Qual a importância do sono para a pele?

Início » Saúde da Pele » Qual a importância do sono para a pele?

Dormir bem é um dos principais fatores para termos uma vida saudável. Além disso, é essencial para o bom funcionamento do organismo. Mas você já parou pra pensar na importância do sono para a pele

De acordo com a dermatologista Flávia Addor, “as funções da pele variam ao longo do dia. No período da noite, enquanto dormimos, ela está em um acentuado processo de renovação”. Além disso, é durante o sono que os radicais livres, prejudiciais para a pele, são eliminados. 

Por isso, não retirar a maquiagem antes de dormir e a má qualidade do sono atrapalha esses processos e traz muitas consequências negativas para a pele. Confira agora quais são esses problemas, como podemos tratá-los e, principalmente, algumas dicas de como regular o sono

O que acontece com a pele quando não dormimos bem? 

Dormir mal pode causar desequilíbrios hormonais, promover a formação de radicais livres e diminuir a produção de colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele. Então, o sono sem qualidade provoca muito mais do que olheiras

“Há estudos que demonstram que a pele pode ficar desvitalizada, ressecada ou, ainda, haver piora de algumas doenças, como a acne, em pessoas predispostas”, conta a Dra. Flávia. O envelhecimento precoce, com o aparecimento ou agravamento de rugas e flacidez, se somam à lista.

Principais problemas de pele causados pelo sono inadequado 

Bom, já falamos que as olheiras, a aceleração do envelhecimento e uma pele ressecada e sem viço são alguns dos problemas causados por noites maldormidas. Agora vamos explicar com mais detalhes por que eles surgem e como o skincare e os tratamentos dermatológicos podem ajudar. Acompanhe: 

Olheiras

A região ocular é uma parte do rosto bem vascularizada e, quando a proteína hemoglobina, presente no sangue, fica acumulada nas células em torno dos olhos, aparecem as olheiras. Além de fatores genéticos, o cansaço influencia na formação dessas marcas de tom arroxeado. 

“As olheiras têm dois componentes: pigmentar (uma tendência da pele da pessoa) e vascular (muda de acordo com o cansaço)”, explica a dermatologista. Para tratar as olheiras, existem dois caminhos: dermocosméticos clareadores ou procedimentos em consultório.

Em relação aos produtos de skincare, eles devem conter ativos como vitamina C, cafeína, ácido hialurônico ou ácido tioglicólico, que contribuem para o clareamento das marcas e melhoram o aspecto de dobras superficiais abaixo dos olhos.”

“Os tratamentos dermatológicos incluem peelings, luz intensa pulsada ou mesmo preenchimento com ácido hialurônico injetável”, orienta a Dra. Flávia. Ou seja, tudo vai depender de cada caso. Por isso, é fundamental fazer uma avaliação com o dermatologista. 

Envelhecimento precoce 

Os médicos recomendam dormir de sete a oito horas por noite, em média. Esse é o tempo que o organismo precisa para completar a renovação celular, equilibrar os hormônios e eliminar os radicais livres. Quando se dorme menos que o necessário, esse ciclo fica comprometido e a pele ganha uma aparência cansada e envelhecida. 

Ressecamento e perda de viço 

O sono insuficiente também causa alterações na barreira de proteção da pele, o que aumenta as chances de ela ficar opaca e ressecada, inclusive com descamação. Nesse caso, os hidratantes e antioxidantes podem minimizar os danos. Esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana também ajuda a recuperá-la.

Bons hábitos para regular o sono 

A verdade é que, só investir no skincare ou em procedimentos dermatológicos não é o suficiente se você não resolver a origem dos problemas: a má qualidade do sono. E para dormir bem é preciso mudar alguns hábitos.

A primeira dica você já deve ter ouvido bastante: evite usar aparelhos como celular e computador ou assistir TV antes de dormir. O ideal é escolher algo que te ajude a relaxar, como ler, meditar ou tomar um chá. O importante é ficar longe da luz que os eletrônicos emitem, que estimula o cérebro e atrapalha o sono. 

E por que não fazer do skincare noturno um momento de relaxamento? “Sempre remova a maquiagem e use um hidratante adequado ao seu tipo de pele, de preferência com antioxidantes”, aconselha a dermatologista, ressaltando os passos que não podem faltar na rotina de cuidados à noite.

Dica extra Beyoung: Não se esqueça que, no período da noite, enquanto dormimos, a pele passa por um processo de renovação, por isso é essencial fazer skincare antes de dormir, para que ela possa respirar e descansar da melhor forma possível.

Fazer uma refeição leve, que facilita a digestão, e evitar exercícios físicos no período da noite também contribui para uma boa noite de sono. Todos esses passos, além de preservarem a beleza da sua pele, vão melhorar sua saúde como um todo. 

Que tal criar uma rotina noturna?

Além de todas essas dicas, um bom banho relaxante após um dia de trabalho também pode ser uma ótima opção para desacelerar. Assim, você pode aproveitar e juntar as sugestões deste post e criar uma rotina noturna que vai ajudar seu corpo a reconhecer que esse momento é para descansar.

Fazer skincare, tomar um chá, pegar um livro e encostar na cama ou no sofá é um exemplo de como criar momentos relaxantes que vão te preparar para uma noite de sono mais tranquila. E aí, que tal criar uma rotina noturna a partir de hoje? 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung