Estresse emocional: o que é, sintomas e causas

Mulher com as mãos sobre a cabeça remetendo ao estresse emocional
Início » Autocuidado e Bem-Estar » Estresse emocional: o que é, sintomas e causas

Como você está se sentindo hoje? Tem muitas coisas por fazer e acha que não vai dar conta? Se cobrar demais e colocar muitas expectativas sobre si mesmo é uma das principais causas do estresse emocional, que sempre vem acompanhado de cansaço mental.

O estresse emocional pode ser causado por vários fatores e causar sintomas psicológicos, como alterações de humor, necessidade de isolamento, além de alterações físicas, como aumento da frequência cardíaca e mudanças na pele.

Uma das principais formas de lidar com o estresse é avaliar seus sintomas e conhecer suas causas. Continue a leitura e saiba como identificar e prevenir o estresse emocional.

Problemas emocionais: quais os sintomas?

Os sintomas de estresse emocional aparecem quando a pessoa é exposta a atividades de extrema pressão. Essas alterações no corpo e na mente são sinais do nosso organismo, que acende um alerta para algo que não está certo.

Os principais sintomas de estresse emocional são:

  • Insatisfação;
  • Tristeza;
  • Isolamento social;
  • Alterações do humor;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Dificuldades para dormir;
  • Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
  • Alterações gastrointestinais, como prisão de ventre ou diarréia;
  • Irritabilidade;
  • Angústia e choro fácil;
  • Ansiedade e nervosismo;
  • Queda de cabelo;
  • Dificuldade de concentração.

Pessoas que têm estresse emocional são muito críticas com elas mesmas e até diante de bons resultados elas se sentem desmotivadas, nervosas e frustradas.

Estresse emocional: sintomas causados na pele

Problemas na pele causados pelo estresse são relativamente comuns. O surgimento de uma espinha dias antes de um evento importante é um sintoma. Isso acontece porque o estresse diminui a imunidade, deixando o corpo suscetível a inflamações.

A baixa imunidade colabora para o aparecimento de acnes ou inflamações, principalmente no rosto. Além de contribuir para o surgimento de manchas e hematomas pelo corpo, que causam ressecamentos e coceiras.

As manchas vermelhas causadas por estresse são as mais comuns, mas as cores podem também passar por tons brancos ou mais arroxeados. A dica é que, ao notar qualquer tipo de manchas novas, é hora de pensar em mudar alguns hábitos e procurar um dermatologista.

O estresse ainda aumenta a produção de radicais livres, que são moléculas instáveis e que podem prejudicar a nossa pele, causando rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento cutâneo. Isso ocorre porque os radicais livres alteram as funções biológicas de proteínas, como o colágeno, responsável por deixar a pele mais firme.

Nossas células imunológicas também são afetadas pelo estresse. Isto libera histamina no nosso sistema, uma substância que atua como um mensageiro químico, liberando respostas celulares, as quais contribuem para o surgimento de dermatites e alergias concentradas em diversas partes do corpo.

O estresse também pode ressecar a pele do couro cabeludo. Além de descamar, pode causar machucados. Por isso, é comum as pessoas terem mais caspa ou ficarem com o cabelo mais oleoso quando estão estressadas.

Causas do estresse emocional

Mulher com a cabeça sobre a mesa parece sobrecarregada e com estresse emocional.

Identificar as causas do estresse nos ajuda a tratar os sintomas. Várias ocasiões podem agravar os casos de estresse, como situações positivas – casar, se formar, comprar uma casa – e acontecimentos negativos – demissão no trabalho, relacionamentos complicados.

Algumas situações do nosso dia a dia ainda agravam os quadros de estresse, pois aumentam a produção de radicais livres no organismo. O contato direto com a poluição do ambiente e a exposição ao sol sem nenhuma proteção são alguns exemplos. 

Além disso, o consumo de álcool e o tabagismo são grandes inimigos da pele, já que potencializam a produção dos radicais livres –  além de influenciarem na produção de colágeno, no aspecto da pele e em outros órgãos do corpo humano. 

Obviamente, o estresse não é causado exclusivamente por fatores externos. O estresse emocional é causado, sobretudo, por fatores internos. Ele pode se manifestar quando estamos preocupados, ansiosos e com pensamentos pessimistas sobre a vida.

Por isso, o estresse emocional é mais comum em pessoas com medo da avaliação social e que estão sempre insatisfeitas com os próprios resultados.

Pegue menos pesado com você

Você viu que o estresse emocional pode causar sintomas mentais e físicos. Nós também falamos sobre as principais causas deste transtorno. Agora, uma dica valiosa é: pegue mais leve com você. Comemore pequenas conquistas, pratique o autocuidado e faça atividades que te dão prazer. 

Se você está sofrendo com os sintomas do estresse na pele, experimente nossos produtos e devolva a vitalidade da sua pele! Até a próxima!

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung