Fatores externos que prejudicam a saúde da pele

Início » Saúde da Pele » Fatores externos que prejudicam a saúde da pele

Muito se fala sobre autocuidado e rotinas de beleza para a saúde da pele. Mas, além de produtos de qualidade que auxiliam na limpeza, hidratação e tratamento, é preciso prestar atenção aos fatores externos que prejudicam diretamente a sua pele e que podem ser evitados para não virar um problema.

Para falar sobre alguns desses fatores, convidamos a dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor, que nos contou como a poluição, a luz azul, o estresse e o banho quente podem ser inimigos de uma pele saudável. E aí, quer saber mais sobre o tema para melhorar os seus cuidados diários? Continue a leitura a seguir. 

Quais são os maiores obstáculos para uma pele saudável?

Não há dúvidas que cuidados diários, como hidratação e proteção, são fundamentais para manter a pele saudável. Porém, além de seguir os passos corretamente para  ter um resultado satisfatório, nosso cotidiano pode apresentar obstáculos que influenciam diretamente na pele.

“De acordo com os fatores estudados que constituem o expossoma do envelhecimento da pele (o conjunto de estímulos que a pele recebe ao longo da vida e que podem acelerar o envelhecimento) os principais são: radiação solar, altas temperaturas, poluição, tabagismo, estresse emocional, falta de sono e má nutrição”, afirma a Dra.

Além de todos esses obstáculos, a dermatologista alerta sobre o uso de produtos inadequados, doenças internas, como diabetes, a menopausa e algumas medicações, como os corticóides em altas doses por tempos prolongados. Por isso, é preciso estar sempre em atenção sobre o assunto para evitar ou até mesmo identificar possíveis problemas.

Veja quais são os fatores externos e problemas comuns que prejudicam a saúde da pele

 Os fatores externos podem causar diversos problemas de pele. De acordo com a dermatologista, o mais estudado é a radiação solar, por efeito direto no DNA e oxidativo. Logo em seguida vem a poluição, a qual apresenta também o efeito oxidativo, e pode também promover dano ao DNA celular.

“Ao longo do tempo esses fatores externos podem despertar problemas de pele que prejudicam diretamente a nossa saúde, como o envelhecimento, o câncer de pele, as dermatites, acne e rosácea”, complementa a Dra. Flávia. 

Por isso, antes de pesquisar sobre como ter uma pele saudável é preciso atentar-se ao cotidiano para identificar hábitos e situações que possam refletir diretamente na saúde da pele. Contamos mais para você a seguir.

Como os fatores externos podem afetar a saúde da pele

A nossa pele é exposta todos os dias à luz azul, à poluição, ao estresse e ao banho quente, o que pode causar processos oxidativos, resultando em um envelhecimento precoce e até mesmo doenças mais sérias. Nós contamos para você como esses fatores podem influenciar diretamente na saúde da sua pele. 

Luz azul

A luz azul (ou luz visível) pode afetar a derme de forma direta. O sol é a principal fonte e é através dele que todos nós mantemos a maior exposição. Além desta forma natural, há a iluminação fluorescente, televisões de tela plana e LED, que também irradiam esse tipo de luz.

Segundo a Dra. Flávia, a luz azul leva a fenômenos oxidativos que estimulam a síntese de melanina e ativa a opsina-3, presente nas células que produzem melanina.

Poluição

O dia a dia nas grandes cidades aumenta ainda mais o nosso contato com a poluição do ar. Os agentes poluentes causam impactos diretos na pele, tornando-a flácida, ressecada e opaca. 

“A poluição gera radicais livres que afetam a barreira da pele, ativando as glândulas sebáceas, aumentando a secreção de enzimas que degradam o colágeno, além de provocar alterações nos melanócitos (aumentando manchas) e no DNA das células, favorecendo o câncer de pele”, explica a dermatologista.

Estresse

Já o estresse crônico aumenta níveis de cortisol. “O cortisol, além de aumentar  secreção das glândulas sebáceas, piorando a oleosidade e acne, afeta a imunidade, pois tem efeito imunossupressor, facilitando o aparecimento de infecções, como o herpes, e piorando doenças como a psoríase, vitiligo e dermatite atópica”, diz a Dra.

Banho quente

Em relação ao banho muito quente, sobretudo com muito sabonete, a dermatologista nos conta que o produto remove mais facilmente a camada lipídica de proteção natural da pele, ressecando-a e deixando-a desprotegida. Na prática, além de áspera e descamativa, a pele fica mais pruriginosa e sensível às irritações.

Hábitos que podem afetar a saúde da pele

Confira alguns hábitos do cotidiano que podem influenciar diretamente na saúde da sua pele e você pode não perceber:

  1. Dormir pouco;
  2. Tomar sol sem proteção;
  3. Fumar;
  4. Não higienizar a pele;
  5. Não proteger a pele contra danos ambientais;
  6. Alimentar-se mal.

Lembre-se também de se atentar à alimentação

Além de seguir corretamente o passo a passo de etapas de skincare,  a alimentação também é um dos cuidados especiais que podem influenciar diretamente na saúde da pele..

“Uma dieta rica em alimentos de alto índice glicêmico e baixo teor de vitaminas e sais minerais aumentam os níveis de inflamação crônica, aumentam o estresse na pele (oxidativo) e não oferecem os alimentos que ajudam nosso corpo a se proteger”, afirma a Dra. Flávia, que ressalta a importância de uma alimentação saudável. 

E, agora que você já conhece algumas dicas de como manter a pele do rosto saudável, não se esqueça de rever a lista das suas próximas compras e aproveite para inserir mais frutas e legumes que, quanto mais coloridos, melhor.  

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung