Rosácea: o que é, sintomas, o que causa e tratamentos

mulher tocando as bochechas que estão com rosacea
Início » Saúde da Pele » Rosácea: o que é, sintomas, o que causa e tratamentos

Você nota que sua pele está vermelha e com lesões que lembram a acne? Isso pode ser rosácea. Classificada como uma doença crônica inflamatória, neste post contamos com a ajuda da dermatologista Jackeline Mota (@dicas.da.dra.jacke) para explicar em detalhes o que é rosácea, suas causas, sintomas e as características da doença. 

Venha conferir.

O que é rosácea? 

A rosácea é uma doença inflamatória crônica, em que ocorre a dilatação dos vasinhos da pele. “Ela pode atingir especialmente o rosto e os olhos, originando a rosácea ocular. Raramente surgem lesões em outras regiões do corpo”, explica a dermatologista Jackeline Mota. 

A doença se caracteriza pela vermelhidão da pele e por vasos muito finos e visíveis na superfície dela, no centro da face. Também pode haver pápulas (lesões sólidas e elevadas) e pústulas (pequenas bolhas com pus em seu interior). 

A rosácea se manifesta principalmente na fase adulta, entre os 30 e os 50 anos. Apesar de ser mais frequente nas mulheres, há muitos casos entre os homens e o quadro costuma ser mais grave na pele masculina. 

As causas da rosácea 

Ainda não se sabe exatamente o que desencadeia a rosácea, mas os médicos acreditam que a genética é um fator importante. Isso porque ela é mais comum em brancos e descendentes de europeus, e 30% das pessoas com a doença têm alguém na família com rosácea. A parte emocional, principalmente o estresse, também tem bastante influência.

Existem estudos sobre a relação da rosácea com outras doenças, como a dermatite seborreica, enxaqueca, distúrbios gastrointestinais e até com a presença da bactéria H. pylori no estômago, mas nenhuma dessas teorias foi totalmente confirmada. Então, a origem da rosácea continua sendo desconhecida.

Características da doença

Agora vamos falar mais sobre os sintomas da rosácea. Uma pele sensível e mais seca é uma manifestação típica da doença. Se sua cútis começar a ficar vermelha com facilidade, irritada com o uso de dermocosméticos e com a sensação de calor, passe a observá-la com mais atenção: esses podem ser os primeiros sinais. 

A vermelhidão tende a se tornar permanente, de modo gradual, e surgem os vasos finos, as pápulas e as pústulas, que se parecem com acne. Em graus mais graves, podem aparecer inclusive edemas (tipo de inchaço causado pela retenção de líquidos) e até nódulos na pele. 

A presença ou não dos seguintes sintomas é o que determina os tipos de rosácea, que são cinco. Veja a seguir.

Eritemato telangiectasia

A pele adquire um tom avermelhado e rosado na região do centro da face, próximo as asas nasais. Fatores como álcool, sol, estresse, exercícios físicos e calor podem agravar a vermelhidão. Quem tem rosácea do tipo eritemato telangiectasia não pode usar cremes abrasivos ou ácidos e está sempre com a sensação de que a pele está pinicando ou queimando.

Rosácea papulopustulosa

Além da vermelhidão ou rosado no rosto, neste tipo de rosácea ainda há a presença de lesões chamadas pápulo-pustulosas, parecidas com espinhas. Por isso, por muito tempo, esse tipo de alergia foi chamado de acne rosácea. Esta manifestação é mais comum em homens e tem períodos em que melhora e outros em que piora.

Rosácea fimatosa

É o tipo mais comum desta doença de pele. Neste estágio, a cútis apresenta poros dilatados e a pele é espessada, endurecida e avermelhada. A rosácea fimatosa é mais comum em homens com idade entre 50 e 60 anos. Este tipo altera as glândulas sebáceas do nariz. Por isso, com o tempo, o nariz pode até dobrar de tamanho.

Rosácea ocular

Esta doença se caracteriza pela inflamação com vermelhidão e descamação da pele na região próxima aos olhos e cílios. A maior parte dos casos de rosácea ocular são descobertos por um oftalmologista. Este é o tipo mais grave da doença de pele, já que pode progredir para a perda da visão.

Granulomatosa

Este é o tipo mais raro da doença. A rosácea granulomatosa é caracterizada pelo aparecimento de pequenos nódulos acastanhados no rosto e 15% dos pacientes ainda apresentam lesões em outras partes do corpo. O diagnóstico é mais difícil e o tratamento também.

Ter informações ajuda no monitoramento

Devido às causas conhecidas do surgimento da rosácea, inclusive o fato dela ser crônica e ser acentuada em algumas situações, existem algumas orientações gerais que podem ajudar no monitoramento dos sintomas da doença, sendo eles:

  1. Estudar sobre o assunto em fontes de confiança, como no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia;
  2. Observar e anotar os fatores agravantes;
  3. Usar protetor solar todos os dias e reaplicar a cada duas ou três horas;
  4. Evitar o consumo exagerado de álcool;
  5. Praticar exercícios com moderação, evitar contato direto com o sol e o uso de sabonetes agressivos com álcool ou acetona na composição, assim como esfoliações frequentes.

Como é feito o tratamento? 

Apesar de não haver cura, existe tratamento para a rosácea e controle da doença. Além de cuidados com a pele, o processo pede muita observação dos próprios hábitos e pode incluir medicamentos. 

Não existe um remédio para a rosácea, mas alguns tipos de medicação podem se tornar grandes aliados. “Muitas vezes são administrados antibióticos orais ou tópicos. Mas o tratamento também inclui a investigação do que agrava a rosácea”, explica Jackeline. 

Por isso, uma dica super legal é fazer um diário com suas atividades, alimentação e momentos de estresse, para tentar relacioná-los com a piora ou melhora da doença.

Porém, é fato que quem tem rosácea deve evitar o consumo de alimentos muito aquecidos e apimentados e a ingestão de álcool. A exposição ao sol, além de temperaturas muito frias ou muito quentes, também podem desencadear ou agravar a doença.

Skincare da pele com rosácea

A rotina diária de cuidados com o rosto exige uma atenção especial. “A pele de quem tem rosácea é extremamente sensível e não se adapta a produtos oleosos. O indicado é usar cosméticos calmantes e hidratantes”, orienta a dermatologista.

Como a radiação ultravioleta é inimiga da rosácea, caprichar no protetor solar é essencial para o controle da inflamação e para a manutenção dos resultados. E você deve fugir de produtos adstringentes, abrasivos ou que contenham álcool, pois eles também entram no time dos vilões.

Passo a passo de uma rotina de cuidados para a pele com rosácea

1ª passo: limpeza da pele

Use um sabonete adequado para pele sensível. Opte por produtos que tenham ativos calmantes e anti-inflamatórios para a derme. Para lavar o rosto, faça movimentos leves e enxágue com água fria. Seque com uma toalha limpa e sem esfregar a pele, apenas dando tapinhas no rosto com o tecido.

2ª passo: hidratação

O hidratante deve ter ativos que ajudem a recuperar a barreira protetora da pele e que também promovam uma ação calmante. Produtos com ação prebiótica ajudam a proteger os microrganismos saudáveis da sua pele, fortalecendo ainda mais a barreira cutânea e  combatendo a ação de fatores externos.

3ª passo: proteção

Assim como em uma rotina tradicional de skin care, o protetor solar é super importante para quem sofre de rosácea. O produto deve ser aplicado todos os dias e precisa ter FPS alto (50 ou mais).

EVITE: Jamais use produtos adstringentes, com ácidos ou álcool. A derme com rosácea é muito sensível e a aplicação de cremes inadequados pode prejudicar a doença de pele. 

Em caso de atividades físicas:

DICA IMPORTANTE: Quem tem rosácea e pratica atividades físicas pode borrifar água termal gelada no rosto após a atividade, para ajudar a diminuir a vermelhidão.

Produtos Beyoung para peles sensíveis

Já explicamos tudo sobre rosácea. Agora, nós do Blog Beyoung separamos alguns produtos para peles mais sensíveis. Nossos especialistas desenvolveram produtos com acabamento de sérum que proporcionam alívio imediato da sensação de irritação, queimação e desconforto da sensibilidade da pele.

Booster GEN Sensitive +

Nosso produto conta com micropartículas de cor que disfarçam instantaneamente o tom avermelhado ou rosado da pele sensível. Em sua composição, também existem ativos reconfortantes com a capacidade de equilibrar e fortalecer as barreiras de defesa natural da pele. 

Com o uso contínuo, o Booster GEN Sensitive + promove o aumento da resistência da pele e restaura a hidratação superficial e profunda, o que alivia sintomas incômodos do ressecamento e repuxamento, além de reduzir linhas de expressão e recuperar a elasticidade da pele.

Benefícios do Booster GEN Sensitive +

O Beyoung Booster GEN Sensitive + é um produto completo que oferece diversos benefícios para a pele como:

  • Acalma a pele;
  • Reduz a sensibilidade;
  • Reduz imediatamente a vermelhidão;
  • Promove uma hidratação multicamadas;
  • Atua no equilíbrio da microbiota da pele;
  • Proporciona efeito anti-idade;
  • Reduz o desconforto da pele sensível;
  • Melhora o ardor e sensação de queimação na pele;
  • Suaviza linhas finas e rugas.

Booster GEN Uni Tone +

É um sérum feito para uniformizar o tom da pele, que trata e reduz manchas causadas pelo sol, sardas, acne ou envelhecimento. O Booster GEN Uni Tone + atua na síntese de melanina, clareando a pele e devolvendo a luminosidade e viço. 

Nosso produto ainda suaviza a textura e proporciona aspecto homogêneo na pele, contribuindo para reduzir os sinais de envelhecimento. Seus ativos também vão proteger a derme contra o ressecamento causado por fatores externos. 

Os ingredientes da sua fórmula contribuem para a penetração dos ativos na cútis e estimulam a síntese de colágeno, melhorando os sinais de envelhecimento da pele.

Benefícios do Booster GEN Uni Tone +

Separamos os principais benefícios para você saber tudo sobre o Booster GEN Uni Tone +.

  • Uniformiza o tom;
  • Devolve a luminosidade da pele;
  • Previne manchas do sol e envelhecimento;
  • Renova a pele;
  • Tem ação anti-idade;
  • Suaviza a textura da derme;
  • Tem ação hidratante.

Como usar os produtos Beyoung?

Pensado para ser usado por pessoas com pele sensível, na face, colo e pescoço, estes produtos Beyoung podem ser usados diariamente pela manhã ou à noite, com dois pumps por região.

Na sua rotina de skin care, indicamos que você aplique o tratamento após fazer a limpeza da pele. Se você usar durante o dia, evite exposição ao sol e aplique protetor solar. 

Fazer acompanhamento é fundamental

Agora que você já aprendeu mais sobre a rosácea, é importante destacar que fazer um acompanhamento com dermatologistas é fundamental para ter um tratamento eficaz, até mesmo porque assim é possível avaliar o grau da doença e indicar o melhor caminho para seguir, de acordo com as suas necessidades.

Lembre-se também de que conhecer seu corpo e observá-lo com frequência é essencial na prevenção e tratamento de doenças de pele.

Continue acompanhando o Blog Beyoung para conferir mais dicas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung