter e preservar a saúde da pele enquanto se curte a estação.

Mas e aí, o que achou dessas dicas? Conhecia alguma delas? Caso você já siga algum protocolo, não hesite em nos dizer nos comentários e, para mais matérias sobre saúde da pele, fique sempre de olho aqui, no Beyoung Blog onde falamos sobre assuntos diversos, desde saúde da pele até autocuidado e bem-estar.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung