Esfoliante para o rosto: guia completo + passo a passo

Aplicação de esfoliante para pele
Início » Skincare » Esfoliante para o rosto: guia completo + passo a passo

Na rotina de skincare, uma das etapas fundamentais durante a limpeza é a esfoliação. A técnica pode ser feita de forma caseira, com um esfoliante para o rosto, ou por profissionais, com métodos específicos para cada tipo de pele.

O hábito de esfoliar é essencial na rotina de cuidados com a pele, tanto para o rosto quanto para o corpo, pois promove a renovação da derme. E o resultado disso é uma poderosa ação anti-aging.

Para contar mais sobre a importância da esfoliação, métodos e dicas de como ter uma cútis impecável, conversamos com a Dra. e dermatologista Bruna Rezende. Continue com a gente e saiba tudo sobre o tema.

O que é esfoliação e por que é importante para a pele?

O nosso corpo é composto por três camadas de pele: epiderme, derme e hipoderme. E é na camada mais externa da pele, conhecida como camada córnea, que as células mortas são depositadas. A esfoliação é a técnica para remover, de forma sutil, as impurezas localizadas nesta região.

A Dra. Bruna afirma que, no rosto, a esfoliação da pele estimula a produção de novas células de colágeno e elastina, melhorando a aparência dos poros abertos e textura, e limpa profundamente.

Isso porque, ao esfoliar, você elimina as impurezas que se depositam nos poros, diminuindo o aparecimento de cravos. Dessa forma, a penetração dos produtos na pele é facilitada, potencializando a ação dos ativos e melhorando o viço e o brilho. Pois, assim, seus poros estão livres para receber a sua rotina de skin care da melhor forma.

Além disso, a esfoliação também promove uma espécie de drenagem linfática da pele, melhorando a oxigenação e estimulando a liberação de toxinas.

Já no que diz respeito a esfoliação corporal, essa etapa da limpeza também retira a pele morta e deixa a derme mais macia e lisa, além de dar uniformidade à tonalidade, auxiliar na eliminação de impurezas e toxinas e melhora da circulação do sangue. 

Saiba a frequência ideal para fazer a esfoliação do rosto e do corpo

Homem fazendo skin care

Agora que você conhece todas as vantagens da realização de usar o esfoliante para o rosto na sua rotina de skincare, conheça diferentes formas de colocar o uso em prática, assim como uma frequência recomendada para não agredir a pele. 

A dermatologista ressalta que a pele do rosto é mais fina e sensível, por isso merece uma atenção especial. Para essa região é indicada a esfoliação com produtos especiais em casa, com a frequência de uma a duas vezes por semana no máximo.

No corpo, o processo de esfoliação requer um espaçamento maior. A doutora conta que a pele pode ser esfoliada uma vez a cada quinze dias, de preferência com foco nas áreas ásperas, como cotovelos, joelhos, pés e áreas com pelos encravados e foliculite. Dessa forma, é possível amenizar estrias e manchas na pele. Mas não esqueça de aplicar o hidratante logo em seguida.

Tipos de esfoliação: qual é o mais indicado para sua pele?

Mulher fazendo esfoliação na rotina de cuidado

Antes de incluir a esfoliação na sua rotina de skincare, vale a pena descobrir se a sua pele é seca, oleosa, mista ou normal. Embora os tipos de esfoliante para o rosto que vamos apresentar agora funcionem para variados tipos de pele, existem métodos que podem ser mais adequados para cada contexto.

Já nos casos em que a derme é muito sensível, com rosáceas, por exemplo, o melhor é consultar um médico dermatologista antes de inserir a esfoliação na sua rotina de cuidados com a pele. Só ele saberá dizer se é válido incluir essa etapa e qual tipo de esfoliante pode ser mais adequado para o seu rosto.

Veja agora os tipos de esfoliação que existem, quais benefícios promovem e qual pode ser a mais indicada para o seu tipo de pele. Veja só:

Esfoliação física (ou mecânica)

Essa é a mais comum, praticada em casa ou nas clínicas de estética e dermatologia. Há uma enorme variedade de produtos para esse tipo de esfoliação, como esfoliantes em gel, ou mesmo, sabonetes esfoliantes para o rosto. Eles agem a partir do atrito entre as partículas presentes no produto e a nossa pele.

Um exemplo dessa técnica é o peeling de diamante. No entanto, aqui é o equipamento quem faz o trabalho. Esse é um dos métodos mais tradicionais para todos os tipos de pele e pode ser feito por uma esteticista durante a limpeza do rosto, uma vez por mês. 

Esfoliação química 

Para peles mais oleosas e com poros abertos, a esfoliação química com peeling pode ser mais indicada. Ela é feita geralmente com ácidos e não é necessário esfregar o rosto, eles fazem o trabalho sozinhos. Vale ressaltar que essa técnica é mais profunda e deve ser realizada pelo médico dermatologista. 

Esfoliação enzimática

Há também a esfoliação enzimática, esse tipo de esfoliante é composto por enzimas que agem a nível molecular, quebrando as proteínas e fazendo a degradação da queratina. O resultado desse processo é uma pele mais macia e com linhas de expressão suavizadas.

Cuidados essenciais ao fazer a limpeza da pele

Deve-se levar em conta o esfoliante facial que será utilizado na sua rotina de cuidados com a pele. A dermatologista recomenda atenção ao tamanho das partículas de esfoliante para o rosto, por exemplo: quando são grandes e ásperas, podem machucar a pele e dilatar ainda mais os poros.

Apesar de ser uma etapa potente na rotina de skincare, a esfoliação em excesso pode machucar, mesmo se a pele produzir muito sebo e for aplicado um esfoliante para pele oleosa. Quando realizada além do recomendado, pode causar microfissuras e até ressecamento, conta a doutora.

Dica: para evitar lesões na pele, o mais adequado é que a aplicação do produto esfoliante seja feita com movimentos circulares, fazendo pressão na medida certa, nem muito forte, nem muito leve. 

Após identificar a esfoliação adequada e fazer uso do melhor esfoliante para o rosto e corporal para o seu tipo de pele conforme as instruções da embalagem de cada produto, é essencial utilizar um sabonete adequado e hidratar a face e o corpo.

Para facilitar sua rotina de skin care, veja esse passo a passo descomplicado para incrementar os cuidados com a pele do seu rosto. Confira:

1. Se você não possui restrições quanto ao tipo de produto, nossa recomendação é o Exfoliant Cleanser. Ele se adapta bem a diversos tipos de pele e possui uma fórmula poderosa com três diferentes partículas esfoliantes que promovem uma limpeza renovadora.

Após descobrir qual é o tipo de esfoliante mais adequado para a sua pele, você pode optar por uma esfoliação mais intensa, recomendada para quem possui mais oleosidade no rosto. Agora, se a sua pele for seca, prefira esfoliar com a pele molhada, o resultado será mais suave.

Lembre-se de aplicar o produto escolhido usando a ponta dos dedos. Faça movimentos circulares e leves, sem muita pressão.

2. Em seguida, enxágue e lave o rosto com o produto que você usa habitualmente para limpar a face. O Gentle Cleanser é perfeito para esse momento, pois promove uma limpeza suave e com ação hidratante.

3. Agora sua pele está pronta para seguir com as outras etapas da sua rotina de skincare. Mas lembre-se, após o processo de esfoliação, a pele fica mais sensível, portanto, não é o momento de testar novos produtos, por exemplo.

Prefira as fórmulas mais leves, como um bom hidratante em gel e, é claro, o protetor solar. Pronto, sua pele está pronta!

Revolucione a sua relação com a beleza

A esfoliação, quando feita de forma correta, além de deixar a parte saudável mais evidente, os poros desobstruídos e a aparência mais bonita, permite a melhor absorção dos ativos dos cremes da rotina de pele, finaliza a dermatologista. 

Viu só como uma rotina simples de cuidados com a pele pode deixar a sua cútis impecável? Comece hoje a revolucionar a sua relação com a beleza e faça uma esfoliação adequada para o seu tipo de pele, com um skincare diário e do seu jeito.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung