Massagem facial: qual a importância e como fazer corretamente

Massagem facial: qual a importância e como fazer corretamente

A técnica de massagear a própria face ativa a circulação sanguínea no rosto, ajuda a suavizar marcas de expressão e pode ser feita em casa. E agora a gente te conta como fazer uma massagem facial eficaz e os benefícios para a sua pele.

Por que fazer massagem facial? 

Já imaginou como seria para deixar a pele sempre bem hidratada e saudável no conforto do seu lar, com uma massagem super confortável e relaxante? Pois saiba que isso é totalmente possível. Vamos aprender como fazer massagem no rosto para aliviar marcas de expressão, diminuir o inchaço e garantir muito mais firmeza. 

O sucesso entre as mulheres ocidentais é recente, mas a prática faz parte dos rituais de beleza nas culturas orientais há muitos anos, sendo a massagem facial japonesa o exemplo mais conhecido. Conversamos com o dermatologista Gabriel Seme Cury para descobrir os benefícios do procedimento. Confira!

As vantagens que vão te convencer a fazer a massagem

Quando você pensa em “massagem”, o que visualiza? Em geral, a primeira imagem que formamos é a de um momento profundo de descompressão, especialmente voltado para o relaxamento muscular. Pois é isso mesmo, a massagem no rosto tem exatamente a mesma função. 

Quando estamos estressados, o mais comum é que a pele forme vincos em diferentes partes do rosto, e é nesse caso que se deve fazer a massagem facial. “O principal objetivo dela é dissolver os pontos de tensão, melhorar o tônus muscular e ativar a circulação”, explica o dermatologista. 

A massagem facial também age para atenuar expressões de cansaço e reduzir o inchaço das olheiras causadas por uma ou mais noites mal dormidas. Ela funciona como uma drenagem linfática natural e elimina as toxinas acumuladas.

Há ainda o estímulo dos músculos faciais que pode, inclusive, ajudar a definir o contorno da mandíbula, melhorando o aspecto da papada e da flacidez. Muito se fala sobre massagem modeladora facial, mas o doutor Gabriel alerta: 

“Vale lembrar que isso acontece apenas quando a flacidez é leve. Outros procedimentos mais vigorosos podem ser indicados de acordo com o caso. É importantíssimo sempre consultar seu dermatologista”.

Fique atento às contraindicações

Apesar de ser um uma intervenção não-agressiva e relativamente simples, algumas pessoas precisam, sim, ficar atentas antes de decidir realizar a massagem facial por conta própria, ou mesmo com um profissional. 

“A massagem facial é contraindicada para pacientes que passaram por algum procedimento recente, como peelings químicos, aplicação de toxina botulínica (o famoso botox) ou qualquer tipo de cirurgia”, alerta o médico. 

Caso você não se encaixe na descrição anterior, pode fazer sem se preocupar. A massagem é muito recomendada para todas as pessoas que buscam uma pele renovada, saudável e hidratada.

O que usar para fazer uma massagem facial?

Isso varia de acordo com o tipo de pele. Em geral, séruns, cremes, loções, gel-creme, gel, emulsões e óleos são os recursos mais utilizados. Mas há um detalhe: independentemente do produto que você escolher, todos devem ter propriedades hidratantes recomendadas pelo seu médico ou esteticista.

“Um exemplo simples é de uma pele mista ou oleosa. Nesse caso, deve ser aplicado um gel ou gel-creme hidratante, em vez de óleos e cremes mais pesados, a fim de não aumentar a oleosidade já presente”, completa Cury.

Como fazer massagem no rosto?

Agora vem a parte boa! Quando não houver nada que te impeça (como as contraindicações que comentamos), você pode fazer a massagem diariamente, em casa. É claro que, caso prefira um tratamento mais profundo, será necessário buscar por um profissional qualificado.

Como fazer massagem facial passo a passo:

  1. Comece lavando bem o rosto com sabonete em barra, gel ou líquido. Em seguida, aplique o produto sugerido por seu dermatologista (sérum, creme, gel, óleo, etc.), massageando suavemente a face com as pontas dos dedos em movimentos ascendentes, ou seja, de baixo para cima;
  2. Agora, você vai massagear uma parte do rosto de cada vez. Comece deslizando os dedos a partir do meio das sobrancelhas e desça pelas laterais do nariz. Em seguida, faça movimentos circulares na região das bochechas,
  3. Depois, massageie o queixo e movimente as mãos em direção às orelhas. Por fim, com as mãos espalmadas, faça movimentos circulares no rosto inteiro. Não deixe de massagear também o colo e o pescoço. 

Além de todos os benefícios apresentados aqui, tirar um momento para si mesma é muito importante. Inclua uma massagem relaxante facial na sua rotina de beleza, seja pela manhã ou à noite – que tal escolher a sua playlist preferida e aproveitar um momento de tranquilidade todo seu? De quebra, sua pele vai ficar mais sadia e radiante.

Dr. Seme Gabriel Cury – CRM 178.125/SP

@semegabrielcury

CONTEÚDOS RELACIONADOS

0 0 votes
O quanto este conteúdo te ajudou?
Inscreva-se
Me avise sobre:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp