Viver com cicatrizes de acne pode ser difícil para pessoas de todas as idades. A acne ocorre quando os poros da pele ficam entupidos com óleo, sujeira e bactérias. Resultando assim as inflamações, manchas escuras, descoloração, buracos na pele ou cicatrizes levantadas que se manifestam como cravos e espinhas. Compreender o que causa cicatrizes de acne e como tratá-las é um ótimo primeiro passo para o gerenciamento e a cura.
Algumas cicatrizes mais leves podem desaparecer sozinhas, mas cicatrizes graves geralmente exigem medicação tópica, medicação oral ou o uso de certos tratamentos mais específicos.
Como se formam as cicatrizes de acne?
Embora a acne seja geralmente associada à adolescência, muitos adultos sofrem dessa doença de pele irritante e procuram tratamento de um cirurgião estético ou dermatologista. A acne é definida como lesões na pele que resultam na aparição de cravos e espinhas que acomete tanto homens quanto mulheres, e não aparece apenas no rosto; também tem como alvo os braços, costas, ombros, nádegas, peito e pescoço.
As regiões comprometidas pelas espinhas podem se curar mal, deixando cicatrizes como rastro. Muitas vezes, a pele reage com vermelhidão, inchaço, dor e inflamação, causando sofrimento significativo e interrompendo o fluxo normal da vida.
Essas cicatrizes de acne são bastante problemáticas, pois mesmo depois que as próprias espinhas cicatrizam, elas ainda deixam um rastro que pode afetar negativamente a aparência, às vezes deixando cicatrizes prejudiciais, que são devidas a um excesso de colágeno liberado pelo corpo para compensar uma ferida.
A acne muitas vezes pode deixar cicatrizes no rosto e afetar a sua relação com a beleza. Muitas pessoas não se incomodam com as cicatrizes de espinhas, mas a maioria da população se queixa dizendo afetar a sua vida cotidiana. No entanto, remédios com fórmulas multifuncionais e tratamentos médicos podem ajudar a se livrar delas e reduzir a sua aparência.
Um tratamento seguro para cicatriz de acne é um consulta com um dermatologista, onde ele examinará a sua pele e poderá dar um laudo mais completo das suas cicatrizes. Além de criar um plano de tratamento de acordo com as suas necessidades e demandas do dia a dia. Sempre trabalhe com um dermatologista qualificado ao procurar ajuda para cicatrizes de acne, pois alguns tratamentos podem ter efeitos adversos se usados incorretamente.
Mas se o seu caso não for tão sério continue a leitura, pois vamos te ensinar várias maneiras de ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes de acne e promover uma pele saudável.
Quais são os tipos de cicatrizes de acne?
Antes de começar a tratar a sua cicatriz de espinhas é necessário entender qual é o tipo de cicatriz existente na sua pele. Os 3 tipos de cicatriz de acne mais comuns são:
Cicatrizes atróficas:
Essas cicatrizes parecem pequenos buracos na pele devido ao desenvolvimento de um tecido cicatricial com aparência afundada em relação à pele circundante.
Isso ocorre pois a pele não faz fibroblastos suficientes no processo de cicatrização.Os fibroblastos são células que desempenham um papel crucial na cicatrização de feridas e na produção de colágeno.
Cicatrizes hipertróficas:
Estes ocorrem quando a pele produz muitos fibroblastos à medida que a acne cicatriza, causando uma cicatriz elevada. Podemos considerar a cicatriz hipertrófica aquela cicatriz que fica um pouco endurecida, mais alta e mais grossa.
Cicatrizes de queloid:
Estas são semelhantes às cicatrizes hipertróficas, mas costumam ser um pouco mais grossas e robustas. Muitas vezes há hiperpigmentação, tornando-os mais escuros do que a pele circundante. Eles podem ser vermelhos ou marrons.
Também pode haver coceira ou dor, pois o tecido cicatricial é extremamente duro e isso ocorre fora dos limites da cicatriz. Muitas vezes a cicatriz queloidiana causa desconforto.
Atenção! É extremamente importante lembrar-se do uso do protetor solar caso você tenha alguma dessas cicatrizes na sua pele. Os raios UVA e UVB são extremamente nocivos a sua cútis e se tornam ainda mais perigosos caso você tenha cicatrizes, pois o sol é capaz de manchar ainda mais, além de atrapalhar os possíveis tratamentos.
Como tratar a acne:
As opções de tratamento variam com a gravidade da cicatriz que a acne deixou na sua pele. Alguns tratamentos estão disponíveis para melhorar a sua pele e trazer uma cútis saudável, além de renovar a sua auto estima fazendo com que você se sinta melhor. Veja alguns tratamentos:
– Ácido salicílico
O ácido salicílico é um ingrediente seguro que oferece uma esfoliação química suave para a pele. Os poros entupidos levam fungos para a pele, então eliminá-los é o primeiro passo para uma pele mais clara. O ácido salicílico funciona alcançando profundamente os poros para remover a pele morta e o óleo extra. Esse ingrediente é extraído de casca de salgueiro branco e folhas verdes de inverno. Ele é super fácil de adicionar à sua rotina de cuidados com a pele.
– Retinóides
Quando espalhados pela pele, os retinóides podem desobstruir os poros, permitindo que outros cremes e géis medicamentosos funcionem melhor. Eles também reduzem a quantidade de acne, impedindo que as células mortas obstruam os poros. Ao limpar a acne e reduzir seus surtos, eles também podem reduzir a formação de cicatrizes de acne.
– Tratamento a laser
O laser mais recomendado para o tratamento da cicatriz de acne é o laser Spectra. Durante as sessões ocorre o aquecimento da derme onde as glândulas sebáceas se alojam. Isso reduz a sua atividade, o que é ótimo para a pele acneica, pois essas glândulas em excesso contribuem para o aparecimento da acne.
Por aquecer a pele e formar novo colágeno, o Spectra também evita o surgimento de cicatrizes e manchas. E como há redução da vascularização local, diminui-se o edema e a vermelhidão, e ele ainda também tem efeito anti-inflamatório.
– Microagulhamento
Atualmente a técnica de microagulhamento é utilizada para tratar cicatrizes de acne, através de um equipamento denominado roller, que causa microrupturas na pele estimulando uma resposta inflamatória e reparadora que consequentemente atua na formação de novas fibras de colágeno e elastina, contribuindo na redução da cicatriz.
– Terapia de luz
É usada hoje como método seguro e natural de tratar uma variedade de condições da pele, como acne, rugas, e envelhecimento da pele. Elimina as bactérias da acne, diminui a inflamação, melhora o tom e textura da pele, diminui rugas ao redor dos olhos e resgatando a juventude da pele.
– Cirurgia
As cirurgias reparadoras para cicatrizes de acne só são recomendados para casos extremamente graves. Primeiramente, o ideal é testar os procedimentos listados acima e ver como a sua pele irá reagir a eles, pois na maioria dos casos só segui-los já é o suficiente para uma pele mais saudável.
Atenção! Cada tipo de tratamento e a quantidade de sessões varia conforme a intensidade do caso, assim como dos resultados esperados.
Produtos Beyoung para cicatriz de acne
Na Beyoung possuímos alguns produtos que contém os componentes ideais para ajudar a cicatrizar as feridas da acne na pele, além de acabar com as espinhas de uma vez por todas. Pensando em você e na sua relação com sua pele, nos preocupamos com os resultados necessários para uma pele saudável. Dê uma olhada nesse produto:
Com eficácia comprovada, essa fórmula exclusiva traz os ativos consagrados por dermatologistas em sinergia com ativos inovadores, combinando a potência dos Ácidos Glicólico e Salicílico, com a ação anti inflamatória do NelupureTM, o potencial hidratante do Pantenol e o controle de oleosidade por parte do Zinco PCA.
Um sérum de textura leve e rápida absorção, ACNE CONTROL elimina cravos e espinhas, combate as bactérias causadoras da acne e melhora cicatrizes acneicas, oferecendo resultados reais e visíveis nos primeiros dias de uso.
Aproveite que agora você já sabe quais produtos irão te ajudar na recuperação e no tratamento da sua pele com cicatrizes de acne, e entre no nosso site para comprar o seu. Depois conte para gente nas nossas redes (@Beyoung) o que você achou dos nossos produtos. Seu feedback é muito importante para o nosso time.