7 dicas de maquiagem para pele seca

Início » Make » 7 dicas de maquiagem para pele seca

Assim como qualquer outra pessoa, quem tem pele seca precisa de cuidados específicos para manter a pele hidratada, bem-cuidada e com aquele viço natural. E quando o assunto é maquiagem: é a mesma coisa. Por isso, fazer a escolha certa dos produtos para pele seca é tão importante.

Você sabia que pular etapas da maquiagem, usar produtos em excesso ou até mesmo indicados para outros tipos de pele pode influenciar, e muito, no resultado final da make? Muitas vezes, o uso incorreto desses produtos acabam realçando o ressecamento, deixando a pele com um aspecto craquelado nada agradável.

Para simplificar esses cuidados e te ajudar a ter uma make mais bonita, conversamos com a dermatologista Rossana Vasconcelos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e reunimos 7 dicas de maquiagem para quem tem pele seca. Confira!

1. Prepare a pele para a maquiagem

Para garantir um resultado melhor e proteger a pele dos danos ambientais, é fundamental preparar a pele para a maquiagem. Primeiro, lave o rosto com um gel de limpeza que mantenha a pele hidratada. Em seguida, passe um hidratante indicado para peles secas. Depois, lembre-se de aplicar o filtro solar, caso vá se expor ao sol.

Se sua pele não é sensível, você também pode fazer uma leve esfoliação depois de lavar o rosto. A esfoliação com produtos para pele seca ajuda a remover as células mortas acumuladas na superfície da pele, uniformizando a textura e deixando um acabamento mais bonito para a make.

Na última etapa da preparação, vem o primer. “Usar um produto para a pele e para os olhos é essencial. Os primers ajudam a maquiagem a permanecer no lugar e criam uma tela lisa para a aplicação da make”, esclarece a dra. Rossana.

2. Escolha produtos cremosos e hidratantes

Na hora de fazer a maquiagem, usar produtos com acabamento e textura indicados para pessoas de pele seca faz toda a diferença. Ao escolher uma base para pele seca, dê preferência às versões mais fluidas e com ação hidratante.

“Procure produtos com fórmulas ricas em ingredientes como glicerina, pantenol, ceramidas, ácido hialurônico, água de aloe ativada e vitamina E”, aconselha a Dra. Rossana.

A base ideal para a pele seca precisa conter mais umidade. Por isso, cosméticos com textura fluida e cremosa são o match perfeito. Além de deslizarem com mais facilidade na hora da aplicação, a cobertura vai manter a pele hidratada, em vez de deixá-la com aparência craquelada.

“A maquiagem inadequada tende a aderir às áreas secas do rosto, em vez de ser absorvida pela pele, fazendo com que pareça irregular e mal aplicada. Além disso, existe o risco de ela desenvolver ou agravar dermatites”, explica a dermatologista Rossana Vasconcelos.

Use produtos para pele seca

Outra dica é usar um corretivo específico para pele seca, com ativos que cuidam e hidratam a pele enquanto então no seu rosto. Além disso, prefira blushes e bronzers nas versões em creme.

3. Evite produtos em pó

Se a sua pele tende a ser mais seca, guarde bem essa dica: produtos em pó são sinônimos de maquiagem craquelada.

“Evite base em pó, pois ela vai aderir às áreas secas do seu rosto, fazendo com que a cobertura pareça irregular. Também não use pós para fixar a maquiagem, já que eles tendem a dar um aspecto mais craquelado à pele seca”, alerta a dermatologista.

Se não dá para usar pó, como selar a maquiagem então? Um spray fixador é uma boa opção para manter o make da pele seca no lugar. Além dos produtos em pó, evite aqueles com ingredientes agressivos, como fragrâncias artificiais e parabenos, pois a pele seca costuma ser mais sensível.

4. Aposte no iluminador 

Você também adora uma maquiagem com acabamento glow? Pois saiba que escolher errado os produtos para pele seca podem deixar a make mais opaca e sem viço. Mas, relaxa: nada que um bom hidratante e iluminador não resolva.

A dica é optar por iluminadores em versão líquida ou cremosa. Para trazer uma luminosidade natural ao rosto, você pode aplicá-lo acima das maçãs. Se quiser uma pele mais radiante, leve o brilho também para outras áreas da face, como a ponta do nariz e nos lábios, acima do arco do cupido.

5. Use uma bruma fixadora

Outra dica de maquiagem para pele seca que faz a diferença na hora de finalizar a make, ou quando sentir que a pele precisa de uma dose extra de brilho e hidratação, é apostar em uma bruma fixadora.

Não tem segredo, é só borrifar o produto no rosto ao longo do dia e pronto: pele mais hidratada, iluminada e com viço natural.

6. Retire a make com água micelar

Uma boa opção para remover a maquiagem da pele seca é a água micelar, que limpa sem agredir a pele. As micelas, que são pequenas moléculas, funcionam como um ímã que atrai as impurezas e os produtos de make. Por isso, não é preciso esfregar a pele.

“Tudo o que você precisa fazer é usar algodão com água micelar e segurá-lo sobre os olhos fechados por alguns segundos, para remover a maquiagem das pálpebras, ou passar no rosto para retirar a base e o corretivo”, ensina a dermatologista. Se for necessário, você pode lavar o rosto depois disso.

7. Maquiagem na pele madura

Desde que nascemos, estamos em um processo de envelhecimento que é natural e contínuo. Logo, chega um momento em que as funções relacionadas à pele não estão mais no seu auge. 

Por volta dos 45 anos, faixa etária em que a mulher entra na menopausa, há uma queda na produção de hormônios femininos, o que causa uma diminuição do colágeno e, como resultado, a pele perde firmeza e elasticidade. 

Buscar produtos de maquiagem para pele madura com texturas mais leves, acetinadas,  creme ou em gel é o ideal para esse tipo de pele. Essas texturas costumam não marcar, nem realçar as linhas de expressão. Outra dica é não usar bases mattes e nem pó em excesso, porque esse tipo de acabamento tende a remover toda a hidratação e viço que a pele madura precisa.

Por causa das alterações hormonais da menopausa, a pele fica mais ressecada. Então, os produtos para a limpeza do rosto devem ser suaves. No caso dos sabonetes, vale apostar nas versões líquidas com fórmulas não agressivas. Ah, lembre-se de ficar de olho nos ativos.

Hora de colocar em prática!

Agora que você já sabe quais produtos para pele seca deixam a maquiagem com um resultado mais bonito, está na hora de pôr em prática! 

Lembre-se também de compartilhar esse texto com alguém que você sabe que tem pele seca. Esperamos que tenha gostado e que nossas dicas deixem sua rotina de make ainda mais smart.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung