Tipos de olheiras: saiba quais são, como evitá-las e os melhores tratamentos

Mulher realizando tratamento para olheiras no rosto.
Início » Skincare » Tipos de olheiras: saiba quais são, como evitá-las e os melhores tratamentos

Quem nunca, ao se olhar no espelho, deu de cara com a região dos olhos com tons mais escuros do que o restante da pele do rosto, e se perguntou sobre uma solução que vai além da maquiagem? As olheiras têm várias causas e, acredite, muitas soluções. 

Elas podem aparecer em qualquer fase da vida, inclusive na infância. Olheiras escuras podem surgir tanto em homens quanto em mulheres e geram incômodo em muita gente, pois deixam a aparência do rosto com um aspecto cansado.

Para falar sobre esse tema, convidamos as médicas dermatologistas, Dra. Jackeline Mota e Dra. Lucila D’Amico, que trazem neste guia prático algumas curiosidades sobre os tipos, suas causas, formas que elas se apresentam e, principalmente, como evitar e tirar as olheiras. Para isso, vamos comentar sobre algumas possibilidades de tratamentos para cada caso. Quer saber tudo? Confira nosso papo abaixo. 

O que causa as olheiras?

Muitas pessoas se perguntam como surgem as manchas mais escuras. Porém, o que causa as olheiras são fatores diversos e elas podem surgir no rosto de acordo com o tom da pele, apresentando diferentes tonalidades e intensidade no rosto. 

Segundo a dermatologista Dra. Lucila D’Amico, existem fatores que podem ser genéticos ou externos, como luz do sol, que são super desencadeadores de olheiras. A Dra. Lucila explica que o tabagismo, consumo exagerado de álcool, privação do sono e uso de medicamentos também entram nesse grupo de agravantes.

Outras causas podem ser a desidratação, estresse ou, até mesmo, processos inflamatórios leves como a rinite. Além disso, dormir de maquiagem também pode causar olheiras, você sabia?

A seguir, a Dra. Jackeline Mota nos conta sobre os tipos de olheiras que existem e como elas surgem. Vamos lá?

Entenda quais são os tipos de olheiras

Como comentamos acima, há vários tipos, desde olheiras profundas até manchas mais suaves. E, para detalhar todas elas, a Dra. Jackeline Mota nos conta, de forma bem didática, como elas se apresentam e o porquê. 

Olheiras profundas (estrutural) 

São causadas devido à anatomia do crânio, porque algumas pessoas têm olhos fundos, criando sombra na região do rosto, afirma a doutora. Podemos dizer que esse tipo de olheira tem origem genética, já que essa característica é herdada, na maioria das vezes, dos nossos pais. 

Olheiras vasculares

Tem também as que surgem devido à pele fina, mais delicada embaixo dos olhos e que deixa transparecer os vasinhos da região, o que resulta nas olheiras vermelhas, azuis ou arroxeadas. Elas podem ser agravadas por cansaço, estresse, insônia e até pelo choro, pois nessas situações nosso corpo libera substâncias químicas que causam a vasodilatação.

Olheiras escuras (pigmentar)

É causada pela concentração de melanina na região dos olhos, provocando manchas mais amarronzadas. Muito comum em pessoas negras de pele clara, também está muito associado a fatores genéticos. Mas, também pode ser causado por algum processo inflamatório, como a rinite.

Olheiras mistas

Elas surgem a partir da combinação de duas ou mais causas citadas anteriormente e é um dos tipos de olheiras mais comuns. 

Bolsas de olheira

Outro tipo que é comum, afirma a médica, são as olheiras causadas pela hipertrofia do músculo da pálpebra. É uma das mais temidas, são aquelas bolsas embaixo dos olhos provenientes do acúmulo de gordura na região, resultando em um aspecto que incomoda muito, conclui a Dra. Jackeline. 

Já as bolsas que surgem com o passar dos anos, têm origem pela flacidez da pele que perde o viço e a elasticidade, favorecendo o aparecimento da região escura ao redor dos olhos, comenta a Dra. Jackeline. Quem diria que existem tantos tipos de olheiras, não é? 

Confira quais são os tratamentos para os tipos de olheiras

Mulher olhando-se no espelho parece preocupada com suas olheiras.

A essa altura você já deve ter ido até o espelho para ver qual é o tipo de olheiras que insistem em aparecer no seu rosto. É importante ressaltarmos que, para cada uma delas, tem um tratamento de olheiras específico.  

Para as olheiras que aparecem devido à anatomia do crânio, a Dra. Jackeline comenta que a solução é  fazer o preenchimento com a aplicação de ácido hialurônico. Assim, a região dos olhos fica com traços mais suaves, sem parecerem tão fundos. 

Já para as de origem devido à pele fina, o ideal é recorrer à aplicação de laser, luz intensa pulsada ou ultrassom microfocado. Uma alternativa também são as massagens linfáticas, que não são apenas para o corpo, podem ser feitas no rosto e ajudam a ativar a circulação do sangue, diminuindo inchaço e a vermelhidão.

Jackeline apresenta soluções para demais olheiras, como as causadas pela flacidez, que podem ser tratadas com procedimentos modernos em consultórios. Para as manchas marrons, a indicação é tratar com laser, luz intensa pulsada, MMP, peeling com ácido tricloroacético, cisteamina ou ácido retinóico. 

É claro, todos esses procedimentos devem ser feitos por dermatologistas. Além disso, seu médico saberá dizer a real causa das suas olheiras e o tratamento mais adequado. Mas, saiba que em alguns casos há formas de evitar que elas apareçam e é sobre isso que iremos falar a seguir. Confira as dicas que a Dra. Lucila nos passou.

Como evitar as olheiras

Nada impede que, além de quaisquer procedimentos acima, você comece a ter alguns cuidados diários para diminuir suas olheiras. Se já fez a pesquisa como evitar olheiras e ainda não encontrou respostas, a Dra. Lucila tem recomendações.

A dermatologista reafirma que, devido às múltiplas causas e tendências individuais, a eliminação definitiva das olheiras é bem desafiadora. Ela diz que os fatores variam muito, da fragilidade da pele da região, até os hábitos de cada paciente, como tabagismo, privação de sono ou até mesmo o hábito de coçar e esfregar os olhos.

A Dra. Lucila acredita que, para diminuir olheiras e ter controle desse problema, é necessário fazer acompanhamento regular com um especialista e é recomendado que a pessoa cultive bons hábitos. Algumas práticas que podem prevenir ou ajudar a combater as olheiras são:

  • Dormir de 7h a 8h por noite;
  • Fazer atividade física regularmente;
  • Usar protetor solar todos os dias (inclusive em dias nublados e ambientes fechados);
  • Não fumar;
  • Beber ao menos 2 litros de água por dia;
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcóolicas;
  • Não esfregar e coçar com força a região dos olhos;
  • Dormir com a pele limpa, sempre sem maquiagem.

Mude seus hábitos hoje mesmo

Mulher dormindo em uma cama aconchegante remete aos bons hábitos para evitar olheiras.

Nunca é tarde para construir novos hábitos. Agora que você já sabe tudo sobre olheiras e como evitá-las com esse guia prático que trouxemos aqui, que tal dormir um pouco mais cedo hoje e já se programar para uma atividade física amanhã? Com a prática do autocuidado, nosso dia ganha outro ritmo e isso reflete em nossos olhos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung