Ácido hialurônico para pele: Saiba o que é, para que serve e como utilizar

Início » Skincare » Ácido hialurônico para pele: Saiba o que é, para que serve e como utilizar

Você já ouviu falar em ácido hialurônico? Essa substância é um dos principais componentes da pele humana, responsável pela manutenção de sua elasticidade e hidratação. Continue lendo e descubra a importância de realizar a sua reposição através de cosméticos.

O que é ácido hialurônico? Entenda melhor

Ácidos para pele, em geral, são ativos muito utilizados em produtos dermocosméticos para proporcionar diversos benefícios. Mas cada tipo de ácido possui suas características próprias, com concentrações diversas e ações variadas durante o skin care.

Para responder com detalhes sobre o que é o ácido hialurônico, conversamos com o químico experiente há 21 anos na indústria cosmética e gerente de marketing técnico da DSM América Latina, Luis Julian.

O ácido hialurônico, de acordo com Luís, é um polímero (molécula muito grande, na qual uma mesma estrutura de átomos se repete muitas vezes em uma cadeia).

Este ácido é produzido naturalmente pelo corpo humano e pode ser encontrado na pele, em nossas articulações e até mesmo, no globo ocular. Mas sua produção começa a ser reduzida a partir dos 25 anos junto ao processo de envelhecimento celular.

Por isso, esse famoso polímero vem ganhando cada vez mais espaço entre os cosméticos que oferecem tratamento e hidratação para a pele.

Por que o ácido hialurônico não é como os outros ácidos?

Normalmente, ácidos são conhecidos por serem abrasivos, provocando descamação e sensibilidade na pele, mas nem todo ácido é agressivo. “Isso é uma generalização errônea sobre esta classe de substâncias químicas”, conta Luís.

“No caso do ácido hialurônico, ele não apresenta nada de irritação ou sensibilização da pele. Ele é hidratante porque tem a capacidade de reter água, formando um tipo de gel na pele. O ácido hialurônico é a substância que tem a maior capacidade de absorção de água que se conhece, chegando a ser de 1000 vezes seu volume.” 

Dessa forma, Luís destaca que, além de seus benefícios, outro aspecto bastante interessante do ácido hialurônico é que ele é bastante seguro, independentemente do tipo de pele. Mas que, como qualquer cosmético, deve-se evitar a aplicação sobre ferimentos ou pele que esteja intensamente irritada. 

E, diferente de outros tipos de ácido, ele é mais fraco e não é fotossintetizante, ou seja, pode ser usado mesmo durante o dia, seguindo uma rotina de skin care acompanhada por dermatologistas. 

Existem diferentes tipos de ácido hialurônico

Outras importantes diferenças entre o ácido hialurônico e os outros ácidos estão relacionadas ao tamanho da molécula, ou seja, seu peso molecular e aos fins de utilização.

Peso molecular

“Quanto menor a cadeia, maior a penetração. Portanto, os ácidos hialurônicos de maior peso molecular (acima de 1000 kilodaltons) têm uma deposição mais superficial na pele, formando um filme que provê hidratação”, conta. 

E Luís completa dizendo que os ácidos hialurônicos de médio peso molecular tem um pouco mais de penetração, chegando até a epiderme, levando a uma hidratação mais profunda da pele.

Ácidos hialurônicos de baixo peso molecular (até 50 kilodaltons) chegam à parte mais profunda da epiderme e, além de hidratar, podem reduzir pequenas rugas, linhas de expressão e suavizar a pele. 

Por isso, existem diversos produtos com ácidos hialurônicos nas fórmulas, mas é importante saber sobre seus pesos moleculares e, consequentemente, do que são capazes de proporcionar à pele.

Finalidade

O ácido hialurônico pode ser classificado como reticulado ou não reticulado, de acordo com a sua finalidade.

O reticulado é injetável e tem finalidade estética. Esse ácido é utilizado durante tratamentos estéticos, como preenchimentos e volumes. Apesar de levar mais tempo para ser absorvido, sua aplicação tem período maior de duração.

O não reticulado possui aplicação por por outras vias e tem funções conjuntas a produtos dermocosméticos, como cremes e séruns.

Ácido hialurônico serve para quais tipos de pele?

O ácido hialurônico não sensibiliza a pele e não tem contradições, portanto, pode ser utilizado a partir dos dermocosméticos em qualquer horário do dia e contribui para a saúde de todos os tipos de pele.

Como o ácido hialurônico age na pele?

O formato reticulado desse ácido age na pele através de uma série de moléculas que se unem e criam uma estrutura no formato de malha, que pode ser manipulada. É por isso que ele é bastante utilizado em procedimentos estéticos, como as harmonizações faciais.

Enquanto no ácido hialurônico não reticulado, em formato de creme ou sérum, as moléculas circulam livremente e permite uma ação umectante. Combinado a outras substâncias cosméticas, como vitamina C e colágeno, pode proporcionar benefícios mais intensos e direcionados a pessoas com diferentes problemas.

Para que serve o ácido hialurônico?

Os principais principais benefícios do ácido hialurônico, segundo o químico especialista entrevistado, são estes:

  1. Hidratação da pele
  2. Retenção de hidratação já existente na pele
  3. Suavização das rugas e linhas de expressão
  4. Minimização de marcas de acne
  5. Efeito de preenchimento nas camadas mais profundas de pele
  6. Ação antiflacidez, contribuindo com redução das bolsas dos olhos.

Para alcançar todos os benefícios desse famoso ácido, adote a reposição em sua rotina de cuidados com a pele e compare a utilização do ácido hialurônico antes e depois. 

Por que ele vem sendo cada vez mais inserido nas fórmulas de cosméticos?

“Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da hidratação da pele, ao mesmo tempo que os procedimentos semi-invasivos com injeções de ácido hialurônico também tornam-se cada vez mais populares”, comenta Luís.

Assim, ele diz também que, como hoje, fala-se muito do ácido hialurônico nas redes sociais, os consumidores estão sabendo da importância desse ingrediente nos cosméticos e, por isso, estão buscando formulações que o contenham.

Mas para avaliar se o cosmético tem a concentração correta de ácido hialurônico para o seu tipo de pele e idade, é sempre importante buscar marcas de qualidade e reconhecidas pela performance de seus produtos, além de realizar um acompanhamento com dermatologistas que conheçam bem a sua pele.

E Luís revela ainda que a diferença entre o ácido hialurônico injetável e o encontrado em cosméticos, é que um produto tem grau medicinal, enquanto o outro tem grau cosmético:

“Isso significa que existe um maior rigor de testes, regulamentação, fiscalização e auditoria no produto e na fábrica do produto medicinal injetável. Já o produto de grau cosmético envolve estudos, testes e relatórios apenas considerando a aplicação tópica e deve ser considerado como seguro apenas para essa forma de uso.”

Cosméticos: Onde encontrar ácido hialurônico?

Como já informamos no início da leitura, nosso corpo produz o ácido hialurônico, mas começa a sofrer queda nessa produção com o passar dos anos. Por isso, é importante procurar maneiras de repor ou estimular a produção desse ácido em nossa pele.

Uma forma bastante prática, simples e eficaz é através do uso de produtos que contenham esse ativo dermatológico. Eles podem surgir em forma de cremes, séruns, loção, gel, associados ou não com outros ativos. 

Vários produtos da Beyoung possuem ácido hialurônico. Conheça algumas das nossas linhas de produtos: BoosterGENLinha HydraLip Matte Nude e Conceal Repair.

Procure sempre a opinião de dermatologistas

Para finalizar, Luís conta que, além de buscar por cosméticos de uso tópico que contenham ácido hialurônico em sua fórmula, é importante também considerar o uso de peptídeos sintéticos.

Essa recomendação se apoia na capacidade que os peptídeos têm de estimular o fator de crescimento beta, que aciona a produção de ácido hialurônico naturalmente na derme, localização mais adequada desse ácido na pele, levando portanto a um melhor efeito de preenchimento.

E, como existem diferentes tipos de pele, que passam por transformações em cada fase da vida, o acompanhamento com dermatologistas pode resultar na indicação dos melhores produtos e formas de utilizá-lo.
Gostou do nosso conteúdo? Você já conhecia seus efeitos e benefícios para a pele? Ainda ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar aqui, ou em nossas redes sociais (@beyoung), e fique sempre de olho no Beyoung Blog para mais curiosidades sobre ativos, tipos de pele, skin care e muito mais, e aproveite também para pesquisar mais conteúdos relacionados clicando na lupa do lado direito no canto superior da página.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung