Radicais livres: o que são e como combater seus efeitos

Início » Saúde da Pele » Radicais livres: o que são e como combater seus efeitos

Os radicais livres, muito conhecidos quando falamos sobre cuidados com a pele, são moléculas que causam danos, como o aparecimento de rugas – mas que podem ser controlados.

Para compreender melhor sobre o tema, convidamos Luís Julian, químico com 21 anos de experiência na indústria cosmética e gerente de marketing técnico da DSM América Latina para nos explicar o assunto.

Então, o que são radicais livres?

Radicais livres são moléculas presentes no organismo e que estão em constante reação. Eles podem ser gerados na própria pele por fatores externos, como a alta exposição a raios ultravioleta, tabagismo, poluição e até mesmo estresse ou processos naturais do nosso metabolismo, os radicais livres apresentam diversos danos para a pele.

Relacionados principalmente com a degradação de colágeno e elastina – essenciais para a saúde e boa aparência da pele –, os efeitos dos radicais livres resultam em rugas e envelhecimento precoce do rosto, uma vez que ele fica constantemente exposto.

“A radiação solar (principalmente o UVA) gera muitos radicais livres na pele, e daí vem o termo ‘pele foto-envelhecida’, pois de certa forma, foi a exposição à luz do sol que causou o envelhecimento”, completa Luís.

Saiba como combatê-los

De acordo com o químico, se não forem controlados, os radicais livres podem causar danos às membranas celulares, lipídios, proteínas e DNA, contribuindo assim para o envelhecimento da pele, entre uma cascata de outros efeitos deletérios à saúde.

Dessa forma, é possível compreender a importância de combatê-los e cuidar da pele diariamente para prevenir danos à nossa pele, que é o maior órgão do corpo e que está em contato direto com ações externas, como a poluição.

Segundo Luís, os antioxidantes são a melhor forma de neutralizar esses radicais livres e evitar o dano às estruturas da pele. Além disso, eles protegem as células do estresse oxidativo gerado endogenamente – subproduto natural da produção de energia celular.

“Por isso eles são fundamentais em rotinas de tratamento da pele, além de uma alimentação adequada, que contenha alimentos ricos em antioxidantes como frutas e legumes de tons amarelos a vermelho intenso e também nozes e sementes, mas não se restringindo a apenas esses”, completa o químico.

Alguns cosméticos possuem ação antioxidante

É sempre válido ressaltar que é importante se cuidar tanto por dentro quanto por fora. Dessa maneira, utilizar cosméticos na rotina de skincare que possuem ação antioxidante pode contribuir ainda mais no combate aos radicais livres.

O Beyoung Booster, por exemplo, assim como outros produtos da marca, possui Peptídeo de Cobre em sua fórmula, sendo esse um grande ativo antioxidante que protege a pele e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.

Além disso, ele também possui efeitos que contribuem para a cicatrização e regeneração de tecidos, o que ajuda ainda na produção de colágeno e elastina que, como citado anteriormente, são muito afetados pelos radicais livres.

Luís Julian acrescenta: “o uso de cosméticos com antioxidantes acaba ganhando mais importância quando as pessoas começam a perceber o surgimento dos sinais da idade, como as rugas, mas na verdade o uso desses cosméticos pode ser iniciado mesmo antes deste momento, justamente para desacelerar o aparecimento destes sinais.”

Cuide-se diariamente 

Sabendo melhor o que são radicais livres e como combatê-los, é importante ressaltar que o cuidado deve ser diário, desde a alimentação até na escolha dos cosméticos que fazem parte do skincare.

Destacando ainda a importância do uso de protetor solar diariamente, o Facial Essential FPS 50 de Beyoung também possui ativos antioxidantes em sua composição, contribuindo para uma pele radiante e protegida.

“O uso de protetores solares é uma excelente forma de se evitar a formação de radicais livres na pele, porém sempre passa um pouco de radiação pelo filme depositado sobre a pele, e este pouco já é suficiente para gerar radicais livres. Portanto, é recomendado que formulações de proteção solar possuam ingredientes antioxidantes”, conclui Luís.

Lembre-se de que sua saúde vem sempre em primeiro lugar e cuide-se todos os dias.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung