Maquiagem para pele negra

Todas as características do nosso corpo têm particularidades, prós, contras e charmes. Com a pele negra não é diferente. Ela tem uma beleza única e notável, que exige cuidados específicos. Então, vamos falar sobre maquiagem para pele negra

Raissa Santana miss Brasil
Raissa Santana – Miss Brasil 2016 | Imagem: Reprodução

Para nos ajudar a compor este texto, fomos atrás de ninguém mais, ninguém menos que a musa Raíssa Santana, influenciadora e Miss Brasil 2016, que sabe tudo e mais um pouco sobre maquiagem para negras. Nada como tirar dúvidas com uma verdadeira especialista, certo? 

Poros dilatados

Vamos começar com as dicas de maquiagem para pele negra. Raíssa diz que “é mais que recomendado usar um primer poderoso para fechar os poros, além de produtos para equilibrar a oleosidade”. Isso porque a dilatação piora no verão, por causa do suor e do aumento de óleos causado pelo calor.

Pó ideal

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os produtos de maquiagem para pele negra. Sobre o pó, uma escolha ruim pode dar efeito contrário à make, realçando imperfeições ou linhas de expressão. Para peles negras, essa dificuldade é ainda maior, já que a grande maioria das marcas oferece poucas opções.

A dica, então, é testar a cor do pó antes de comprá-lo — sempre no rosto, não na mão ou no pulso, e sob luz natural. “Infelizmente, é raro encontrarmos uma cor exatamente igual à nossa”, lamenta Raíssa. A saída, algumas vezes, é mesclar dois ou três tons para alcançar uma tonalidade mais próxima. 

Base para pele negra

Encontrar uma base para pele negra exige testes. O ideal é experimentá-la no pescoço e em três pontos da face. “O meu rosto é mais claro que o resto do corpo porque não tomo sol (uso muito protetor). Então, tenho que usar uma base um pouco mais escura que a minha face para aproximar da minha tonalidade corporal”, explica Raíssa.

As duas regrinhas de ouro de maquiagem para pele negra são:

  1. Se sua pele é oleosa, evite bases muito hidratantes ou com fórmulas mais lipídicas,
  2. Para que a maquiagem fique bem homogênea, na hora de aplicar a base, dê uma atenção especial às áreas do rosto que costumam ser mais escuras, como ao redor dos olhos, da boca e na região da testa, próxima à raiz dos cabelos. 

mulher negra tocando o rosto

Truque com o iluminador

Um truque de maquiagem em pele negra é usar um corretivo mais claro para iluminar os pontos que você gostaria de destacar. Isso faz muita diferença e deixa a aparência viva. “Um blush de tonalidade bronze é mais que indicado para peles negras, seguido de um mais rosadinho, pra deixar o visual mais saudável”, complementa Raíssa.

Escolha das sombras

Muito se questiona sobre qual é a melhor sombra para pele negra. A verdade é que esta é uma escolha pessoal, afinal, a pele negra combina com várias tonalidades. O senso comum indica cores quentes, como dourado, bronze ou laranja, mas sombras prateadas e cinzas também funcionam bastante.

Cuidados além da make

O segredo do sucesso de uma maquiagem para pele negra é, justamente, caprichar no skincare diário: hidratar, passar protetor, etc. “Isso é o básico do básico! Não esqueça de hidratar o colo também, para equilibrar a diferença de luminosidade entre essas duas regiões, que é mais acentuada em peles negras”, indica Raíssa.

Também é preciso dedicar um cuidado especial ao tirar a make. “Depois de lavar o rosto com um sabonete adequado para sua pele, super-recomendo usar um produto que faça uma limpeza profunda. Eu tenho utilizado a Micellar Water da BEYOUNG e estou amando. Minha pele fica uma maravilha!”, diz Raíssa.

mulher negra com maquiagem amarela

Todos esses detalhes interferem demais no resultado final e na durabilidade da maquiagem para pele negra. Também é legal consultar uma dermatologista para evitar ou eliminar as manchas, que são mais comuns em pessoas negras.

Não se prenda às regras

Não existem verdades absolutas quando o assunto é maquiagem para peles negras, mas há alguns fatores que podem (e devem) ser evitados. Dá só uma olhada nas dicas da nossa Miss Brasil: 

“Batons muito rosados e claros não valorizam o tom da nossa pele, assim como blushes com essas tonalidades. No máximo, vale investir naquele rosinha suave, para dar uma carinha de saúde. Recomendo tons mais para o bronze e o coral”.

Ela conclui dizendo: “O que vale mesmo é você olhar no espelho e se sentir bonita com a make, encontrar-se, reconhecer-se, perceber que os pontos fortes do seu rosto foram valorizados. Pra mim, maquiagem é uma arte que transforma as mulheres por dentro e por fora!”

Para nós, se maquiar é uma ferramenta de expressão, autoestima e autocuidados. Para finalizar, tenha em mente que você deve sempre apostar em bons produtos, que realçam, valorizam e cuidam da sua beleza natural. 

Raissa Santana – Miss Brasil 2016

@santana_raissa

Compartilhe esse post:
Tell Us What You Think
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

2 Comentários

Deixe um comentário

  • claudirene
    Posted 27/07/2020 15:54 0Likes

    Adorei as dicas para maquiagem para pele negra

  • Carla
    Posted 31/07/2020 10:02 0Likes

    Amei as dicas, eu tenho problemas com base porque geralmente sempre erro na cor quando não.fica clara fica escura!

    4

Fique por dentro
das novidades, receba dicas
e truques no seu email

© 2020 - beyoung.com.br | All Rights Reserved

Left Menu Icon
Right Menu Icon