Sardas: 5 perguntas sobre esse tipo de mancha

Mulher com sardas no rosto
Início » Saúde da Pele » Sardas: 5 perguntas sobre esse tipo de mancha

As sardas no rosto ou no corpo são uma característica marcante. Mas você sabia que elas indicam uma sensibilidade maior da pele aos efeitos do sol? Por isso mesmo, é preciso ter disciplina nos cuidados diários, que, já adiantamos, não são tão complicados como pode parecer. 

Mesmo que as sardas sejam genéticas, ninguém nasce com elas. Na maioria dos casos essa variação cutânea está associada à exposição solar, que acaba acometendo manchas na cútis denominadas efélides ou popularmente conhecida como sarda.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, sardas são manchas de coloração castanha que aparecem em peles muito claras. E, antes de falar de skincare e tratamentos, precisamos entender bem o que são as sardas, como esse tipo de mancha se forma e qual é a relação dela com a saúde da pele.

Acompanhe as respostas para cinco perguntas sobre sardas que obtivemos com a ajuda da dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor.

  1. O que são sardas? 

As sardas, cujo nome científico é efélides, são pequenas manchas acastanhadas que surgem em áreas mais expostas ao sol, como rosto, colo e ombros. Esse tipo de pinta é mais comum em pessoas de pele clara e cabelos ruivos ou loiros, mas como está relacionado à predisposição genética, pode aparecer em outros tons de pele e cabelo, mas é algo que não deve ser confundido com o melasma.

  1.  Por que as sardas se formam? 

O que causa sardas é a exposição frequente ao sol, principalmente se houver uma queimadura solar, caracterizada pela vermelhidão e descamação da pele. Mas essas manchas também estão ligadas ao excesso de produção de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele. 

“As sardas se formam a partir de uma resposta à agressão do sol, normalmente em pessoas que não bronzeiam e ficam vermelhas após a exposição solar”, explica a dermatologista. 

Então, apesar da tendência genética, as pessoas não nascem com sardas. Elas são resultado dos danos causados pela radiação solar. Mas será que esse tipo de mancha é prejudicial para a saúde da pele? É o que vamos descobrir a seguir. 

  1. As sardas são manchas perigosas? 

As sardas em si não são uma doença dermatológica e não oferecem perigo de evoluir para lesões malignas. Porém, elas são um sinal de alerta de que a pele é mais suscetível à radiação ultravioleta e, em consequência, a vários problemas. 

“A sarda demonstra que a pele tem maior risco não somente de queimaduras solares e envelhecimento precoce, mas sobretudo de câncer de pele, em idades mais avançadas”, conta a Dra. Flávia. 

Outra dúvida sobre a saúde da pele é: como diferenciar as sardas de manchas que podem ser malignas? Cada tipo de pinta tem suas características próprias, como já explicamos aqui no blog. Mas o melhor a fazer é ir ao dermatologista regularmente e, caso você note uma mancha suspeita, consulte o especialista assim que possível. 

  1. Como cuidar da pele com sardas? 

Alguns cuidados com a pele ajudam a controlar o surgimento das sardas no corpo e na face e amenizar as que já existem. Para isso, é necessário usar protetor solar com FPS alto diariamente e, em situações de exposição mais direta ao sol, retocar o produto de duas em duas horas. 

Aliados ao filtro solar, acessórios como chapéus e bonés também contribuem para evitar o aparecimento de sardas no rosto, principalmente. Para reforçar a barreira no corpo também, vale usar roupas com fator de proteção. 

Lembre-se que as orientações sobre como cuidar das sardas não têm a ver com aparência ou com encará-las como imperfeições. Como esse tipo de mancha indica uma pele mais sensível aos danos causados pelo sol, o principal objetivo é preservar a saúde da derme, tá bem? 

Aliás, para minimizar os efeitos dos raios solares, outros produtos de skincare podem ser incluídos na rotina de cuidados, especialmente no skincare noturno. “À noite, ativos antioxidantes, como a vitamina C para o rosto, podem ajudar a reduzir os danos mais sérios”, indica a dermatologista.

  1. Existem tratamentos para remover as sardas? 

Talvez as pintas te incomodam bastante e você esteja se perguntando se há como tirar sardas do rosto e do corpo. Nesse caso, a fotoproteção já ajuda muito. “Na maioria das vezes, pode haver regressão espontânea das manchas, apenas com a redução da exposição ao sol e o uso de protetores solares potentes”, esclarece a Dra. Flávia. 

Já procedimentos como peelings ou lasers podem ajudar a suavizar as sardas que não desaparecem com o tempo. Cremes clareadores também são uma opção para manchas mais claras. Para esses tratamentos, é essencial ter a orientação de dermatologistas. 

Porém, mesmo os procedimentos mais intensos não garantem que as sardas vão sumir por completo. “Uma nova exposição ao sol é o bastante para uma recaída”, adverte a especialista. Por isso, o ideal é investir no filtro solar e não abrir mão do uso diário. 

Produtos Beyoung para pele com sarda

Como já falamos anteriormente, o principal produto para uma pele com sardas é o protetor solar. Portanto, uma boa dica é o Beyoung Facial Essential FPS 50 certamente é um importante aliado para esse tipo de pele. Seu acabamento é transparente e se adequa a qualquer tipo de pele, definido como multifuncional com tripla proteção para raios UVA  UVB, também ações antioxidantes.

Além do protetor solar, o Booster Gen Anti-OX VIT C é um sérum antioxidante com ação para prevenção anti-idade. Sua fórmula é composta por 4 poderosos antioxidantes, que protegem e previnem a pele dos danos oxidativos causados por agressores ambientais, poluição e raios UV.  Se tornando assim um importante aliado para pessoas que possuem a pele com sarda

Esses dois produtos unidos ao sabonete facial Gentle Cleanser garantem um skincare completo de limpeza profunda, sem agredir ou ressecar a barreira natural da sua cútis com sardas. 

Depois que testar esses três produtos para a sua pele, nos conte nas nossas redes sociais (@Beyoung) o que achou de cada um deles. A sua opinião é fundamental para a nossa marca, pois afinal nós sempre buscamos descomplicar a sua rotina com produtos multifuncionais e com uma excelente lista de composição.

Reconheça a beleza da sua pele 

Algumas pessoas podem enxergar as sardas como imperfeições, mas nós acreditamos que as diversas características de uma pele são o que a torna tão especial e única. Por isso, acolha as sardas como parte da sua beleza e, é claro, cuide com carinho da sua pele.

O auto cuidado e amor próprio são essenciais para sua pele ser ainda mais linda e cheia de saúde. Tenha sempre uma rotina de cuidados com a sua pele, visando sempre buscar seu bem-estar.

Além disso, não se esqueça de frequentar dermatologistas com frequência e de estar sempre observando pintas e manchas, para prevenir possíveis doenças de pele ou manchas como o melasma.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung