Como controlar a ansiedade: 9 dicas para aliviar as crises

Menina sentada com ansiedade
Início » Autocuidado e Bem-Estar » Como controlar a ansiedade: 9 dicas para aliviar as crises

Há muitas maneiras de controlar a ansiedade se você estiver ansioso para fazer algo ou vivenciando com um transtorno de ansiedade. Em algum momento, esse tormento afeta a todos e pode se manifestar de formas diferentes nas pessoas. 

Ter sentimentos ocasionais de ansiedade é uma parte normal no dia a dia, mas pessoas com transtornos de ansiedade experimentam angústia, medo, terror e pânico frequentes e excessivos em situações cotidianas. Esses sentimentos não são saudáveis se afetarem sua qualidade de vida.  

Quando somos confrontados com um teste importante ou uma grande mudança de vida, a ansiedade pode ser uma resposta perfeitamente normal. Mas para uma pessoa que sofre de um transtorno de ansiedade, no entanto, é mais do que uma preocupação ocasional.  

Para te ajudar nessa jornada, experimente estas 11 sugestões para controlar a ansiedade, conseguir relaxar sua mente e ajudá-lo a recuperar o controle de seus pensamentos. 

Dicas para controlar a ansiedade

Viver com a ansiedade nunca é fácil. Milhões de pessoas, assim como você, lutam contra esse mal diariamente e estão procurando maneiras de encontrar alívio. Aprender a controlar a ansiedade é um processo de longo prazo e não algo que pode ser concluído da noite para o dia. 

Mas existem maneiras de combater sua ansiedade que podem ser integradas à sua vida diária. Confira abaixo 9 estratégias para ajudá-lo nesse processo. 

Controle sua respiração 

Uma das melhores coisas que você pode fazer quando começa a sentir uma sensação familiar de pânico é respirar. Pode parecer básico, mas é a maneira mais favorável de gerenciar sintomas de ansiedade.

Quando estamos ansiosos, nossa respiração se torna rápida e superficial. A respiração abdominal profunda ajuda a diminuir a ansiedade, estimulando o corpo ao relaxamento. Pratique de tempos em tempos para que se torne uma segunda natureza fazê-lo quando estiver sob estresse. 

Respirar profundamente e lentamente é a chave para experimentar benefícios incríveis para a sua saúde. Também é uma boa ideia concentrar seus pensamentos na respiração e nada mais.  

O método de respiração 4-7-8, por exemplo, costuma ser apresentado como um possível auxílio ao relaxamento e pode ser praticado quando você estiver alguns minutos para si mesmo. 

  1. Coloque uma mão em seu estômago e outra em seu peito.
  2. Respire fundo, contando até quatro enquanto inspira.
  3. Prenda a respiração e conte até sete.
  4. Conte até oito enquanto expira. Se imagine empurrando todo o ar para fora dos pulmões.
  5. Repita três vezes ou até se sentir mais calma. 

Se distraia

Se nada parece estar funcionando para tirar seu foco de seus pensamentos ansiosos, talvez seja hora de encontrar uma distração temporária.

Tente qualquer coisa que redirecione sua atenção para longe de emoções angustiantes. Pratique yoga, escute música, faça uma massagem ou aprenda técnicas de relaxamento. Recuar-se do problema ajuda a limpar a cabeça.

Ao se concentrar em algo que você realmente gosta, pode quebrar o ciclo de pensamentos negativos e lhe dar algum alívio. 

Pratique atividades físicas 

Menina sorrindo com roupa de treino

Se você está se sentindo ansioso, mover seu corpo de forma consistente pode ajudar. Praticar atividades físicas pode ser muito eficaz para aliviar os sintomas de ansiedade e melhorar seu humor. 

O exercício é o remédio anti-ansiedade da natureza. Além de limpar a mente, disparar as endorfinas e ajudá-lo a dormir profundamente à noite, pessoas que se exercitam vigorosamente e regularmente liberam hormônios da felicidade, promovendo o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia.

Faça meditação 

Mulher meditando de frente para o mar

Embora não haja como se livrar da ansiedade, a meditação pode ter um benefício após uma sessão. Mas com a prática regular de meditação, aumentamos nossa capacidade de gerenciar a ansiedade.

Estudos mostram que quando se torna um hábito, meditar nos ajuda a desenvolver as habilidades para controlar melhor a ansiedade e o estresse, além de cultivar a paz de espírito. 

Passe um tempo com amigos e familiares

Mulher rindo com as crianças

Passar tempo com amigos e familiares pode ajudar a deixar para trás momentos estressantes. Acredita-se que socializar contribui na liberação de ocitocina, que é um alívio natural do estresse e reduz o efeito do cortisol. Estar com quem amamos imediatamente nos deixa felizes e de bom humor.  

Redirecione sua mente para um pensamento positivo 

Busque entender o que desencadeou os pensamentos ansiosos e veja se você pode reformular a situação de uma forma mais realista ou positiva. 

Tente identificar um pensamento ou ação que você associa à calma. Faça uma pequena pausa do seu dia para fazer um chá ou ouvir música que seja otimista. Quando não for viável mudar as atividades, use imagens mentais para viajar para algum lugar que lhe traga conforto e vá para o seu lugar feliz, por assim dizer. 

Organize o dia 

Organizar sua rotina é uma excelente prática para lutar contra ansiedade. A explicação disso é bem simples, já que uma rotina planejada te deixa mais tranquilo e é uma ótima maneira de conseguir cumprir tudo o que precisa ser feito sem preocupações. 

Se você está no trabalho ou em casa, é importante fazer uma lista de tarefas e planejar o dia com antecedência. Assim, você reduz a imprevisibilidade e a acumula autoconfiança para seguir com o dia.  

Cultive hábitos saudáveis

Investir em sua saúde física trará benefícios para seu bem-estar mental. Coisas como evitar o excesso de cafeína, dormir adequadamente e se exercitar regularmente podem ajudar a prevenir e reduzir a ansiedade. Nutrição e hidratação adequadas também são importantes. 

Assim como pensar em algo engraçado quando você está tendo um episódio de ansiedade, já que trabalhar humor em sua vida diária pode auxiliar a reduzir a ansiedade e o estresse

Cuidar do seu corpo ajudará a dar à sua mente força e energia de que precisa para superar desafios, agora e no futuro.

Terapia 

Mulher na terapia com o profissional

O cérebro desempenha um grande papel em nossas vidas. Se não for atendido, isso pode afetar tanto o seu bem-estar físico geral quanto o bem-estar mental, já que lidar com sentimentos de preocupações e de ansiedade pode ser bastante difícil.

Quando o transtorno de ansiedade, a depressão e a saúde mental estão relacionadas e se tornam mais profundas ou descontroladas, a terapia, com auxílio de orientação médica, pode ajudar no tratamento e controle desses sinais e sintomas perturbadores.

No entanto, você não precisa esperar que seus sintomas ou estresse piorem antes de poder ir para a terapia. Em vez disso, você pode combinar a terapia com outras técnicas de gerenciamento de estresse. 

Com a prática, você pode começar a se sentir confortável fazendo exercícios, técnicas de relaxamento e calmantes, exercícios respiratórios e uma dieta controlada. Dessa forma, você pode ser capaz de controlar o estresse melhor do que o habitual e diminuir o risco de desenvolver condições médicas prejudiciais para a saúde. 

Cuide da sua saúde com as nossas dicas 

Esperamos que esta matéria tenha ajudado você a entender dicas fundamentais para controlar a ansiedade. É importante estar atento aos sentimentos de preocupação para não afetar a sua qualidade de vida e procurar orientação médica quando necessário.

Aqui na Beyoung levamos muito a sério a saúde e o bem-estar de todos os nossos criadores e clientes e por isso dispomos diversos conteúdos como este no nosso blog para ajudar no seu autocuidado e bem-estar.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung