Ácido mandélico: O que é e quais são seus benefícios?

Início » Skincare » Ácido mandélico: O que é e quais são seus benefícios?

O uso de ácidos no tratamento da pele já se tornou uma prática popular, especialmente voltado para o tratamento de manchas e rejuvenescimento da pele. Entre os ácidos mais famosos para a saúde da pele, hoje vamos conversar sobre o ácido mandélico.

O que é ácido mandélico?

Para responder com detalhes sobre o que é o ácido mandélico, como utilizá-lo e quais são seus benefícios, contamos com a participação da dermatologista Jackeline Mota.

Ácidos para pele podem ser encontrados em produtos dermocosméticos e utilizados para a realização do skin care. Segundo Jackeline, cada ácido tem suas características próprias e, assim, proporciona vantagens diferentes para peles específicas.

O ácido mandélico é uma substância encontrada em amêndoas amargas e é conhecido quimicamente como alfa hidroxiácido (AHA). Continue lendo e descubra quais benefícios a sua utilização na pele humana proporciona.

Ácido mandélico serve para quais tipos de pele?

Quem já pesquisou sobre tratamento contra rugas, linhas de expressão e ácido para peles sensíveis, já ouviu falar sobre o ácido mandélico.

Por ser um ácido com ação leve, menos agressiva e de absorção lenta, o mandélico pode ser utilizado por todos os tipos de pele, sendo mais indicado para peles secas, sensíveis e em tratamento contra a acne ou com pequenas manchas escuras.

Como o ácido mandélico age na pele?

O ácido mandélico é mais pesado quando se compara seu peso molecular com outros ácidos. Este fator proporciona uma maior lentidão durante o seu alcance nas camadas mais profundas da pele e promove uma microesfoliação mais suave, sem desconforto para o uso diário.

Ácido mandélico: para que serve?

O ácido mandélico é conhecido por auxiliar no combate das linhas de expressão e rugas, agir em ações de rejuvenescimento e possuir propriedades anti acneicas.

“Ele ajuda no clareamento de manchas e rejuvenescimento da derme, no controle da oleosidade e no tratamento das estrias”, afirma Jacqueline. Mas, ao manter um uso gradual e contínuo, seus benefícios não param por aí.

7 benefícios do ácido mandélico

Agora que você já sabe tudo sobre esse ácido, é importante saber quais são seus principais benefícios:

  1. Clarear manchas escuras solares, pós-inflamatórias e hormonais;
  2. Hidratar profundamente a pele, de modo suave;
  3. Combater cravos e espinhas, melhorando a uniformidade da pele;
  4. Retardar os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão;
  5. Renovar as células porque elimina as células mortas;
  6. Uniformizar o tom e a textura da pele;
  7. Auxiliar no tratamento de estrias.

E aí? Já conhecia todos esses benefícios do ácido mandélico? Ele hidrata, clareia e protege ao mesmo tempo. Em poucos dias de uso, já é possível perceber as diferenças. 

Onde encontro ácido mandélico?

Este ácido se apresenta com mais frequência em quantidades de 1 e 10% nas fórmulas de cosméticos e pode ser encontrado combinado com outras substâncias, como por exemplo ácido hialurônico ou Lipohidroxiácido. Seus formatos mais comuns são cremes, séruns ou gel.

Para uso dermatológico profissional, durante peeling profundo, a concentração do mandélico varia entre 30 e 50%.

Temos  um produto com ácido mandélico que pode ser utilizado em diversos tratamentos. Confira:

Booster GEN Anti-Aging + é um sérum multifuncional para peles com sinais leves a moderados de envelhecimento que atua diretamente na aparência da pele de forma imediata.

Este produto pode ser utilizado no rosto, no colo e no pescoço, com uso diário. Sua recomendação dermatológica é para todos os tipos de pele, proporcionando equilíbrio e fortalecendo defesas naturais.

Como utilizar o ácido mandélico?

Sabonete de limpeza para o rosto Gentle Cleanser da Beyoung.

Aconselha-se, inicialmente, aplicar semanalmente sobre a pele do rosto, pescoço e colo, à noite, mantendo distância dos olhos.

Para começar, antes, lave bem o rosto. A dica é utilizar um de nossos  sabonetes. Basta escolher aquele que for ideal para o seu tipo de pele.

Depois seque e espere cerca de 20 a 30 minutos para aplicar o ácido mandélico na pele. Isso evitará possíveis irritações.

Podendo ser usado de manhã — com uso obrigatório de filtro solar — e à noite, o Booster GEN Anti-Aging + deve ser aplicado em pequenas quantidades em dias alternados na primeira semana de uso, aumentando para uso diário após este período. Recomendado para aplicação na face, colo e pescoço, dois pumps são a medida ideal para cada uma dessas regiões.

Quando não usar ácido mandélico na pele?

Não use produtos com o ácido durante o dia sem a recomendação do fabricante ou de um dermatologista. E por segurança, antes de aplicar na pele algum produto com este ácido, teste passar uma pequena quantidade no braço e observe a região por cerca 24 horas. Se aparecerem sinais de irritação, lave bem a região com água morna e não utilize o produto.

Outras precauções precisam ser tomadas. Antes de utilizar o  ácido, consulte um dermatologista se:

– já estiver usando outro tipo de ácido; 

– estiver grávida ou amamentando;

– perceber que sua pele está ferida. 

Outra dica importante: questione seu médico se é possível aplicá-lo após depilação com cera ou exposição prolongada ao sol.

Procure sempre a opinião de dermatologistas

A Beyoung trabalha com fórmulas veganas, biocompatíveis e produtos hipoalergênicos, dermatologicamente testados e multifuncionais que otimizam e potencializam a rotina de cuidados, tratando a pele simultaneamente.

Alinhe nossas linhas de cuidado e beleza com um acompanhamento dermatológico para alcançar o encontro com os melhores resultados para a saúde da sua pele.
E aí? Gostou do conteúdo? Não espere mais para cuidar da sua pele e aproveite para conhecer tudo sobre os produtos de Beyoung aqui, no Beyoung Blog.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung