Massagem facial: benefícios e como fazer no rosto

Mulher fazendo massagem facial para revitalizar a pele.
Início » Saúde da Pele » Massagem facial: benefícios e como fazer no rosto

A técnica de massagear a própria face ativa a circulação sanguínea no rosto, ajuda a suavizar marcas de expressão e pode ser feita em casa. Mas saiba que os benefícios vão além da saúde da pele.

A massagem facial é aquele detalhe a mais no ritual de skincare para complementar o momento de autocuidado, proporcionando relaxamento e sensação de bem-estar.

Já quer adotar esse cuidado? Então, continue aqui no Beyoung Blog para saber mais sobre esses e outros benefícios da técnica e ainda aprender como fazer massagem no rosto de forma eficaz.

Por que fazer massagem facial? 

Já imaginou como seria deixar a pele sempre bem hidratada e saudável no conforto do seu lar, com uma massagem super confortável e relaxante? Pois saiba que isso é totalmente possível. 

Vamos aprender hoje a fazer uma massagem facial para aliviar marcas de expressão, diminuir o inchaço e garantir muito mais firmeza. 

O sucesso entre as mulheres ocidentais é recente, mas a prática faz parte dos rituais de beleza nas culturas orientais há muitos anos, sendo a massagem facial japonesa o exemplo mais conhecido.

Para conhecer melhor a técnica, conversamos com o dermatologista Gabriel Seme Cury para descobrir os benefícios do procedimento. Confira!

Os benefícios que vão te convencer a fazer a massagem facial

  1. Alivia tensões

Quando você pensa em “massagem”, o que visualiza? Em geral, a primeira imagem que formamos é a de um momento profundo de descompressão, especialmente voltado para o relaxamento muscular. Pois é isso mesmo, a massagem no rosto tem exatamente a mesma função. 

Quando estamos estressados, o mais comum é que a pele forme vincos em diferentes partes do rosto, e é nesse caso que se deve fazer a massagem facial. “O principal objetivo dela é dissolver os pontos de tensão, melhorar o tônus muscular e ativar a circulação”, explica o dermatologista. 

  1. Minimiza marcas de expressão

A massagem facial também age para atenuar expressões de cansaço e reduzir o inchaço das olheiras causadas por uma ou mais noites mal dormidas. Ela funciona como uma drenagem linfática natural e elimina as toxinas acumuladas.

Há ainda o estímulo dos músculos faciais que pode, inclusive, ajudar a definir o contorno da mandíbula, melhorando o aspecto da papada e da flacidez. Muito se fala sobre massagem modeladora facial, mas o doutor Gabriel alerta: 

“Vale lembrar que isso acontece apenas quando a flacidez é leve. Outros procedimentos mais vigorosos podem ser indicados de acordo com o caso. É importantíssimo sempre consultar seu dermatologista”.

  1. Estimula a produção de colágeno e elastina

Com o estímulo à circulação do sangue e a oxigenação das células do rosto, o processo natural de regeneração da pele é potencializado. Assim, ativos naturais da derme, como a elastina e o colágeno também são estimulados.

Dessa forma, a longo prazo, é possível ver resultados significativos. Entre eles, a melhora do aspecto da pele, trazendo mais viçosidade e flexibilidade.

Fique atento às contraindicações

Apesar de ser um uma intervenção não-agressiva e relativamente simples, algumas pessoas precisam, sim, ficar atentas antes de decidir realizar a massagem facial por conta própria, ou mesmo com um profissional. 

“A massagem facial é contraindicada para pacientes que passaram por algum procedimento recente, como peelings químicos, aplicação de toxina botulínica (o famoso botox) ou qualquer tipo de cirurgia”, alerta o médico. 

Caso você não se encaixe na descrição anterior, pode fazer sem se preocupar. A massagem é muito recomendada para todas as pessoas que buscam uma pele renovada, saudável e hidratada.

O que usar para fazer uma massagem no rosto?

A massagem facial é indicada para todos os tipos de pele. No entanto, para obter resultados ainda mais satisfatórios, é possível associá-la a uma rotina de skincare com cosméticos prescritos por especialistas. Isso pode variar de acordo com o tipo de pele e objetivo do tratamento. 

Hidratação é fundamental 

O dermatologista destaca que independentemente do produto que você escolher, todos devem ter propriedades hidratantes recomendadas pelo seu médico ou esteticista.

“Um exemplo simples é de uma pele mista ou oleosa. Nesse caso, deve ser aplicado um gel ou gel-creme hidratante, em vez de óleos e cremes mais pesados, a fim de não aumentar a oleosidade já presente”, completa Cury.

Intensifique os efeitos da massagem facial 

Vitamina C Beyoung é ideal para fazer massagem facial.

Você já viu, a massagem facial é poderosa contra os efeitos do tempo. Mas saiba que é possível estimular resultados ainda mais aparentes. Para isso, associe à cosméticos com ácido hialurônico, vitamina C e niacinamida

Existem séruns multifuncionais, desenvolvidos para proteger a pele dos danos oxidativos causados por agressores ambientais, poluição e raios UV. Algumas fórmulas ainda contam com agentes hidratantes que atuam nas camadas mais profundas e garantem a manutenção do volume de água nas células.

Além disso, alguns acessórios como o roller ou um gua-sha são bons utensílios para usar nesse momento, ajudam a potencializar os resultados da massagem no rosto e produzem um efeito de “lifting natural”.

Como fazer massagem no rosto?

Mulher fazendo auto massagem facial para melhorar a pele.

Agora vem a parte boa! Quando não houver nada que te impeça (como as contraindicações que comentamos), você pode fazer a massagem diariamente, em casa. É claro que, caso prefira um tratamento mais profundo, será necessário buscar por um profissional qualificado.

Veja o passo a passo a seguir e aprenda a fazer uma massagem facial relaxante sem sair de casa. Confira!

Passo a passo como fazer massagem facial:

  1. Comece lavando bem o rosto com sabonete em barra, gel ou líquido. Em seguida, aplique o produto sugerido por seu dermatologista (loção, creme, gel, sérum, etc.), massageando suavemente a face com as pontas dos dedos em movimentos ascendentes, ou seja, de baixo para cima;
  2. Agora, você vai massagear uma parte do rosto de cada vez. Comece deslizando os dedos a partir do meio das sobrancelhas e desça pelas laterais do nariz. Em seguida, faça movimentos circulares na região das bochechas;
  3. Depois, massageie o queixo e movimente as mãos em direção às orelhas. Por fim, com as mãos espalmadas, faça movimentos circulares no rosto inteiro. Não deixe de massagear também o colo e o pescoço; 
  4. Para completar o processo, aplique o protetor solar para se proteger contra os efeitos dos radicais livres e prolongar a vitalidade da sua pele.

Inclua uma massagem facial na sua rotina de beleza, seja pela manhã ou à noite – que tal escolher a sua playlist preferida e aproveitar um momento de tranquilidade todo seu? De quebra, sua pele vai ficar mais sadia e radiante.

Pequenos hábitos que transformam

Além de todos os benefícios apresentados aqui, tirar um momento para si mesma é muito importante. Seja fazendo skincare, meditando ou malhando, é preciso estar conectado com a sua essência e o que lhe traz felicidade.

Considere também ler o nosso artigo sobre a niacinamida, uma vitamina que promete ajudar a sua rotina de cuidados com a pele.

Pequenos hábitos de autocuidado são fundamentais para manter o equilíbrio do seu corpo e mente. Já falamos sobre isso aqui no Beyoung Blog, acesse Autocuidado: o que é e como cultivar hábitos saudáveis para vida e acompanhe o assunto na íntegra.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung