Ácido lático: o que é e para que serve esse ativo para a pele

Mulher usando booter com ácido lático da Beyoung
Início » Smart Beauty » Ácido lático: o que é e para que serve esse ativo para a pele

Você já ouviu falar do ácido lático? Saiba que ele não está presente apenas em nosso corpo, atualmente temos tecnologias capazes de captar e sintetizar essa substância de fontes naturais, servindo, assim, como um poderoso ativo para indústria de dermocosméticos.

Já trouxemos aqui, no Beyoung Blog, um guia completo sobre esfoliantes. Mas, hoje, vamos mostrar porque o ácido lático se tornou um esfoliante químico requisitado nos últimos tempos. Seja pelo seu poder de renovação celular ou por sua capacidade de controle da oleosidade, fato é que esse ativo entrega resultados incríveis. 

Por isso, vamos contar tudo sobre o ácido lático, para que serve e como aplicar. Assim você aproveita todos os benefícios da melhor forma. 

O que é ácido lático?

Talvez você já tenha escutado sobre o ácido lático nas aulas de biologia, isso porque essa substância também é encontrada no nosso organismo. Nosso corpo produz ácido lático quando fazemos exercícios físicos, o que dá energia para as células e fibras musculares. No entanto, o acúmulo desse ácido nos músculos pode causar as famosas cãibras. 

O ácido lático também faz parte do famoso grupo dos alfa-hidroxiácidos, também conhecido como AHAs. Esse grupo de ácidos orgânicos e naturais é composto pelo ácido lático, ácido glicólico, ácido cítrico e ácido mandélico.

Essa substância não é produzida apenas em nosso corpo, sendo obtida também através de alimentos como a cana-de-açúcar, em frutas, vegetais ou no leite. Assim, em laboratórios especializados, é possível sintetizar o ácido lático a partir destes alimentos.

Entre os dermocosméticos, o ácido lático é geralmente encontrado com a textura de sérum ou gel, o que potencializa a absorção do produto pela pele.

Ativo 100% vegano

Apesar do ácido lático poder ter sua origem natural no leite, nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente toda indústria cosmética obtém o ativo apenas em fontes alternativas, como a cana-de-açúcar, que já citamos.

Isso acontece porque, com a tecnologia que já possuímos, se torna muito mais fácil, e até econômico, obter o ácido em laboratório através da sintetização. Assim, não é mais preciso contar com uma matéria-prima de origem animal para conseguir o produto.

A tecnologia é uma chave fundamental para criar cosméticos modernos e sustentáveis. Aqui em Beyoung, desenvolvemos um trabalho assíduo para arquitetar soluções que permitam um processo de produção com o menor dano ambiental possível.

Por isso, trabalhamos diariamente em busca de alternativas para minimizar o impacto da nossa cadeia produtiva como um todo. Os testes em animais, por exemplo, nunca aconteceram por aqui, essa foi uma preocupação desde o princípio. Assim, podemos dizer que a Beyoung é uma marca 100% vegana e livre de crueldade animal.

Ácido lático: para que serve?

Assim como os outros AHAs, o ácido lático é um potente esfoliante químico com alto poder de renovação celular. Por isso, é muito comum encontrá-lo na composição de diversos produtos dermocosméticos.

Diferentemente dos esfoliantes físicos, o ácido lático não possui grânulos esfoliadores. O processo acontece através da reação química provocada pelo produto, que age sobre as camadas superficiais da pele, desprendendo as células mortas e promovendo sua renovação. 

No entanto, diferentemente dos outros AHAs, como o ácido glicólico, o ácido lático possui peso molecular intermediário, portanto, não penetra tão profundamente como os outros ácidos, sendo menos agressivo à derme e mais indicado para as peles sensíveis. Mas, ainda assim, consegue promover uma limpeza vigorosa nos poros. Por isso, também é muito utilizado para o tratamento da pele acneica.

Mas os efeitos do ácido lático não param por aí. Ele também é um poderoso estimulante de colágeno, o que proporciona mais firmeza e elasticidade à pele, promovendo um efeito rejuvenescedor.

3 dicas para inserir o ácido lático no seu skincare + passo a passo

Mãos segurando conta gostas com ácido lático

É comum ter um certo receio em utilizar ácidos no rosto, a primeira vista a ideia pode parecer um pouco assustadora. Mas, saiba que a utilização dos ácidos é super recomendada para diversos tratamentos na pele e oferece resultados significativos desde as primeiras aplicações do produto.

No entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para aproveitar melhor os resultados e evitar quaisquer problemas que possam surgir. Confira a seguir algumas dicas que separamos para você e um passo a passo super simples para começar a incluir o ácido lático no seu skincare.

1. A melhor escolha para iniciantes

Se você nunca usou ácidos na pele, a escolha pelo ácido lático é uma ótima opção para quem está começando um tratamento com AHA. Isso porque, entre o grupo dos alfa-hidroxiácidos, o ácido lático é o mais sutil. Assim, proporciona um efeito esfoliante leve na pele, sem provocar irritações.

2. Um ácido de cada vez

Se você pretende fazer um tratamento a longo prazo, é possível iniciar pelo ácido lático e, conforme sua pele se acostuma com o produtos, migrar para ácidos mais fortes, como o glicólico. Portanto, a recomendação é não incluir dois tipos de AHA na sua rotina de skincare ao mesmo tempo. Comece por um e, depois, migre para os outros.

3. Skincare noturno

Você é do tipo super aplicado, que faz skincare diário e noturno todos os dias? Muito bem! Então, lembre-se que o ácido deve ser aplicado apenas à noite. Isso porque muitos ácidos apresentam reação quando expostos ao sol, podendo provocar manchas na pele.

4. Conte com a opinião de um especialista

Mas, antes de iniciar qualquer tratamento do tipo, é importante consultar um dermatologista, já que os ácidos podem causar até lesões na pele se usados de forma equivocada. Além disso, esse profissional saberá indicar qual tipo de ácido e concentração é o mais indicado para o seu tipo de pele.

Passo a passo: skincare com ácido lático

Certo, recados dados, agora é hora de partir para a prática. Vamos mostrar como inserir o ácido lático na sua rotina de skin care. Veja a seguir.

Passo 1

Sempre comece pela limpeza da pele, seja com um sabonete para o rosto ou com a água micelar. O importante é ter os poros desobstruídos para receber o ácido e ter um melhor aproveitamento do produto.  

Passo 2 

Com a pele limpa, é o momento de aplicar o ácido lático. Utilize de três a quatro gotas do produto, espalhando bem por todo o rosto. Espere alguns segundos para absorção e vamos para a próxima etapa.

Passo 3

Você pode concluir o processo apenas com as duas etapas anteriores ou investir em uma última etapa com um produto calmante, como o Booster GEN Sensitive +, que proporciona alívio imediato da sensação de irritação, queimação e desconforto que o ácido pode causar.

Dica: Lembre-se de lavar o rosto na manhã seguinte para retirar o produto, aplique o hidratante que você costuma usar e não esqueça de utilizar o protetor solar durante o dia.

Curiosidade: Cleópatra e o banho de leite

Pode ser difícil de acreditar, mas muitos dos cosméticos que usamos atualmente já eram utilizados há milhares de anos atrás. No entanto, sem as técnicas e tecnologias que possuímos hoje. Um exemplo é o banho de leite da Rainha do Egito, Cleópatra.

Como você deve imaginar, a possibilidade de sintetização e manipulação molecular é uma descoberta muito recente. Mas os efeitos da proteína do leite, fonte natural de ácido lático, são velhos conhecidos dos rituais de beleza.

Cleópatra, que ficou famosa pelo poder de seu império, mas, principalmente por sua beleza estonteante, apostava no banho de leite combinado com mel, ervas e óleos essenciais. Se comparado a outros tratamentos disponíveis na época, a fórmula proporcionava bons resultados ao promover um aspecto de pele hidratada através do ácido lático presente no leite.

Inclusive, ainda hoje existem spas e clínicas estéticas que oferecem o banho de leite como procedimento estético. Mas, devemos alertar que os efeitos não são exatamente os mesmo obtidos através ácido lático sintetizado, já que o leite puro possui o ácido em uma concentração muito menor.

O ritual de cuidado que você merece

Você não precisa ser o próximo rei ou rainha do Nilo para ter um ritual de cuidados com a pele. Aliás, como já contamos, hoje em dia existem produtos super modernos, seguros e práticos para você inserir na sua rotina de skin care.

Mais do que um cuidado com a pele, o ritual de beleza consegue promover uma conexão com você mesma, alinhando corpo e mente. É um ato de autoamor, escuta e atenção plena a você mesmo.
Então, o que acha de começar uma rotina de skincare hoje mesmo? Leia: Passo a passo para criar uma rotina de skincare e veja como é simples!

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung