Guia prático: 4 dicas para fazer uma maquiagem saudável

Início » Skincare » Guia prático: 4 dicas para fazer uma maquiagem saudável

Algumas rotinas de make podem acabar prejudicando a saúde da sua pele. Mas com uma rotina de maquiagem saudável é possível incluir cuidados no seu dia a dia para ter uma pele sempre protegida. 

Conversamos com a dermatologista Lucila D’Amico Póvoa (@dralucilapovoa), que conta tudo sobre o tema e dá dicas essenciais para você cuidar da pele enquanto se maquia. Continue com a gente e saiba tudo na hora de fazer a make.

Saiba escolher os produtos

Conhecer o seu tipo de pele e quais são os produtos mais indicados para ela é fundamental para ter uma pele saudável. Essa dica serve tanto para a sua rotina de maquiagem quanto para a de cuidados diários.

Vale fazer uma avaliação com dermatologista para descobrir em qual categoria sua pele se encaixa. “Escolher produtos de qualidade e adequados para o seu tipo de pele é a principal dica para uma maquiagem saudável”, orienta Lucila.

como escolher maquiagem

Faça o seu skincare dia e noite

Além de proteger a pele, uma rotina de skincare é muito importante para uma maquiagem saudável e bem feita. Limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção são as etapas essenciais que preparam o rosto para a make. Confira as dicas da dermatologista para um skincare dia e noite.

Skincare dia

“O primeiro passo é lavar o rosto com um produto ideal para o seu tipo de pele. Depois, aplicar um tratamento da sua escolha e um protetor solar”, ensina a dermatologista. “Um bom primer também faz toda a diferença, pois disfarça imperfeições e aumenta a durabilidade da maquiagem.”

Se os lábios estão ressecados, também é preciso hidratá-los nessa etapa de preparação. “Para resolver isso, é interessante usar um balm à base de vaselina ou manteiga de cacau antes de aplicar o batom”, aconselha Lucila.

Skincare noite 

A rotina noturna de cuidados com a pele também não pode ser deixada de lado. Não tirar a maquiagem antes de dormir pode ser muito prejudicial para a sua pele. “Dormir com maquiagem prejudica a renovação celular e obstrui os poros, podendo causar cravos e espinhas ou até piorar os já existentes”, conta a dermatologista. 

Para o fim do dia, a médica orienta sempre lavar o rosto com sabonete ou loção de limpeza, aplicar um demaquilante ou loção micelar para a área do rosto e olhos, e um produto de tratamento específico para finalizar. E se você quiser ler um texto mais completo sobre skincare, com opções diferentes de rotinas, clique aqui.

Atenção no prazo de validade 

Você olha a validade de tudo antes de comprar ou usar? Prestar atenção na data de validade dos produtos pode poupar muita dor de cabeça quando se fala em saúde da pele. “Produtos de maquiagem vencidos podem estar contaminados com fungos e causar alergias”, explica a médica.

Uma dica é verificar de tempos em tempos o vencimento dos cosméticos que você usa menos, inclusive os que ficam no nécessaire para retocar a make ao longo do seu dia. 

E atenção: se a data de validade aparece apenas na caixa, que geralmente é descartada, uma opção é anotar numa etiqueta e colar na embalagem do produto em si. Assim, você não perde essa informação com a caixa que foi para a lixeira e não usa maquiagem vencida.

Higienize pincéis e esponjas

Se não forem higienizados com frequência, os acessórios para aplicar maquiagem também podem causar problemas de pele, como acne, micoses e herpes labial. “O ideal é lavar cada pincel de maquiagem uma vez por semana”, orienta a dermatologista. Confira o passo a passo abaixo e saiba como higienizá-los.

  1. Para a limpeza, coloque o pincel com as cerdas para baixo sob um fio de água corrente. Isso evita que as cerdas fiquem bagunçadas e que a água escorra pelo cabo;
  2.  Lave o pincel com sabonete bactericida, esfregando as cerdas sobre a mão com movimentos leves e circulares; 
  3. Enxágue e repita a lavagem quantas vezes forem necessárias, até que não tenha mais resíduos de maquiagem nele.

Os pincéis de cerdas naturais exigem um passo a mais: após lavar com o sabonete, passe condicionador e enxágue o produto, para preservar a maciez dos pelos. Por fim, deixe o pincel inclinado sobre uma toalha para secá-lo, mantendo as cerdas para baixo.

pincel de maquiagem

Capriche na make

Agora você já sabe que é possível fazer a sua maquiagem saudável com produtos adequados ao seu tipo de pele e dentro da validade, pincéis higienizados e uma rotina de skincare. Coloque em prática essas dicas e faça aquela sua maquiagem bonita hoje mesmo. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung