Passo a passo para criar uma rotina de skincare

mulher sorrindo com creme no rosto durante rotina de skincare
Início » Skincare » Passo a passo para criar uma rotina de skincare

Que tal aprender a criar uma rotina de skincare? Para esse ritual de cuidados com a pele existem vários produtos, com muitas fórmulas. Por isso, é importante entender quais são os mais indicados para o seu tipo de pele, idade e necessidade. 

Além disso, é fundamental saber a ordem correta de aplicação, já que só assim você conseguirá obter todos os benefícios dos produtos de skincare. Os principais produtos que você deve ter no seu banheiro são aqueles que protegem e nutrem a sua pele, como cremes antissinais, protetores solares, séruns antienvelhecimento e anti rugas.

Planejar uma rotina de cuidados com a pele pode parecer difícil, especialmente quando levamos em conta a disponibilidade de vários produtos no mercado e os vários tipos de rituais de skincare possíveis. Por isso, convidamos a dermatologista Dra. Betina Stefanello para nos ajudar a preparar dois guias simples de como montar uma rotina de skincare.

Qual a importância de manter uma rotina de skincare?

O primeiro passo é entender por que cuidar da pele com uma rotina de skincare é importante. Para isso, confira a opinião da Dra. Betina, médica integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

“Você vai envelhecer mais tarde e vai ter uma pele mais bonita e bem cuidada, mas, principalmente, vai evitar quaisquer tipos de manchas, cicatrizes de acne ou alguma possível inflamação. E o mais importante é a prevenção”, afirma a médica.

Se faltava uma motivação para começar, agora você sabe que produtos de uso diário, especialmente aqueles com proteção solar, previnem o envelhecimento precoce da pele. Sendo assim, foco na prevenção.

Escolha os produtos corretos para seu tipo de pele

Essa confusão também vale para a escolha dos produtos. Afinal, são tantas opções que pode até dar aquele medo de errar, sair comprando tudo quanto é creme e fazer logo aquela rotina de skincare coreana cheia de etapas, preferindo errar pelo excesso.

Se você, por acaso, aplicar algum creme que não é indicado para o seu tipo de pele, isso pode resultar em problemas como manchas, espinhas e, em casos mais graves, até mesmo ocasionar lesões irreversíveis, além de causar um desequilíbrio da microbiota cutânea.

Se você tem dúvidas sobre qual é o seu tipo de pele, o ideal é sempre consultar um dermatologista. Assim, você descobre o que pode e o que não pode usar.

Dicas para uma rotina simplificada e barata de skincare

Foto com dois produtos gel de limpeza Beyoung para rotina de skincare

Essa rotina de skincare representa o tipo mais básico e rápido de cuidados com a pele, utilizando produtos essenciais. Então, se você tem uma vida muito atarefada ou não tem muita paciência, a lista a seguir é uma boa opção para iniciar seu tratamento diário logo pela manhã:

1 – Limpeza com um produto adequado: pode ser um gel de limpeza ou água micelar, por exemplo;

2 – Tratamento para o seu tipo de pele: nesta etapa você pode usar um antioxidante com ação antienvelhecimento;

3 – Filtro solar: mesmo em dias nublados ou quando você não vai sair de casa, é importante passar o protetor, já que até a iluminação artificial pode prejudicar sua pele. É importante que você saiba que o filtro solar é indispensável.

Nessa opção mais enxuta, o principal é a limpeza da pele. “Esse passo é fundamental porque evita a sobreposição de células mortas, fuligem e poluição”, aponta a dermatologista. 

Depois de lavar o rosto, é bom incluir um antioxidante na rotina, que previne a oxidação das células e faz com que os raios solares que penetram na pele não tenham uma ação maléfica. 

“Se não há uma necessidade de tratamento específica — como rugas, manchas, etc — o antioxidante, que pode conter, entre outras substâncias, a vitamina C, entra como um aliado para prevenir o envelhecimento”, completa Betina. No final, você passa o protetor solar e está tudo pronto para começar o dia.

Rotina de skincare para quem quer ir além do básico: passo a passo

“Para quem tem uns minutos extras, podemos incluir alguns passos que colaboram ainda mais com a saúde da pele”, explica a médica. Antes de começar, vamos só relembrar uma questão importante: sempre utilize produtos indicados para o seu tipo de pele. Isso faz com que o resultado saia conforme o esperado. 

Acompanhe o passo a passo e priorize o uso de produtos para o seu tipo de rosto:

Passo 1: limpeza

Limpe o seu rosto utilizando um sabonete adequado para o seu tipo de pele e que remova as impurezas e resquícios de maquiagem, por exemplo. É indicado limpar a pele ao acordar e antes de dormir.

Passo 2: água micelar ou tônico

Após lavar o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele, aplique água micelar ou tônico em um algodão e complete a higienização do rosto. Este passo é fundamental para remover os resíduos que ainda estavam na sua pele e os resquícios de maquiagem à prova d’água.

É importante que você realize este passo após lavar o rosto, está bem? A água micelar ou tônico ajudam a completar a limpeza da pele e a prepará-la para receber os demais produtos, removendo toda a sujeira da pele.

Se você optar por usar um tônico, é importante escolher o indicado para o seu tipo de pele. Caso o seu rosto seja oleoso, é recomendado usar um produto adstringente, já que tem a pele seca ou mais sensível, deve optar pelas versões refrescantes do produto.

Passo 3: esfoliação do rosto

Você também pode acrescentar à sua rotina de skincare a esfoliação. Esse passo ajuda a eliminar as células mortas do rosto, revitalizando a pele e dando brilho.

A esfoliação também elimina a sujeira acumulada nos poros e controla o acúmulo de sebo ou suor. Se sua pele for seca, o ideal é esfoliar a cada 15 dias. Já peles oleosas ou mistas podem fazer esfoliação até 2 vezes na semana.

Passo 4: hidratante para a região dos olhos (opcional)

Após isso, indicamos que você utilize um creme hidratante específico para a região dos olhos. Como os cremes normais podem causar irritação e ardência, é recomendado utilizar produtos próprios para essa região.

A área dos olhos é a mais fina do rosto e precisa de hidratação específica. Os produtos indicados para esta região costumam ser mais nutritivos e mais cremosos.

Passo 5: tratamento específico para o seu tipo de rosto

Para prevenir os sinais da idade no rosto, o próximo passo é aplicar um sérum antioxidante com ação antienvelhecimento. O produto é capaz de minimizar linhas de expressão, rugas e marcas, cicatriz de acne seca.

Com a pele limpa e nutrida, agora você deve utilizar um produto específico para o seu rosto. Aposte em tratamentos para solucionar problemas da sua pele, como oleosidade, rugas ou acne, por exemplo. Quanto mais cuidados você tiver com a pele do seu rosto, melhor será a aparência dela. 

Passo 6: hidrate a pele!

Depois de limpar e nutrir a pele, é hora de hidratar! Jamais pule essa etapa do skincare – até mesmo o ritual básico de cuidados com o rosto inclui hidratação. A maioria dos produtos multifuncionais escolhidos para tratar o rosto, já possuem hidratante. Então, você pode unir essa etapa com a anterior se tiver um creme multifuncional.

Todos os tipos de pele devem ser hidratados. Se o seu rosto for oleoso, você não pode pular esse passo do skincare e sim procurar um creme hidratante específico para pele oleosa. Com um produto específico para este tipo de pele, será possível hidratar a cútis e fornecer oxigênio para as células da pele, contribuindo para um aspecto mais saudável do seu rosto.

É indicado que você hidrate a pele ao menos mais uma vez ao longo do dia. Se estiver usando maquiagem, uma opção é fazer um reforço dessa hidratação utilizando uma bruma spray hidratante. Isso vai causar a aparência de make recém feita.

Passo 7: protetor solar

O protetor deve ser utilizado todos os dias! Vai ficar em casa? Está nublado na rua? Passe o filtro solar! Até mesmo a luz natural em dias sem sol e a iluminação artificial emitida pelas lâmpadas e aparelhos eletrônicos podem prejudicar nossa pele.

Vale ressaltar que existe protetor solar específico para o rosto e os diferentes tipos de pele. Procure o que for recomendado para você usar. Assim como a hidratação, aconselhamos que você aplique o filtro solar ao menos mais uma vez ao longo do dia.

Finalize a sua rotina com os produtos adequados

Além desses passos, também vale a pena incluir um sabonete esfoliante, pelo menos duas vezes na semana, sempre respeitando as características da sua pele. Se ela for muito sensível, é melhor evitar esfoliar muitas vezes. Outra dica importante para ajudar a manter sua pele radiante, é fazer máscara facial ao menos duas vezes na semana.

Viu? Não é tão difícil assim criar uma rotina de skincare e manter a pele hidratada e saudável por mais tempo. Agora que você já sabe do que precisa e em qual ordem aplicar os produtos, é só começar. Nós da Beyoung temos produtos específicos para sua rotina de skincare. Você pode conferir quais são e as indicações de tipo de pele aqui.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung