Vitamina E para o rosto: saiba os benefícios desse nutriente essencial para a saúde da pele

Mulher segurando frasco conta gostas de vitamina e beyoung
Início » Smart Beauty » Vitamina E para o rosto: saiba os benefícios desse nutriente essencial para a saúde da pele

É provável que você já tenha escutado falar sobre a vitamina E e sua importância para a saúde do corpo. Mas você conhece os seus poderosos benefícios para a pele? Saiba que ela é um componente essencial para uma derme saudável.

Essa vitamina é encontrada principalmente em oleaginosas, como sementes de girassol e amêndoas. Ela é fundamental para o bom funcionamento do organismo, já que possui importante função antioxidante e anti-inflamatória, sendo um forte combatente no sistema imunológico do nosso corpo. Prevenindo, assim, doenças cardiovasculares e neurológicas.

Mas o nosso foco hoje, é falar sobre os efeitos que a vitamina E proporciona à pele. Presente na fórmula de diversos dermocosméticos, esse ativo é responsável por uma incrível ação hidratante, além de ótimo antioxidante, como já dito, sendo perfeito para manutenção das células da pele.

Quer mais motivos para ter esse ativo na sua rotina de skincare? Então, continue aqui com a gente, vamos te contar sobre outros benefícios da vitamina E para a pele do rosto e mais alguns detalhes que você provavelmente ainda não conhece. Vamos lá?

O que é Vitamina E e onde encontrar?

A vitamina E é um nutriente de estrutura lipossolúvel, ou seja, precisa da gordura para ser absorvida. Por isso, é frequentemente encontrada em oleaginosas. E não é sintetizada pelo corpo, assim, é necessário ingerir ou passar diretamente sob a pele para obter os benefícios.

Alguns dos alimentos ricos em vitamina E são:

  • Sementes de girassol;
  • Amêndoas;
  • Gérmen de trigo;
  • Avelã;
  • Amendoim;
  • Semente de abóbora;
  • Castanha-do-pará;
  • Salmão;
  • Bacalhau;
  • Espinafre;
  • Brócolis.

Vale lembrar também que existem oito tipos diferentes de vitamina E. Quando se busca por produtos com o nutriente, é possível que, ao olhar entre os ingredientes, você o encontre pelo nome de tocoferol ou acetato de tocoferila. 

Vitamina E: para que serve?

Mulher sorridente usando conta gosta para aplicar vitamina e no rosto

Podemos dizer que o “super poder” da vitamina E é a sua ação antioxidante. Estudos comprovam que o ativo age no organismo combatendo os radicais livres, responsáveis pelo processo de oxidação e principal causadoras de doenças degenerativas e do envelhecimento precoce.

A oxidação causada pelos radicais livres desestabiliza as células do corpo que, após o contato, acabam morrendo e se acumulam na superfície da pele. Uma das principais funções da vitamina E é agir justamente no combate da proliferação dessas moléculas. Por isso ela é fundamental para o bom funcionamento do corpo, além de ser ótima para a recuperação da pele. 

Você já deve ter escutado que o sol é um dos principais causadores do envelhecimento precoce, isso porque ele estimula e potencializa a produção de radicais livres no nosso corpo. Por isso, a vitamina E também é responsável por fortalecer o nosso “escudo natural” contra os efeitos dos raios solares. Mas lembre-se que ele não substitui o protetor solar, apenas potencializa o seu efeito.

Por sua capacidade regeneradora, a vitamina E também contribui muito para o tratamento de cicatrizes. Além de ser capaz de suavizar rugas e linhas finas no rosto, sendo muito indicado para quem quer iniciar os primeiros cuidados com a pele.

O nutriente ainda ajuda no fortalecimento da barreira cutânea, responsável por proteger as camadas mais profundas da nossa derme e preservar o sebo e hidratação natural da pele. Assim, a cútis revela um aspecto mais uniforme e viçoso.

Além disso, a vitamina E também é capaz de potencializar a ação de outros nutrientes, a exemplo da vitamina C, amplamente utilizada em produtos cosméticos.

Como usar a Vitamina E?

Você viu, ela pode ser encontrada em diversos alimentos. Portanto, o primeiro passo para aproveitar os benefícios da vitamina E, é manter uma alimentação saudável comendo alguns dos alimentos que listamos acima.

Também é possível fazer a suplementação via oral. Nesse caso, a recomendação é procurar por um nutricionista, ele irá saber se há real necessidade de suplementar a vitamina e qual a quantidade certa a ser ingerida para obter os resultados esperados. Outra forma de obter os benefícios da vitamina E, é através do uso tópico, com cremes e outros produtos cosméticos. 

Como todo cuidado que recomendamos aqui, vale uma visita ao dermatologista para validar a ideia, um especialista irá saber recomendar a melhor opção para você encontrar os resultados que procura para sua pele.

Ainda assim, de modo geral, pode-se dizer que o ativo se adapta bem aos diversos tipos de pele, não havendo contraindicações. 

Color Second Skin: base matte com benefícios multifuncionais da Beyoung

Mulher segurando base color second skin beyoung

Sabendo que uma pele bonita é uma pele bem cuidada, criamos a maravilhosa Color Second Skin, uma base matte que entrega mais do que uma cobertura impecável. Sua fórmula inovadora, livre de sulfatos, ftalatos e parabenos, também trata e protege a derme.

Um dos ativos que se destacam na fórmula do Color Second Skin é justamente a vitamina E, que age proporcionando maior hidratação e atenuando linhas finas no rosto. Mas esse não é o único nutriente em sua fórmula, a composição ainda leva o peptídeo de cobre e a flor de lótus, outros dois poderosos ativos antioxidantes.

A fórmula oil free agrada tanto às peles oleosas, quanto às mais secas, sendo indicado para todos os tipos. E a cobertura matte garante aquela sensação de rosto sequinho, mas sem craquelar ou ressecar a pele.

A Color Second Skin é considerada uma base de média a alta cobertura, deixando a pele mais uniforme em textura e tonalidade. E também é capaz de proporcionar uma ótima duração, benefício que pode ser potencializado com o uso do primer para preparar a pele.

Como criar uma rotina de beleza com vitamina E?

Você viu, existem muitas possibilidades para você inserir a vitamina E. Mas hoje, vamos mostrar como incluir ela na sua rotina de cuidados com a pele. Como já comentamos, uma dessas formas é através de cremes que contam com o nutriente em sua fórmula. 

Por isso, vamos ensinar uma rotina de cuidados com a vitamina E e maquiagem combinada com outros nutrientes presentes nas formulações da Beyoung. Confira!

Limpeza

Toda rotina de cuidados começa com a limpeza da pele. Para isso, você pode usar a Micellar Water em discos de algodão para extrair qualquer resquício de maquiagem ou poluição que possa ter no seu rosto. Repita o processo até que o algodão saia limpo.

Tratamento e ação hidratante

Nossa indicação para a etapa de tratamento é o maravilhoso sérum Booster Gen Anti-Ox Vita C +, com 10% de vitamina C. A fórmula ainda leva outros antioxidantes e também o ácido hialurônico. E os agentes hidratantes ficam responsáveis pela manutenção do volume de água nas células, garantindo uma uma pele viçosa e livre do excesso de oleosidade.

Cobertura impecável e textura uniforme

Com a pele do rosto limpa e hidratada, aplique a Color Second Skin com a ponta dos dedos, utilizando um pincel ou com o auxílio de uma esponja para maquiagem. Para uma cobertura mais intensa, aplique antes o corretivo multifuncional da Beyoung, o Conceal + Pepair. Já para uma cobertura um pouco mais suave, umedeça a esponja antes de aplicar a base.

Pronto, enquanto o sérum garante a ação hidratante e o viço da pele, a base matte proporciona a textura e tom uniformes, além de todos os benefícios da vitamina E. O resultado é uma cútis iluminada, hidratada e saudável por mais tempo.

Chega de escolhas difíceis

Viu? Você não precisa mais abrir mão da make para preservar a saúde da sua pele. Com as fórmulas inovadoras e multifuncionais da Beyoung, beleza e cuidado andam de mãos dadas.


No site da Beyoung tem um teste incrível para descobrir qual é o tom de base correto para sua pele, entre as oito tonalidades disponíveis. Visite agora e confira também os super descontos que rolam por lá!

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung