Skin care masculina: um guia prático e fácil

Início » Skincare » Skin care masculina: um guia prático e fácil

A skincare masculina ainda é um tabu e precisa de atenção especial quando o assunto é fazer uma rotina de beleza e cuidado. Por isso, trouxemos esse guia prático para tirar todas as suas dúvidas sobre esse cuidado. 

Nós conversamos com a dermatologista Dra. Bruna Rezende, que explicou diversos fatores que implicam em um dia a dia de tratamento e cuidados com a pele masculina. Quer saber tudo? Confira o nosso papo para começar a praticar seu autocuidado.

Quais benefícios os homens podem sentir ao usar produtos para pele masculina?

Uma rotina de skincare masculina não precisa ser complexa, com um bom sabonete para o rosto, protetor solar e um creme noturno específico para seu tipo de pele já é possível sentir os benefícios do uso de cosméticos para homens.

A Dra. Bruna conta sobre a importância de saber que o uso de produtos feito de forma correta apresenta resultados gradativos, como: controle de oleosidade, prevenção de rugas, manchas, poros abertos e câncer de pele são resultados diretos no tratamento de pele masculino.

Qual a diferença entre a pele masculina e feminina?

Se você pensa que pele é tudo igual, não é não. A principal diferença entre a pele masculina e feminina se dá pela ação hormonal. Os homens possuem mais testosterona, que é o hormônio responsável pelo maior estímulo das glândulas sebáceas. 

Já as mulheres possuem mais hormônio progesterona e estrogênio, responsáveis por uma pele com menos oleosidade. Por isso, os produtos indicados para os homens são aqueles que têm fórmulas específicas para tratar certas condições da pele, como a oleosidade, por exemplo.

Para montar uma rotina de skincare masculina, o ideal é seguir a recomendação de um especialista. Afinal, existem produtos específicos para cada tipo de pele e suas particularidades. 

homem passando creme no rosto

Como incrementar a rotina de skincare masculina?

Na rotina de skincare para homens, além da limpeza com sabonete e o uso do protetor solar, podem ser acrescentados: o tônico de limpeza facial ou água micelar, cremes para mãos, pés, lábios e olhos e os de uso diário com ativos antioxidantes ou que regulam a oleosidade, shampoo específico e loção pós-barba.

Mas é importante lembrar: todos os cosméticos para skincare masculina dependem do tipo de pele e dos objetivos a serem atingidos. Além de tudo, há outros fatores de atenção com a pele masculina, por exemplo, cuidados com a barba. 

A Dra. Bruna recomenda usar sabonete para prevenir a foliculite, que é algo bem comum devido ao uso de barbeadores, uma loção pós-barba manipulada para prevenir os indesejados fios inflamados e o rosto se manter saudável.

Foliculite na barba: o que é?

A foliculite de barba é uma inflamação de pele que acontece nos folículos do pelo, que ocorre logo após se barbear. Os sintomas são vermelhidão, coceira e bolhas vermelhas, que, quando infeccionadas, geram pus e incomodam muito!

homem negro passando creme nas bochechas

Skincare como complemento de procedimentos estéticos

Devido a popularização de notícias e desenvolvimento de procedimentos estéticos e produtos para pele masculina, a busca por tratamentos dermatológicos pelos homens tem aumentado muito nos últimos tempos. 

A maioria tem receio de mudar a aparência devido a resultados estéticos artificiais e que se distanciam de padrões de uma pele masculina. Porém, cuidar da pele não significa perder as suas características masculinas. 

Na verdade, cuidar da pele pode ser simples. É importante valorizar os cuidados que previnem o envelhecimento precoce, de maneira natural, sem exageros, afirma a doutora.

Há outros procedimentos que também são considerados skincare masculina, como a aplicação da toxina botulínica e tecnologias que estimulam colágeno, mas vale ressaltar que cosméticos mais simples para homens já trazem muitos benefícios, a curto, médio e longo prazo.

Skin care masculino: quais produtos usar?

Com poucos produtos, é possível montar uma rotina de skincare masculina básica. Em apenas alguns minutos, você já cuida da pele e pode esperar por bons resultados. 

Por isso, nós do Blog Beyoung organizamos esse ritual de cuidados com a pele e fizemos essa lista de produtos para você ter em casa.

Lave o rosto com um gel de limpeza

O Beyoung Gentle Cleanser é um gel de limpeza facial multifuncional. Além de promover a higiene da pele, ele oferece diversos benefícios. O nosso produto ainda remove a oleosidade, auxilia na remoção de células mortas da pele e mantém a hidratação do rosto, otimizando a etapa da preparação da pele e promovendo mais saúde para a cútis.

Os homens que sofrem com oleosidade podem usar nosso gel de limpeza específico para pele oleosa, o Cleanser Oil Control. Além de limpar e remover a brilho sem agredir a pele, nosso produto evita o ressecamento do rosto e, consequentemente, o efeito rebote. Este gel de limpeza ainda conta com ativos que ajudam a prevenir a acne, diminuir a produção de sebo, regular as glândulas sebáceas e desobstruir os poros. 

Complemente a limpeza com água micelar

A Beyoung Micellar Water é um limpador facial multifuncional que limpa profundamente, não resseca a pele, tonifica e equilibra o pH do rosto. Nosso produto ainda auxilia no controle da oleosidade sem causar o efeito rebote.

Use um sérum de tratamento diário adequado para o seu tipo de pele

A Beyoung possui uma linha completa de Booster GEN específica para proporcionar um skincare ainda mais focado nas necessidades de cada pele. A seguir listamos os 7 produtos da linha e suas principais características – para você identificar qual é a mais adequada para o seu rosto.

  • Booster GEN AntiOx Vita C +: com ação antioxidante, este sérum neutraliza os radicais livres e previne o envelhecimento da pele. Os ativos da fórmula da Vitamina C da Beyoung atuam no rejuvenescimento da pele, preenchendo rugas e diminuindo linhas finas, contribuindo para a uniformização da pele.
  • Booster GEN Anti Aging +: é um sérum multifuncional que estimula a produção de colágeno e de ácido hialurônico pele pele, hidratando e preenchendo de dentro para fora. Ele é indicado para peles com sinais leves a moderados de envelhecimento, tratando os sinais e linhas de expressão.
  • Booster GEN Deep Care +: indicado para peles com sinais profundos de envelhecimento, o uso contínuo deste produto diminui rugas e linhas de expressão. Os ativos presentes neste sérum aumentam a síntese de colágeno e elastina.
  • Booster GEN Acne Free +: este sérum auxilia no tratamento da acne existente e previne o surgimento de novas, além de impedir a formação de cravos. Nosso produto atua na renovação celular e uniformiza a textura da pele, desobstruindo os poros, controlando a oleosidade excessiva e mantendo a hidratação da pele. Além de tudo isso, este booster de tratamento também estimula a síntese de colágeno, favorecendo o rejuvenescimento da pele.
  • Booster GEN Oil Control +: indicado para controlar a oleosidade, este sérum ainda estimula a síntese de colágeno na derme, retardando o seu envelhecimento. Com uma fórmula livre de óleo e com textura leve, este sérum proporciona acabamento matte com toque aveludado. Nosso produto ainda reduz visivelmente os poros e imperfeições da pele
  • Booster GEN Sensitive +: nossa composição proporciona alívio imediato da sensação de irritação, queimação e desconforto da sensibilidade da pele. Os ativos da fórmula deste sérum reduzem a sensibilidade da pele e disfarçam o tom avermelhado do rosto.
  • Booster GEN Uni Tone +: nosso booster de tratamento previne e reduz manchas causadas pelo sol, sardas, acne ou envelhecimento, uniformizando o tom da pele. Os ativos presentes na fórmula deste produto, ainda estimulam a síntese de colágeno, reduzindo os sinais de envelhecimento.

Finalize aplicando protetor solar por toda a face, pescoço e colo

O Facial Essential FPS 50 é o protetor solar da Beyoung com tripla proteção. Além de proteger a pele contra os raios solares UVA e UVB, o produto também age contra o acúmulo de substâncias poluentes na pele. O nosso protetor solar tem ação antioxidante e hidratante, e sua textura em gel transparente não altera a cor e não deixa manchas brancas na pele.

Procure sempre um profissional e produtos de qualidade

O acompanhamento junto ao dermatologista pode ser um ótimo aliado para ter segurança na hora de selecionar os produtos corretos. Por isso, conte sempre com um profissional, que ao avaliar a sua pele pode indicar as melhores fórmulas disponíveis no mercado para sua rotina de skincare masculina.

Gostou da conversa? Se você ainda tem dúvidas ou sugestões sobre skincare masculina, escreva aqui nos comentários. A sua opinião é muito importante para que a gente traga novos conteúdos pensados para seu tipo de pele e estilo de vida. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

CONHEÇA NOSSA LOJA

Torne sua rotina de beleza mais simples com nossos produtos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e novidades do universo Beyoung