Como cuidar da pele nos dias frios?

Início » Skincare » Como cuidar da pele nos dias frios?

É impossível negar que a nossa pele muda quando as temperaturas estão mais baixas. Geralmente, a gente percebe isso ao notar o ressecamento visível, a descamação, ou até mesmo a diminuição do brilho da pele. E entre tantas mudanças, fica uma pergunta: como cuidar da pele nos dias frios?

Para entender melhor todas as mudanças que acontecem na pele durante a época mais fria do ano e saber a forma mais adequada de cuidar da pele do rosto nesse período, conversamos com a dermatologista e pesquisadora Flávia Addor.

Banho quente faz mal para a pele?

Com a chegada do outono e do inverno, as temperaturas diminuem e trazem mudanças significativas à pele. Sobre a origem dessas mudanças da pele no inverno, a Dra. Flávia Addor diz que: “A menor temperatura e umidade levam a uma tendência de maior ressecamento da pele. Sobretudo pelos banhos mais quentes e demorados, e maior vento, que também resseca a pele”.

Mas, fala a verdade: com tanto frio lá fora, fica difícil conseguir encontrar uma temperatura que seja ideal para você e para a saúde da sua pele, né? Parece que a vontade de deixar a água o mais quente possível é maior do que nossa consciência de que isso não faz nada bem para a pele. E, de fato, sim: banho quente faz mal para a saúde da pele.

A Dra. Flávia Addor afirma: “A água mais quente, ainda mais com sabonete, aumenta a retirada da gordura natural da pele, deixando-a desprotegida. Isso aumenta o risco de coceiras e ressecamento”. Quer cuidar da pele nos dias frios? Controle melhor a temperatura da água durante o banho. O ideal é o banho morno, com temperatura entre 29°C e 38°C.

O clima muda, o cuidado continua

Agora que você já sabe que os banhos quentes fazem mal para a sua pele, está na hora de descobrir quais são os cuidados indispensáveis para o skincare no inverno ou durante os dias mais frios.

Sem dúvidas, manter uma rotina de skincare completa com limpeza, hidratação e proteção solar auxilia, e muito, a sua pele a continuar bem cuidada, hidratada e protegida por mais tempo. E quando o assunto é cuidar da pele nos dias frios: hidratação nunca é demais! Principalmente se a sua pele for do tipo seca, já que tem mais chances de sofrer com o ressecamento causado pelas baixas temperaturas.

De acordo com a Dra. Flávia: “Manter a pele do rosto e do corpo bem hidratada ajuda a manter a saúde da pele nesse período. Pois restabelece a função da barreira protetora da  pele, perdida com mais facilidade, além de dar mais conforto. Pele mais macia e mais maleável, sem descamação, coceira ou repuxamento”.

Precisa usar filtro solar no inverno?

Todo mundo já está cansado de saber que o filtro solar é indispensável na rotina de skincare de qualquer pessoa. Mas, nem todo mundo lembra de aplicá-lo antes de se expor ao sol, não é verdade? Principalmente quando o dia amanhece nublado, com mais nuvens e praticamente sem sol. Pois não deveria ser assim.

Os cuidados de proteção solar são para a vida toda e devem ser seguidos todos os dias, independente se o dia tem sol ou não. É um hábito simples, mas que faz total diferença para a saúde da sua pele hoje e no futuro.

Além de proteger a pele dos raios UVA e UVB, usar um bom filtro solar também auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo ao câncer de pele.

Por isso, é muito importante não descuidar da proteção solar, uma vez que as menores temperaturas “disfarçam” a ação do sol e, com isso, os danos solares podem ocorrer da mesma forma.

Como manter os lábios hidratados? 

Sabemos que a pele muda no outono e inverno. Mas, além disso, dá pra perceber que o clima está mais frio quando os lábios da boca dão os primeiros sinais de ressecamento.

Para mantê-los sempre macios e hidratados, a dica da Dra. Flávia é prevenir a ação do vento e da baixa umidade com hidratantes labiais, evitando passar a saliva a todo momento. Além disso, quando já estiverem ressecados, evite alimentos ácidos e cítricos, pois eles tendem a piorar a irritação.

A dica de aqui é: invista em produtos que ofereçam um lip care completo, hidratando e protegendo os lábios, ao mesmo tempo em que trata. 

Esfoliar a pele em dias frios: pode ou não?

Fazer uma esfoliação semanal é muito importante para garantir à pele uma aparência mais uniforme, hidratada e saudável. Essa etapa promove a renovação das células, eliminando as que estão mortas e estimulando a produção de outras novas.

Porém, de modo geral, durante o período com baixas temperaturas é recomendado reduzir a frequência de esfoliação da pele. Por mais que seja uma esfoliação feita em casa e mais superficial, ela pode acabar removendo excessivamente os lipídios, que já estão reduzidos por conta dos banhos mais quentes, da hidratação e da menor umidade. O que pode acabar deixando a pele mais suscetível a irritações.

Pele bem cuidada o ano todo

Para simplificar a sua rotina de skincare no outono e inverno e te ajudar a cuidar da pele nos dias frios, criamos uma lista com os cuidados essenciais:

  • Limpe o rosto todos os dias pela manhã e à noite;
  • Beba água e cuide da sua alimentação;
  • Use um hidratante específico para o seu tipo de pele;
  • Evite banhos muito quentes e demorados;
  • Evite também usar sabonetes em excesso no corpo e no rosto,
  • Lembre-se de aplicar o filtro solar todos os dias.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para cuidar da pele nos dias frios do jeito que ela precisa. Lembre-se sempre: limpeza, hidratação, tratamento e proteção solar são bem-vindas o ano todo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung