Depressão na menopausa: como lidar?

Início » Autocuidado e Bem-Estar » Depressão na menopausa: como lidar?

Muitas mudanças acontecem na vida e na saúde mental de uma mulher com a chegada do climatério, aquela fase de transição entre o período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo. Dentre essas mudanças, há uma que merece atenção redobrada: a depressão na menopausa.

Para te ajudar a descobrir como passar por essa fase da melhor forma e como tratar a depressão na menopausa, conversamos com a psicóloga Tamires Carrasco Carmo. Confira a seguir tudo o que ela nos disse sobre o assunto.

Primeiros sintomas emocionais da menopausa

Quando algo em nosso organismo passa a funcionar de forma diferente, nosso corpo sempre nos dá os sinais. E, junto à menopausa, há a diminuição da produção hormonal. Mas qual o impacto disso na saúde psicológica da mulher? Como perceber os primeiros sintomas de depressão na menopausa?

Antes de mais nada, vale ressaltar que os sintomas emocionais na menopausa podem variar de mulher para mulher. Além disso, não leve a sério os testes disponíveis na internet com fórmulas de como descobrir a depressão.

Pelo contrário, ao notar qualquer alteração, não exite em buscar ajuda profissional. Só assim será possível chegar a conclusões mais assertivas, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais de cada pessoa em especial.

“Uma das principais mudanças percebidas é a mudança no humor. Ou seja, uma oscilação entre irritabilidade, melancolia, angústia e tristeza. Também pode ser percebido o aumento na ansiedade e insônia”, conta a psicóloga Tamires.

Toda mulher tem depressão na menopausa?

Tudo, claro, depende do contexto social em que cada mulher está inserida. Quais são as características da sua personalidade? Como está sua autoestima? Como é sua estrutura familiar? Esses são pontos que precisam ser levados em conta.

“Mulheres que têm condições psíquicas mais adequadas conseguem passar por essa fase de maneira mais satisfatória, com menos sofrimento emocional e mais qualidade de vida. Já mulheres com tendências ansiosas, com estrutura familiar não saudável, podem ter mais dificuldade em lidar com essa fase, gerando mais sofrimento”, complementa a psicóloga.

Para te ajudar a identificar os primeiros sintomas emocionais da menopausa, listamos as três principais queixas apresentadas pelas mulheres nas consultas psicológicas com a psicóloga Tamires Carrasco:

  1. Oscilações de humor;
  2. Diminuição do desejo sexual,
  3. Aumento da ansiedade.

Já tive quadros depressivos antes, devo me preocupar?

Mulheres que já apresentaram quadros depressivos têm mais chances de entrarem em depressão durante a menopausa.

Segundo a psicóloga Tamires Carrasco, isso tende a acontecer devido às alterações hormonais naturais durante o climatério, que podem afetar a reprodução de neurotransmissores que estão ligados à depressão. Por este motivo, o risco de desenvolver a depressão na menopausa é considerado duas vezes maior.

Mas nem tudo está perdido. Hoje, com o avanço da ciência e da medicina, é possível que as mulheres busquem a melhora da sua saúde mental, enfrentando essa fase com a ajuda da Terapia de Reposição Hormonal

Sobre isso, a psicóloga ressalta: “Para as mulheres que a saúde mental foi afetada durante o período da menopausa, a reposição hormonal tem tido bons resultados no que diz respeito a lubrificação vaginal, melhora da libido, maior qualidade de sono, redução na irritabilidade e na ansiedade”.

Entrei na menopausa: o que fazer?

A primeira coisa a se fazer ao notar qualquer sintoma da menopausa é procurar um médico ginecologista para confirmar o diagnóstico. 

Já em relação à saúde mental e o surgimento da depressão na menopausa, busque um psicólogo para iniciar um acompanhamento psicológico e aprender a lidar melhor com essa fase que traz mudanças significativas. 

“Se os sintomas forem intensos, um psiquiatra deve ser procurado para avaliação de uma possível introdução medicamentosa para depressão, para melhorar o estado de humor”, complementa a psicóloga Tamires Carrasco Carmo.

Fora isso, técnicas de relaxamento e a prática de exercícios físicos podem te ajudar, desde já, a se preparar melhor para essa nova fase da vida.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e mostrado formas positivas de enfrentar a depressão na menopausa. Lembre-se: preze sempre pelo seus momentos de autocuidado e pela melhora da sua saúde física e mental.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung