Saiba tudo sobre hidratação para pele oleosa

Início » Skincare » Saiba tudo sobre hidratação para pele oleosa

Já se perguntou sobre a necessidade de usar hidratante quando a pele é oleosa? Se essa dúvida aparece na hora do seu skincare, esta matéria vai ajudar você. Para esse tipo de cútis se manter saudável, é necessário ter cuidados específicos, como lidar com a hidratação para pele oleosa.

Conversamos com a médica e dermatologista Dra. Adriana Viola, que conta sobre a importância de fazer a hidratação, como hidratar pele oleosa e cuidados essenciais para garantir mais saúde. Continue com a gente e saiba tudo sobre o assunto.

 Veja quais os benefícios da oleosidade para pele

Embora normalmente enxergada como vilã, a oleosidade da pele é natural. Ela é produzida pelas glândulas sebáceas do nosso corpo, exerce sua função e faz parte da composição de qualquer tipo de derme.

É a oleosidade que forma a camada que impede a evaporação das moléculas de água que hidratam a pele. Também é ela que permite a distribuição uniforme de pomadas, cremes e outras substâncias absorvidas. 

Porém como tudo em excesso pode fazer mal, com a oleosidade não é diferente. Uma pele que produz muito óleo geralmente apresenta características e aspectos indesejados, mas que podem ser controlados na maioria dos casos, seja com hidratante facial para pele oleosa ou até mesmo corticoides. Contamos a seguir.

Por que é preciso controlar o excesso de oleosidade na pele?

A oleosidade é prejudicial para derme quando as glândulas trabalham acima do normal. E esse trabalho excessivo costuma se manifestar de duas maneiras distintas. 

Na primeira, traz aquele aspecto de brilho excessivo, abrindo as portas para o surgimento de acne. E, nesses casos, é mais fácil identificar e tratar o problema.  Com cuidados diários e uma hidratação com produtos para pele oleosa é possível reverter o quadro.

Na segunda, a oleosidade excessiva sofre oxidação, gerando uma quantidade de sebo que, acumulado, resulta em dermatite seborréica. “Nesses casos, o problema pode ser confundido com ressecamento. A pele fica com aspecto irritado, descamação esbranquiçada no peito, maxilares e zona T da face”, explica a médica.

Saiba a importância da hidratação para pele oleosa

A hidratação consiste em fornecer H2O para as células da pele e, por esse motivo, essa etapa do skincare é essencial em todos os tipos de cútis, mas com produtos específicos para atingir benefícios reais.

A médica Adriana Viola afirma que a hidratação para pele oleosa precisa vir acompanhada de algo que controle o excesso de óleo pra que o processo ocorra sem problemas. 

Com o uso de um bom hidratante para pele oleosa, por exemplo, é possível manter um aspecto mais saudável. “O produto não precisa necessariamente estar associado a uma base oleosa.”, complementa a dermatologista.

Como hidratar uma pele oleosa?

Os cuidados com pele oleosa precisam ser diários. A hidratação pode ser feita logo após a etapa de limpeza e tonificação. Lembre-se sempre de usar produtos adequados para o seu tipo de derme.

A dermatologista Adriana Viola conta que a hidratação para pele oleosa deve ser feita com produtos cujas bases sejam de gel, sérum ou livre de óleos, com um toque seco. 

Para aquelas peles com mais acúmulo sebáceo, as bases dos produtos permanecem as mesmas. Mas, Adriana nos faz um alerta: “No caso dos quadros mais severos de dermatite seborreica, pode ser necessário o uso de cremes com corticoides”. 

Antes de pesquisar qual o melhor hidratante para pele oleosa, é importante ressaltar que se você apresenta um quadro mais intenso de produção de óleo na face e no corpo, é necessário procurar um dermatologista para um tratamento específico.

Água e uma boa alimentação podem ajudar na hidratação da pele

Os cuidados com pele oleosa não se resumem apenas à aplicação de dermocosméticos. Quando associado o uso de produtos à ingestão diária de pelo menos 2 litros de água, os efeitos são potencializados, pois o líquido hidrata as camadas mais profundas da derme. 

A alimentação também influencia diretamente no processo de hidratação para pele oleosa. Existem alimentos ricos em antioxidantes que combatem a oleosidade excessiva e trazem mais benefícios para sua saúde. Se você quiser saber um pouco mais sobre antioxidantes, é só clicar aqui.

Tenha uma rotina saudável

Gostou das nossas dicas? Se você tem pele oleosa,  não se esqueça de hidratá-la todos os dias durante a sua rotina de skincare. Também procure dormir pelo menos 8 horas, beber bastante água e fazer uma dieta com muitas frutas e verduras para manter a saúde do seu corpo sempre em dia.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung