Tudo que você precisa saber sobre o ph da pele

Início » Saúde da Pele » Tudo que você precisa saber sobre o ph da pele

O pH da pele é um tema que tem tudo a ver com nossa rotina diária de cuidados, sabia? Ele nos ajuda a interpretar o que pode estar errado quando surge algum problema e também a escolher os produtos ideais para cada tipo de pele.

E, para entender qual a função dele e sua importância para a saúde da pele, convidamos a dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor, para nos ajudar nessa matéria. Confira a seguir tudo o que ela nos contou.

Qual é o pH da nossa pele? 

O pH é uma sigla que indica o potencial hidrogeniônico, ou seja, o grau de acidez de uma substância ou de um sistema. A escala de pH vai de 0 a 14. De acordo com o valor, ele pode ser classificado em ácido, neutro ou alcalino:

  1. pH menor que 7 é ácido;
  2. pH igual a 7 é neutro,
  3. pH maior que 7 é alcalino (ou básico). 

Mas o que realmente queremos saber é qual o pH da pele, certo? E a Dra. Flávia explica: “O pH normal da superfície da nossa pele é levemente ácido, de 4,5 a 6,5, dependendo da área”. 

A água, os sais minerais, a secreção sebácea e o suor presentes na camada mais externa da pele são os responsáveis pela acidez, e esses elementos também formam uma barreira que protege a pele e vão nos ajudar a entender a importância de um pH equilibrado. 

Como o pH influencia a saúde da pele?

A função do pH na pele é garantir a sua proteção e integridade, sendo assim, quando está dentro dos seus níveis normais, ele evita que bactérias e fungos se proliferem, e ainda defende a pele de agressões externas. Mas, se o pH da pele ficar desequilibrado, isso pode causar ou agravar alguns problemas. 

“Quando o pH se torna mais ácido ou alcalino que o normal, leva a irritações, desequilíbrio do microbioma da pele (as bactérias, fungos e vírus que são normais e bons) e, em consequência, causa infecções e a piora de condições como acne e rosácea”, comenta a Dra. Flávia. 

O que desequilibra o pH da pele?

Alguns hábitos de limpeza e remédios, além de alterações hormonais e envelhecimento, têm impacto sobre o equilíbrio do pH da pele. E a Dra. Flávia diz ainda que o principal fator externo que interfere no pH é o uso de sabonetes alcalinos, que acabam irritando a pele e a deixando ressecada, sem viço e mais sensível. 

Usar produtos de skincare em excesso – principalmente os que não são adequados ao seu tipo de pele ou que incluem ativos agressivos na fórmula, como os detergentes – também pode causar irritações e afetar o pH. Além disso, entram na lista os banhos quentes, que removem demais a oleosidade, e medicamentos como os retinóides, que promovem ressecamento. 

Já entre os fatores internos, os que têm mais efeito sobre o pH da pele são as alterações hormonais que aumentam a produção de sebo, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, bem como a idade de cada um, que também tem a ver com mudanças no pH, uma vez que com o passar do tempo ele vai se tornando mais neutro. 

Como equilibrar o pH da pele? 

Para descobrir se o pH da sua pele está normal, não é preciso fazer nenhum teste em laboratório, basta observar se ela está diferente do que costuma ser: mais ressecada, mais oleosa ou irritada. Se você detectou algum desses sinais, saiba que existem alguns truques para equilibrar o pH.

“O primeiro passo é respeitar a pele com o uso de produtos com pH mais próximo ao natural dela”, orienta a dermatologista. Evitar tomar banho com água muito quente e tratar as alterações hormonais também é fundamental para o pH da pele ficar balanceado. 

Preciso prestar atenção no pH dos dermocosméticos? 

O pH dos cosméticos deve ser específico para que os ativos da fórmula mantenham seu poder de ação, então nem sempre eles vão estar de acordo com o pH natural da pele. Mas como o mercado da beleza oferece uma infinidade de opções, é possível escolher um produto cujo pH seja mais próximo ao da pele. 

“Sempre que possível, busque por um pH neutro (igual a 7) ou fisiológico (o mesmo da pele), que são mais compatíveis com o equilíbrio da superfície da derme”, aconselha a Dra. Flávia. 

Visitar dermatologistas com frequência é fundamental para a saúde da pele

Agora que você já sabe o que é e como funciona o pH da pele, é válido ressaltar que frequentar dermatologistas é essencial para manter a saúde da pele e ter orientações específicas sobre quais produtos comprar e qual rotina seguir. Somente um profissional qualificado poderá analisar o seu tipo de pele e o que melhor se adapta para ela.

Então, você imaginava que o pH da pele é tão importante para a saúde da nossa pele? Quanto mais entendemos sobre a estrutura e a composição do maior órgão do corpo, mais ferramentas temos para aprimorar os cuidados com a pele

Produtos que equilibram o ph da pele

Como dito anteriormente, o ph da pele é uma barreira protetora entre o nosso corpo e o mundo exterior, sendo assim ele se torna um dos principais mecanismos de proteção. Diariamente o ph é atingido por agressores externos, como poluição, mudança de temperatura e produtos químicos agressivos.

Portanto, produtos de cuidados com a pele que tenham um ph equilibrado ajudam a manter o ph ideal da pele, fortalecendo as barreiras e restaurando as defesas naturais. Aqui na Beyoung os nossos produtos são capazes de equilibrar o ph da pele, veja alguns deles:

Micellar Water

A água micelar Beyoung tem o ph neutro, sendo capaz de equilibrar o ph da sua pele e deixá-la mais saudável e hidratada. 

Gentle Cleanser

O gel de limpeza Beyoung assim como a água micelar possui ph neutro e auxilia nas barreiras protetoras da sua pele, formando uma camada segura contra fatores externos. Esses dois produtos podem ser seus aliados no skincare.

E agora, conseguimos te ajudar a entender sobre o ph da sua pele? Aproveite ainda para comentar o que você achou dessa matéria e siga nos acompanhando no Beyoung Blog e em nossas redes sociais (@Beyoung) para estar sempre de olho nas novidades do mundo do skincare, cuidados pessoais e muito mais.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung