Tons de pele: quais existem, como identificar o seu + bônus

Início » Make » Tons de pele: quais existem, como identificar o seu + bônus

Se alguém perguntar, você sabe dizer com exatidão qual é o tom da sua pele? Não? Tudo bem, não se preocupe se você não souber a resposta para essa questão, muita gente também não sabe. E foi por isso que resolvemos trazer esse compilado de informações essenciais sobre os tons de pele que existem.

Afinal, realmente não é algo tão simples de se descobrir. É provável que você já tenha passado apuros ao tentar escolher uma base ou, até mesmo, acabou comprando o tom errado por não saber direito a cor da sua pele.

Para identificar o tom correto, alguns critérios precisam ser observados, tais como nível de pigmentação, sensibilidade, capacidade de bronzear-se, entre outros. Mas esses não são os únicos pontos a serem considerados. Pensando nisso, separamos neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre tons de pele.

Vale lembrar também que esse é um tema complexo, a medida engloba outras questões que vão além da cor de pele do ponto de vista biológico, passando pela esfera política e social. No entanto, vamos nos ater hoje a uma discussão sobre a saúde da pele, de acordo com os parâmetros preconizados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Então, se você quer entender melhor quais são os tons de pele e como identificá-los, continue atento a esta leitura, pois vamos contar cada detalhe sobre o tema!

O que são os tons de pele?

Basicamente, os tons de pele variam conforme a predisposição genética, que define o teor de melanina produzida pelo corpo, e a exposição à radiação solar. 

Assim, a pigmentação denominada constitutiva, está relacionada a fatores genéticos, ou seja, que são herdados dos pais. Já a pigmentação facultativa, pode ser induzida e também revertida, à medida que a pessoa fica exposta ao sol.

De modo geral, existem basicamente três tipos de categorização dos tons de pele, são eles o fototipo, o tom de pele e o subtom de pele. Vamos comentar sobre cada um deles a seguir.

Fototipo de pele

Esse é um termo mais técnico para denominar a cor da pele de uma pessoa. De acordo com esse conceito, podemos dizer que o que determina o fototipo de alguém é a quantidade de melanina produzida pelo seu corpo, sem a interferência da radiação solar. Além da cor da pele, a melanina também determina a cor dos olhos e do cabelo.

Os fototipos são classificados em seis níveis diferentes. Essa catalogação foi criada na década de 1970, pelo dermatologista estadunidense, Thomas B. Fitzpatrick. Para criar a definição dos fototipos, ele se baseou em três fatores: o teor de melanina presente na pele, a capacidade de se bronzear que cada tipo possui, assim como a de se queimar.

Vale lembrar que essas não são as únicas definições possíveis, pois as pessoas possuem infinitas tonalidades de pele, sendo impossível catalogar todas. No entanto, são as classificações mais utilizadas quando falamos em saúde da pele e também a mais considerada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Veja a seguir quais são as características de cada um dos fototipos e o nome dos tons de pele. Assim, irá ficar mais fácil identificar qual é o seu.

Pele muito branca

São pessoas com a pele extremamente branca, muitas vezes também possuem sardas, são altamente sensíveis ao sol e nunca conseguem se bronzear. Além do protetor solar, é recomendado o uso de barreiras físicas, como chapéus, lenços e blusas de manga comprida. 

Pele branca

Esse tom de pele também possui pouca melanina. No entanto, já é o suficiente para conseguir um bronzeado leve. Ainda assim, é preciso tomar cuidado e evitar longos períodos de exposição ao sol.

Pele morena clara

Esse é um dos tons de pele mais populares no Brasil. A pele morena clara é mais escura que as anteriores, sendo também mais resistente. No entanto, ainda necessita de cuidados como o uso de protetor solar.

Pele morena escura

A pele morena escura dificilmente se queima e consegue sempre se bronzear. Apesar da pouca sensibilidade ao sol, o filtro solar também é indispensável.

Pele negra

Esse é um tom de pele altamente rico em melanina, o que o torna também mais resistente. Mas, lembre-se, isso não significa que são imunes à queimaduras solares, manchas e tumores. E, ao contrário do que muitos pensam, pessoas de pele negra também devem usar filtro solar diariamente.

Tom de pele

No âmbito popular, o tom de pele passou a ser um conceito mais subjetivo. Ele associa fatores de pigmentação constitutiva e facultativa. Portanto, podemos dizer que existem tons de pele branca, morena e negra.

Por vezes, os tons passam a ser categorizados em grupos maiores, entre claro, médio e escuro. Além de, muitas vezes, extrapolarem as definições apontadas pelo dermatologista Fitzpatrick, visto que pouco ou quase nada é mencionado sobre peles indígenas ou orientais, por exemplo, que também possuem suas singularidades e variações. 

Subtom de pele

Se você adora maquiagem, provavelmente já ouviu falar em tom de pele quente ou frio. Essa é mais uma forma de categorizar os tons de pele, além de ser frequentemente utilizada como parâmetro para escolher a cor da base para maquiagem.

Bom, mas como eu descubro qual é o meu subtom? Você deve estar se perguntando.

Esta resposta é um pouco mais simples. Basta observar como a sua pele se comporta no sol.

Se você fica bronzeada facilmente, será um tom de pele quente. Agora, se você precisa passar longas horas no sol para conseguir aquele bronzeado desejado, provavelmente o seu tom é neutro. Mas, se em poucos minutos no sol você já fica vermelha, o seu tom deve ser frio.

Há ainda profissionais especializados em coloração pessoal, que conseguem identificar a cartela de cores mais adequada para o seu tom de pele. Com a combinação certa, é possível realçar as características positivas do seu rosto e camuflar outros aspectos que talvez sejam desagradáveis como olheiras, por exemplo.  

Bônus: como descobrir a base certa para o seu tom de pele

Depois de tanto falar sobre tons de pele, seria impossível encerrar o assunto sem comentar sobre os tons de base. Afinal, esse é sempre um desafio na hora de comprar maquiagem.

Agora, se você já tem uma ideia de qual é o seu tom e subtom, saiba que tons de pele quentes combinam melhor com bases de fundo amarelado. Por outro lado, se for fria, as bases de fundo rosado são mais recomendadas. Já para quem possui um mix de tons, a recomendação são as bases com fundo neutro.

Para facilitar mais ainda essa escolha, nós da Beyoung, criamos uma tecnologia que ajuda você a descobrir seu tom e subtom, além de mostrar qual a cor da base mais adequada.

O Color ID ajuda você a encontrar a Color Second Skin ideal para o seu tom. Ao acessar o site da Beyoung, procure pelas bases e clique em “Encontre seu tom”. Assim, basta responder algumas poucas perguntas para o teste revelar o tom e o subtom da sua pele. Além de mostrar o tom de base mais indicado para você, é claro.

Agora você sabe tudo sobre tons de pele e provavelmente já conseguiu descobrir qual é o seu, não é mesmo? Base no tom errado, nunca mais. 

Quer descobrir outras dicas incríveis para tornar a relação com a sua pele ainda mais harmoniosa e saudável? Fique sempre de olho aqui, no Beyoung blog.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung