Saiba tudo sobre olheiras e como tratá-las

Quem nunca, ao olhar no espelho, deu de cara com região dos olhos com tons mais escuros do que a pele do rosto, e se perguntou sobre uma solução que vai além da maquiagem? As olheiras têm várias causas e, acredite, muitas soluções. 

Para falar sobre esse tema, convidamos as Dra. Jackeline Mota  e Dra. Lucila D’Amico, que trazem neste guia prático curiosidades sobre o que são olheiras, os tipos e as formas que elas se apresentam e, principalmente, possibilidades de tratamentos. Quer saber tudo? Confira nosso papo abaixo. 

Como as olheiras surgem na pele

Muitas pessoas se perguntam como surgem as manchas mais escuras. Porém, as causas das olheiras são diversas e elas podem surgir no rosto de acordo com o tom da pele, apresentando diferentes tonalidades e intensidade no rosto. 

Segundo a dermatologista Dra. Lucila D’Amico, os fatores podem ser genéticos ou externos, como luz do sol, que são super desencadeadores de olheiras. A Dra. Lucila explica que o tabagismo, alergias, consumo exagerado de álcool, privação do sono e uso de medicamentos também entram nesse grupo de agravantes. 

Entenda quais são os tipos de olheiras

mulher com olheiras

Como falamos para você acima, há vários tipos, desde olheiras profundas até manchas mais suaves. E, para detalhar sobre todas elas, a Dra. Jackeline Mota nos conta, de forma bem didática, como elas se apresentam e o porquê. 

Tem as que aparecem devido à anatomia do crânio, porque algumas pessoas têm olhos fundos, criando sombra na região do rosto, afirma a doutora. E tem também as que surgem devido à pele fina, mais delicada abaixo dos olhos e deixa transparecer os vasinhos da região, o que resulta nas olheiras arroxeadas. 

Já as que surgem com o passar dos anos têm origem pela flacidez da pele que perde o viço e a elasticidade, favorecendo o aparecimento da região escura ao redor dos olhos, comenta a Jackeline. Em peles negras e pessoas com resistência à insulina as manchas marrons são mais frequentes.

Outro tipo que é comum, afirma a médica, são as olheiras causadas pela hipertrofia do músculo da pálpebra e, uma das mais temidas, as bolsas, provenientes do acúmulo de gordura na região dos olhos e que resulta em um aspecto que incomoda muito, conclui Jackeline. Quem diria que existem tantos tipos, não é? 

Confira quais são os tratamentos para os tipos de olheiras

A essa altura você já deve ter ido até o espelho para ver qual é o tipo de olheiras que insistem em aparecer no seu rosto. É importante ressaltarmos que, para cada uma delas, tem um tratamento de olheiras específico.  

tratamento para olheiras

Para as olheiras que aparecem devido a anatomia do crânio, a Dra. Jackeline comenta que a solução é  fazer o preenchimento com a aplicação de ácido hialurônico. Já para as de origem devido à pele fina, o ideal é recorrer à aplicação de laser, luz intensa pulsada ou ultrassom microfocado.

Jackeline apresenta soluções para demais olheiras, como as causadas pela flacidez, que podem ser tratadas com procedimentos modernos em consultórios. Para as manchas marrons, a indicação é tratar com laser, luz intensa pulsada, MMP, peeling com ácido tricloroacético, cisteamina ou ácido retinóico. 

Como evitar as olheiras

Nada impede que, além de quaisquer procedimentos acima, você comece a ter alguns cuidados diários para diminuir suas olheiras. Se já fez a pesquisa como evitar olheiras e ainda não encontrou respostas, a Dra. Lucila tem recomendações.

A dermatologista reafirma que, devido às múltiplas causas e tendências individuais, a eliminação definitiva das olheiras é bem desafiadora. Ela diz que os fatores variam muito, da fragilidade da pele da região, até os hábitos de cada paciente, como tabagismo, privação de sono ou até mesmo o hábito de coçar e esfregar os olhos.

como evitar olheiras

A Dra. Lucila acredita que,  para diminuir olheiras e ter controle desse problema, é necessário fazer acompanhamento regular com um especialista e é recomendado que a pessoa cultive bons hábitos, como atividades físicas regulares, além de fazer uso diário do protetor solar. 

Mude seus hábitos hoje mesmo

Agora que você já sabe tudo sobre olheiras com esse guia prático que trouxemos aqui, que tal dormir um pouco mais cedo hoje e já se programar para uma atividade física amanhã? Com a prática do autocuidado, nosso dia ganha outro ritmo e isso reflete em nossos olhos.

 

Dra. Jackeline Mota – CRM 80714-SP       @dicas.da.dra.jacke

Dra. Lucila D’Amico – CRM 52-782912          @dralucilapovoa

 

Compartilhe esse post:
Tell Us What You Think
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário

Fique por dentro
das novidades, receba dicas
e truques no seu email

© 2020 - beyoung.com.br | All Rights Reserved

Left Menu Icon
Right Menu Icon