Efeito rebote: o que é, o que causa e como evitar?

mulher segurando espelho com cara triste passando o dedo polegar na bochecha e de toalha nos cabelos
Início » Skincare » Efeito rebote: o que é, o que causa e como evitar?

Quem tem a pele oleosa ou mista já deve ter ouvido falar em efeito rebote na pele. E isso se deve pelas tentativas de remover o brilho excessivo, como lavar o rosto várias vezes ao dia. Mas calma: tudo é uma questão de equilíbrio na rotina de cuidados.

Antes de explicar como deve ser o skin care para evitar o efeito rebote na pele oleosa, vamos entender o que é esse problema e as principais causas. 

Para isso, consultamos as dermatologistas Lucila D’Amico Póvoa – @dralucilapovoa – e Dra. Regina Sales – @reginasales_dermato –, que deram orientações e dicas valiosas sobre o tema. Venha conferir. 

O que é, o que causa e como evitar o efeito rebote? 

“Rebote significa ‘a volta do que foi rebatido’. Na pele, seria como se o tratamento para combater um sintoma causasse o seu agravamento”, explica a Dra. Lucila. No caso da pele oleosa, a característica que tanto queremos eliminar e acaba voltando pior é a própria oleosidade. 

Existem duas causas principais para o efeito rebote: a primeira é limpar o rosto mais do que o necessário. “Lavar a pele excessivamente faz com que a barreira de hidratação natural seja rompida, então o organismo entende que precisa produzir mais óleo para compensar essa perda, aumentando a atividade das glândulas sebáceas”, explica a dermatologista. 

Outro fator que provoca o efeito rebote é utilizar cosméticos em excesso e inapropriados para o seu tipo de pele. Assim como acontece com a limpeza exagerada, o uso de produtos agressivos e inadequados pode alterar a barreira de proteção natural da pele e causar o temido efeito. 

Por isso, a melhor maneira de evitar esse problema é fazer uma avaliação com dermatologistas, que vão indicar os produtos corretos para uso diário. “O acompanhamento também é primordial, pois a oleosidade não tem ‘cura’, mas pode ser controlada”, lembra a Dra. Lucila.

Como equilibrar o skin care para a pele oleosa 

Agora, você deve estar se perguntando como balancear a rotina de cuidados com a pele oleosa para não acabar provocando o efeito rebote. Acontece que, como a Dra. Regina afirma, “o efeito rebote pode ocorrer em todos os tipos de pele, a partir do momento em que são adotados hábitos ou produtos que retirem a hidratação natural”.

Ou seja, todos os tipos de pele podem sofrer com ele, sim, e por isso os cuidados certos são tão importantes. Seguindo alguns passos básicos, como limpeza, hidratação e fotoproteção, a diferença no rosto já pode ser notada. Confira:

1. Limpeza  

O grande desafio para higienizar a pele oleosa é remover o sebo de forma eficaz sem gerar um ressecamento temporário, que é o responsável pelo efeito rebote. Sendo assim, é importante prestar atenção tanto na fórmula quanto na versão do sabonete

Evite produtos com substâncias detergentes fortes, que podem irritar e ressecar a pele. “Sabonetes contendo agentes antimicrobianos ou abrasivos são indicados no caso de pele oleosa com acne”, orienta a dermatologista Lucila. 

A Dra. Regina completa dizendo que “o excesso de limpeza, às vezes com reaplicação do produto várias vezes ao dia, também colabora para o efeito rebote. Por isso, sempre orientamos lavar o rosto no máximo 3 vezes ao dia e utilizar hidratantes e protetores solares adequados”.

E no caso de peles sensíveis, os produtos adequados são os sabonetes líquidos, em espuma ou gel de limpeza, pois são mais suaves, fáceis de aplicar e evitam irritações. Além disso, não esqueça de lavar o rosto sempre com água fria, pois a água quente pode ativar a produção das glândulas sebáceas.

2. Hidratação

A hidratação da pele é fundamental, já que sua função é restaurar a barreira de proteção, retendo a água e mantendo a integridade e aparência da derme. Por isso, é essencial mesmo para quem tem pele oleosa. “Indico a aplicação do hidratante pelo menos uma vez ao dia”, recomenda a Dra. Lucila.

“O efeito rebote é, na verdade, um dos motivos pelos quais precisamos hidratar as peles oleosas. Melhorando a hidratação, é possível restaurar a barreira cutânea e a pele hidratada não sente a necessidade de aumentar a produção de sebo”, completa a Dra. Regina. 

De um modo geral, os hidratantes em creme não são indicados, pois são mais gordurosos e podem formar comedões. Para a hidratação da pele oleosa, prefira versões mais leves, de toque seco e de rápida absorção, como gel, gel-creme, sérum, loção aquosa livre de álcool ou emulsão O/A fluida. 

Já os ativos hidratantes mais apropriados para a pele oleosa são PCA-NA e hidroxietil ureia. A fórmula também precisa conter substâncias que reduzem o sebo da superfície da pele, como o extrato do cogumelo Fomes officinalis e a nicotinamida.

3. Fotoproteção 

Para a proteção solar, a dica é escolher produtos livres de óleo, como as versões em gel, emulsão ou base siliconada, especialmente para peles oleosas. Porém, também há a opção dos protetores solares em pó, que complementam os protetores com cor e ajudam a  absorver a oleosidade.

E é essencial que o uso de protetor solar seja diário e sua reaplicação ocorra a cada duas ou três horas, ou após suar ou banhar-se, para garantir maior eficiência do seu FPS.

Por que hidratar pele oleosa?

Oleosidade e hidratação não são a mesma coisa. A primeira é a presença excessiva de sebo na pele enquanto que a segunda tem a ver com a quantidade de água na derme. Por isso, se você tem a pele oleosa não pode pular a etapa de hidratação da sua rotina de skin care.

Quando não hidratamos a pele, ela fica desidratada. Nestes casos, nosso organismo reage e a consequência é uma cútis inflamada e com excesso de oleosidade. Por isso, o efeito rebote mais conhecido é o que apresenta excesso de óleo na pele. Tentamos tanto secar a nossa pele que ela acaba respondendo, produzindo ainda mais sebo e deixando nosso rosto muito oleoso.

Por isso, é muito importante hidratar a pele, principalmente depois de limpá-la. O hidratante tem o poder de  recuperar a barreira cutânea, deixando a pele com aparência saudável.

Os produtos mais indicados para hidratar a pele oleosa são os que têm acabamento em gel ou sérum. A seguir, nossa equipe do Blog Beyoung separou uma lista com os preferidos da nossa marca para este tipo de pele. Acompanhe.

Produtos para controlar a oleosidade da pele

O aspecto de pele brilhante pode ter várias causas: genética, clima, má alimentação e exposição ao sol. A oleosidade também pode ser causada pelo efeito rebote, quando usamos produtos inadequados ao nosso tipo de pele ou aplicamos eles de maneira incorreta.

Nossa equipe separou alguns produtos que vendemos em nosso site e que você precisa ter no seu armário do banheiro para te ajudar a controlar a oleosidade da pele.

Beyoung Cleanser Oil Control 

Nosso gel de limpeza é ideal para a higienização facial diária da pele oleosa. O Cleanser Oil Control remove o excesso de oleosidade sem causar ressecamento, contribuindo para eliminar as impurezas da pele, controlar a oleosidade e combater o surgimento de espinhas e cravos. 

Com textura gel e acabamento suave e refrescante, nosso produto tem uma fórmula inovadora que foi desenvolvida para controlar a oleosidade desde a primeira aplicação. Ele pode ser usado no colo, rosto e pescoço.

Conheça os principais benefícios do gel de limpeza da Beyoung:

  • Proporciona uma limpeza profunda;
  • Remove a oleosidade sem ressecar, agredir ou causar efeito rebote na pele;
  • Descongestiona os poros;
  • Possui ativos que preservam a hidratação;
  • Protege a pele da poluição e de agentes externos como bactérias que provocam doenças e acne;
  • Garante alívio de sintomas que geram incômodo e cuidados duradouros, efetivos e completos na sua rotina de tratamento.

Beyoung Micellar Water

Limpar sem agredir a pele. Este é o principal benefício da Beyoung Micellar Water, ela consegue controlar a oleosidade da pele sem ressecá-la, porque limpa profundamente a derme, retirando somente o excesso de impurezas, sem prejudicar as camadas da pele.

Use a água micelar da Beyong todos os dias na face, olhos, boca, pescoço e colo. Com uma pequena quantidade aplicada em um algodão você consegue limpar a cútis e deixar seu rosto com o tão desejado “efeito matte”, com suavidade e maciez.

Os principais benefícios da Beyoung Micellar Water são:

  • Limpeza profunda e delicada, retirando resíduos de maquiagem, poluição e outras impurezas;
  • Purificação da derme;
  • Reequilíbrio do pH da pele;
  • Remoção da oleosidade, deixando a pele sedosa, macia e suave;
  • Preserva a hidratação;
  • Tonifica a pele.

Beyoung Hydra Gel

Nosso hidratante para peles mistas (com excesso de brilho na zona T – testa, nariz e queixo) e oleosas. Este produto garante o equilíbrio entre hidratação e oleosidade com ativos que controlam a produção de sebo e o brilho excessivo, diminuindo a aparência dos poros. 

O Hydra Gel tem textura ultraleve, de rápida absorção e com acabamento matte. Por sua ação antioxidante contra os radicais livres, o uso recorrente do nosso hidratante contribui para diminuir linhas de expressão e rugas, uniformizando o tom e trazendo luminosidade ao seu rosto. 

Outros benefícios do Beyoung Hydra Gel:

  • Hidratação multicamadas;
  • Controle da oleosidade;
  • Controle do brilho excessivo;
  • Redução da aparência dos poros;
  • Efeito matte sem perder o viço; 
  • Equilíbrio da microbiota da pele;
  • Previne o envelhecimento;
  • Reduz rugas e linhas finas;
  • Uniformiza o tom da pele;
  • Possui ação antioxidante.

Beyoung Booster GEN Oil Control +

Os ativos presentes na fórmula deste booster minimizam o efeito rebote e a produção excessiva de oleosidade da pele. Os ingredientes deste produto incluem ácido glicólico, bioflavonóides e microesferas absorventes, que ajudam a normalizar e a prevenir a produção excessiva de sebo pela pele. 

Com uma fórmula livre de óleo, textura leve, acabamento matte e toque aveludado, o Booster GEN Oil Control+ ajuda a renovar e uniformizar a textura da pele. O uso recorrente do nosso produto contribui para a síntese de colágeno na cútis, retardando o envelhecimento e proporcionando um rosto mais saudável, uma vez que ele atua no equilíbrio do microbiota.

Outros benefícios do Booster GEN Oil Control +:

  • Controle da oleosidade da pele;
  • Controle do brilho excessivo;
  • Reduz o toque oleoso;
  • Minimiza poros e imperfeições da pele;
  • Suaviza a textura pela renovação celular;
  • Possui efeito anti-idade;  
  • Preserva a hidratação natural;
  • Atua no equilíbrio da microbiota.

Cuidar da pele com equilíbrio é essencial

Agora que você já sabe o que é efeito rebote e as causas desse problema, assim como a importância de usar os dermocosméticos adequados para a sua pele, não hesite em consultar dermatologistas antes de iniciar algum tipo de tratamento para a pele.

E lembre-se também de sempre manter o equilíbrio na rotina de skincare, lavando o rosto todos os dias pela manhã, seguindo para o hidratante e finalizando com o protetor solar. Já à noite, também é importante lavar o rosto e aplicar um hidratante novamente, caso ache necessário.

Além disso, continue acompanhando o Blog Beyoung para conferir mais dicas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung