Filtro solar para o rosto: por que usar e como escolher o melhor?

Fltro solar sendo aplicado o rosto
Início » Skincare » Proteção » Filtro solar para o rosto: por que usar e como escolher o melhor?

Você sabe qual a importância do filtro solar para o rosto? Além disso, por que usar e como escolher a melhor opção?

O hábito de usar protetor solar é essencial para manter uma pele saudável e macia, livre de manchas e irritações que a exposição solar pode causar. 

É importante se atentar ao uso em todos os períodos do ano, entretanto, no verão o cuidado é redobrado e foi pensando nisso que preparamos este guia sobre o filtro solar. Continue com a leitura!

O que é filtro solar?

Mulher tomando sol e colocando filtro solar

Resumidamente, o filtro solar é um componente fotoprotetor que está presente em cosméticos de uso tópico para a pele.

Atua absorvendo ou refletindo os raios UV e protegendo a pele, garantindo que os raios solares não danifiquem a camada protetora do corpo. 

Ou seja, quando os raios solares entram em contato com a nossa pele, o filtro solar serve como uma barreira protetora que absorve ou os reflete, dessa forma a pele recebe uma parte menos agressiva da energia solar refletindo o restante.

Além disso, existem diversos tipos de filtros solares de acordo com a necessidade de cada tipo de pele. O ideal é utilizá-lo sempre que possível e em todas as estações do ano, mas o verão merece uma atenção especial devido a intensidade do sol e calor.

Utilizando o protetor solar ideal é possível evitar consequências, como:

  • Rugas;
  • Flacidez;
  • Manchas;
  • Queimaduras;
  • Alergias;
  • Desenvolvimento de câncer de pele, etc.

É muito comum confundir o filtro solar com o protetor solar, mas na verdade não são a mesma coisa. Confira no próximo tópico!

Filtro solar X protetor solar 

Apesar de ser facilmente confundido, o filtro solar e o protetor solar, mesmo que muito semelhantes, não são exatamente a mesma coisa.

Resumidamente, o filtro solar é um componente do protetor solar, ou seja, o filtro solar está no protetor solar.

Enquanto o protetor solar é um item cosmético com o objetivo exclusivo de proteger a pele e os lábios contra a radiação UVB e UVA, o filtro solar é o ingrediente que compõe o protetor e tem a capacidade de filtrar os raios.

Além dessa, há muitas outras dúvidas acerca deste componente tão importante para a saúde da pele. 

Filtro solar com cor protege?

Já sabemos a importância de considerar o filtro solar na rotina, além do skin care, já que é necessário aplicar pelo menos 2 vezes ao dia.

Caso a pele esteja exposta em excesso ou em situação de suor, é necessário reaplicar para garantir que estará protegida.

No caso do filtro solar com cor, não há com o que se preocupar, pois é tão eficaz quanto o filtro solar sem cor. Além disso, optar pelo protetor solar com cor pode ter alguns benefícios, como:

  • Substituição da base na maquiagem;
  • Deixar a pele mais uniformizada;
  • Proteger a pele da luz visível: telas, televisão, lâmpadas fluorescentes etc.

Isso porque o filtro solar com cor funciona como uma película protetora da pele, além de prevenir contra os raios UVB e UVA, também previne a luz visível, que muitas vezes pode ser esquecida, mas mesmo sendo em uma escala muito menor, também é nociva a saúde da pele.

Filtro solar com cor X pele oleosa

Naturalmente, ao falarmos de qualquer produto a ser utilizado na pele oleosa, é muito importante considerar as características deste tipo de pele, seguido do tratamento adequado para a mesma.

A pele naturalmente produz um sebo que atua como protetor natural, entretanto, alguns fatores podem fazer com que essa pele sinta a necessidade de produzir sebo em excesso e é dessa forma que surge o que conhecemos por pele oleosa.

Entre esses fatores, estão:

  • Desequilíbrio hormonal;
  • Gordura em excesso na alimentação;
  • Lavá-la com água muito quente;
  • Utilização de produtos inadequados;
  • Falta de higiene;
  • Excesso de luz solar, entre outros.

Portanto, ao escolher por produtos, sejam cremes, filtro solar ou qualquer cosmético, o recomendado é que opte por texturas mais leves e toque seco, com o filtro solar a consideração é a mesma. 

Isso porque esse tipo de pele já produz a quantidade de sebo necessária e um produto mais denso pode aumentar a produção de oleosidade.

Por isso, a recomendação ao escolher pelo filtro solar com cor é a mesma: opte por texturas mais leves e de preferência que tenham um toque seco.

Qual é o melhor filtro solar para o rosto?

Moça colocando protetor solar e sorrindo

Como já citado anteriormente, o filtro solar é um item de extrema importância para a saúde da pele.

Assim como a pele necessita de cuidados adequados e cada tipo de pele tem uma necessidade diferente, no entanto, ao escolher o melhor filtro solar para o seu tipo de pele é importante levar isso em consideração.

Veja qual o melhor tipo de filtro solar, de acordo com os tipos de pele.

Pele seca

A pele seca tem por característica o ressecamento e a sensibilidade, sendo mais suscetível a irritações, alergias e descamação.

Portanto, é uma pele que exige mais hidratação. Neste caso, o filtro solar em textura de cremes com ação hidratante é a melhor opção, além da utilização de outros produtos adequados à mesma.

Obs: cremes com ação hidratantes não significa cremes com proteção UVA e UVB, é muito importante a utilização do filtro solar mesmo após a aplicação de um creme que possua este tipo de proteção.

Pele oleosa e acneica

Para a pele acneica é importante aderir aos produtos Oil Free (livre de óleos), pois se não utilizar o produto adequado  pode se intensificar a produção de oleosidade e causar mais inflamação de pele, como espinhas e acnes.

Portanto, para este tipo de pele o ideal são opções de filtro solar com efeito matte e minimizador de poros, além de ser imprescindível texturas mais leves e de toque seco.

Pele mista

A pele mista é aquela que possui mais oleosidade apenas em algumas regiões do rosto, geralmente na chamada zona “T”, que consiste em testa, nariz e queixo.

Portanto, para pele mista, o ideal é optar por produtos de textura leve e fluída, e que possua uma absorção rápida e com o filtro solar a ideia é a mesma.

Qual o FPS (fator solar) adequado para garantir a proteção?

Muitas dúvidas espreitam quanto ao fator de proteção solar, o conhecido FPS, portanto, adiantamos que a pele branca não produz tanta melanina, o que serve como uma proteção natural e por isso necessitam dessa atenção na hora de escolher o protetor solar.

Entretanto, é imprescindível utilizar o filtro solar em todos os tipos de pele, pois não significa que peles mais escuras não necessitam de proteção.

Além disso, é importante lembrar que o uso do filtro solar é indispensável não só com a exposição direta ao sol quando em lugares abertos, mas em ambientes fechados também.

Previna-se sempre

Como já citado, no verão a exposição solar é mais intensa.

Por isso, além do filtro solar existem alguns outros cuidados que devem ser tomados para garantir uma pele saudável, como, por exemplo:

  • Sol direto na pele somente antes das 10h da manhã e após às 16h da tarde;
  • Se precisar se expor ao sol fora desse período, utilize mangas compridas e roupas que cubram o corpo;
  • Hidrate-se sempre;
  • O filtro solar deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes da exposição solar;
  • Opte por óculos com proteção UVA e UVB;
  • Utilize chapéus;
  • Consuma frutas e alimentos ricos em vitamina C e E.

O cuidado nunca é demais, por isso é tão importante estar atento e garantir sua proteção.

Sua saúde em primeiro lugar

Agora que você já sabe a importância da utilização do filtro solar, busque entender qual é o seu tipo de pele e o fator adequado para a mesma. Um dermatologista deve te ajudar neste processo. Portanto, manter uma rotina de cuidados com a pele é imprescindível para garantir bem estar e qualidade de vida. 

Te convidamos a conhecer a nossa linha de produtos através do nosso catálogo. Lá você encontra tudo o que for necessário para cuidar da sua cútis com o maior amor do mundo. Continue acessando o nosso blog e fique por dentro do universo da saúde e beleza, é sempre um prazer te ter aqui!

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung