Niacinamida: o que é, para que serve e 4 motivos para usar

Início » Skincare » Niacinamida: o que é, para que serve e 4 motivos para usar

Você já conhece a niacinamida? Este ativo tem feito sucesso entre quem ama skincare e não é à toa. A cada dia que passa surgem novos estudos que comprovam seu poder de ação no tratamento de manchas na pele, além de sua capacidade de hidratar e suavizar linhas de expressão.

A niacinamida é um ativo sintético um tanto versátil e está cada vez mais presente na formulação de diversos produtos dermocosméticos. Isso porque, ele também pode ser facilmente combinado com outros princípios ativos. Mas a versatilidade não para por aí!

Ele também se adapta muito bem a praticamente todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, já que também é um poderoso anti-inflamatório.

Bom, já deu para perceber que a niacinamida não vai ser só mais um produto esquecido na sua necessaire. Com sua ação potente, oferece resultados incríveis em algumas semanas, sendo uma opção versátil e prática para o dia a dia.

Quer conhecer melhor esse ativo e descobrir porque ele não pode mais ficar de fora da sua rotina de cuidados com a pele? Então fica com a gente, pois vamos te contar todos os segredos da niacinamida.

O que é niacinamida?

A niacinamida é, na verdade, uma vitamina e também é conhecida por outros nomes, como nicotinamida e vitamina B3. Ela é um composto sintético e solúvel em água.

É um ingrediente muito bem visto na indústria dermocosmética pois é uma molécula de simples manipulação e fácil absorção pela pele. Além disso, a niacinamida não se degrada no sol, ou seja, não há restrições para o seu uso diurno e exposição aos raios solares.

Como já comentamos, atualmente, o ativo marca presença na fórmula de diversos dermocosméticos, como séruns, tônicos, hidratantes e outros produtos, como cremes para o corpo e até shampoos. Embora a niacinamida não seja nenhuma novidade no mercado, tem ganhado maior destaque somente nos últimos tempos.

Niacinamida: para que serve?

E se a gente contasse para você que existe um produto que se adapta bem tanto em peles oleosas, controlando a produção de sebo e o brilho. Quanto em peles sensíveis, minimizando processos inflamatórios e vermelhidão?

Parece mentira, né?! Mas é isso mesmo, não estávamos brincando quando dissemos que esta vitamina é um tanto versátil.

A niacinamida também é um poderoso antioxidante, sendo comparado, inclusive, à vitamina C. No entanto, precisa de uma concentração muito inferior. Já que, olhando suas composições lado a lado, a concentração da niacinamida varia entre 2 e 5%, enquanto a vitamina C precisa de cerca de 10 a 30% para obter resultados semelhantes.

Além de tudo, a niacinamida também é capaz de estimular a renovação celular, prevenindo o envelhecimento e uniformizando o tom da pele.

São tantos benefícios que resolvemos selecionar quatro deles para comentar e mostrar para você como esse ativo pode transformar a sua rotina de skin care e a relação com a sua pele. Confira a seguir.

4 motivos para usar a niacinamida + bônus

Poderíamos citar bem mais do que quatro motivos, mas vamos nos ater aos que julgamos mais relevantes às necessidades dos nossos leitores e leitoras. Bora lá?

1. Controle da oleosidade

Como já comentamos, a niacinamida é uma ótima opção para peles oleosas. Isso porque a vitamina consegue controlar a produção das glândulas sebáceas e, assim, equilibrar a oleosidade da pele. 

Dessa forma, a textura da derme não fica apenas mais amena, como o tamanho dos poros também são reduzidos. Assim, sua pele fica muito mais preparada para enfrentar o dia a dia e receber outros produtos, como a maquiagem.

2. Tratamento contra manchas e melasma

Muitas pessoas perguntam: posso usar a niacinamida para tratar melasma? A resposta é: sim! 

Esse ativo foi uma descoberta e tanto para o tratamentos de manchas na pele, tais quais as causadas pelo melasma. A vitamina consegue proporcionar esse resultado em função da sua incrível capacidade de promover a renovação celular.

O ativo também age na prevenção de manchas por inibir a transferência dos melanossomos e dos melanócitos para os queratinócitos na epiderme. 

Desse modo, a vitamina também é eficiente no combate contra as manchas causadas pela hiperpigmentação pós inflamatória, aquelas marcas que ficam após o processo inflamatório de uma espinha. Assim, como as manchas causadas pelo sol.

3. Ação hidratante poderosa 

Como se não bastasse todos os benefícios que já citamos, a niacinamida ainda possui uma ação hidratante poderosa.

Quando a nossa pele está hidratada, sua barreira cutânea fica mais forte e resiste às intempéries, como o clima, poluição e outros. O que ajuda, também, a evitar inflamações e irritações na pele.

Outro benefício da hidratação é a melhora do aspecto da pele. Afinal, não há nada pior do que aquela sensação de pele seca e repuxada. Mas o melhor nós ainda não contamos!

A niacinamida tem o poder de estimular a produção de colágeno, componente essencial para elasticidade da pele. Dessa forma, age como um forte preventivo contra a flacidez e o envelhecimento.

Bônus: escolha ideal para todos os tipos de pele

Como já comentamos anteriormente, a niacinamida vai bem tanto em peles secas, como em oleosas ou sensíveis. Isso porque os estímulos que o ativo provoca são muito bem equilibrados.

Ao mesmo tempo que ele consegue controlar a oleosidade através da regulação das glândulas sebáceas, também possui uma ação hidratante sem igual.

Por outro lado, quando falamos em pele sensível, ele se revela novamente como uma opção mais do que apropriada. Sua ação hidratante somada ao estímulo da produção de ceramidas, fortalece a barreira cutânea e mantém a hidratação desta camada da pele.

Conheça a niacinamida da Beyoung: Booster GEN Sensitive +

Este sérum multifuncional é indicado para peles de todos os tipos, sua fórmula possui propriedades para equilibrar e fortalecer as barreiras de defesa natural da pele. 

O uso contínuo do Booster GEN Sensitive +, promove o aumento da resistência da pele e restaura a hidratação superficial e profunda, aliviando os sintomas incômodos do ressecamento e repuxamento. Também tem ação anti aging, reduzindo linhas finas e recuperando a elasticidade da pele.

Além de, é claro, ser super indicado para peles sensíveis e intolerantes, proporcionando alívio imediato da sensação de irritação, coceira e desconforto.

Já está pensando nos efeitos que a niacinamida pode proporcionar à sua pele? Faça o teste e nos conte os resultados, sua experiência pode ajudar outras pessoas!
E se você quer conhecer mais sobre os super poderes dos ingredientes que usamos em nossas fórmulas por aqui, aprenda tudo sobre em nosso Glossário de ativos: Beyoung.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung